x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 68

Tópico: Estalo no jimny

Usuário
    Entrada
    03/08/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Estalo no jimny

Prezados colegas;

Meu Jimny HR 2011 com 35.000 Km originais está com um problema que não consigo resolver...
    Tenho um estalo que parece ser originado bem no meio do carro, SOMENTE QUANDO DOU RÉ ACELERANDO MAIS FORTE OU ESTOU EM RUA COM DESCIDA ÍNGREME E ACIONO A RÉ PARA ESTACIONAR. Após, o estalo acontece novamente quando subo a guia rebaixada para estacionar na garagem (parece que algo volta para o lugar e, se andar para frente em 4x2, ou 4x4, não faz mais. O caso só acontece quando dou ré e após pouco andar para frente o estalo acontece como se fosse algo voltando para o lugar. O estalo não é alto e não é metálico, mas não gosto de nenhum barulho como esse.
    Fora essas condições, não ouço mais o estalo. Se andar 5.000 Km para frente, não há problemas.
    Levei ao mecânico e, fizemos um reaperto geral de toda a suspensão, incluindo ao calços (versão HR), e o estalo continuou. Tiramos o cardan traseiro, aparentemente perfeito e desmontamos a cruzeta, colocando graxa nova... Tudo em vão ...
    Alguém já teve essa experiência para me ajudar a solucionar ?
    O mecânico desconfia do cardan intermediário (acima da caixa de transferência), mas para desmontá-lo a mão de obra é mais cara e, se ainda não for ele ? Pois ele é selado (sem cupilhas) e, somente a troca da peça inteira ou retífica resolverá neste caso. Mas gastar dinheiro e continuar com o estalo é muito desperdício.
    Lembrem-se, o carro tem 35.000 Km originais.
    Obrigado !

Usuário
    Entrada
    24/06/2015
    Local
    Rio Grande/RS
    O meu faz o mesmo barulho qd dou ré. Guardo oJipe de ré e todos os dias qd subo a rampa da minha garagem acontece... Creio ser cardan ou diferencial, mas eu nem ligo, já considero normal.

Usuário
    Entrada
    03/08/2012
    Local
    São Paulo/SP
    O seu também é HR e com baixa Km ? Vamos ver se alguém que já teve o problema e resolveu nos ajuda .
    Obrigado.

Desativado
    Entrada
    02/11/2009
    Local
    São Carlos/
    Troquei o óleo do diferencial recentemente e parecia normal, sem limalhas ou sinal de desgaste.

Levei em Rib Preto quando ainda estava na garantia e disseram que era normal. Tentaram repetir com um zero e até rolou um estalo, só que com menor intensidade.

Em limeira, já fora da garantia, disseram ser coisa do diferencial, mas que precisaria desmontar pra checar folga e medidas e não senti muita confiança.
    Ao que parece o tal "tec" é realmente no conjunto traseiro e só ocorre com inversão do sentido do torque com mais intensidade, em situação normal de uso não ocorre. Se fosse simplesmente folga na engrenagem do diferencial aconteceria toda vez que tira o pé ou acelera.

Já levei em oficina de cardã, e o mesmo não apresenta folgas. As oficinas aqui da cidade não conhecem o carro suficiente para saber se é normal ou não, mas a suspeita também é de que o barulho vem do conjunto traseiro. Até me perguntaram se esse jimny não tinha um sistema positraction, igual algumas caminhonetes. Talvez seja uma característica dos HR.

Quem sabe é alguma fixação, suporte, coxim, algum parafuso mal apertado, não sei. mas a impressão é que é mesmo atrás, no diferencial ou algum semi-eixo, mas só vou mexer nisso se piorar ou tiver certeza absoluta de que é um defeito.
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    03/08/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Ivo Paris Ver Post
    Troquei o óleo do diferencial recentemente e parecia normal, sem limalhas ou sinal de desgaste.

Levei em Rib Preto quando ainda estava na garantia e disseram que era normal. Tentaram repetir com um zero e até rolou um estalo, só que com menor intensidade.

Em limeira, já fora da garantia, disseram ser coisa do diferencial, mas que precisaria desmontar pra checar folga e medidas e não senti muita confiança.
    Ao que parece o tal "tec" é realmente no conjunto traseiro e só ocorre com inversão do sentido do torque com mais intensidade, em situação normal de uso não ocorre. Se fosse simplesmente folga na engrenagem do diferencial aconteceria toda vez que tira o pé ou acelera.

Já levei em oficina de cardã, e o mesmo não apresenta folgas. As oficinas aqui da cidade não conhecem o carro suficiente para saber se é normal ou não, mas a suspeita também é de que o barulho vem do conjunto traseiro. Até me perguntaram se esse jimny não tinha um sistema positraction, igual algumas caminhonetes. Talvez seja uma característica dos HR.

Quem sabe é alguma fixação, suporte, coxim, algum parafuso mal apertado, não sei. mas a impressão é que é mesmo atrás, no diferencial ou algum semi-eixo, mas só vou mexer nisso se piorar ou tiver certeza absoluta de que é um defeito.
    Prezado Ivo,
    Grato pela resposta.
    Vamos verificar então. Se descobrir uma solução, te aviso.
    Agora se for vício ou defeito de peça desde a fabricação, temos direito à troca em garantia, mesmo já tendo expirado. Basta acionarmos o pequenas causas, pois pelo que verifico, parece ser esse o caso.
    O mecânico que fez o serviço em meu Jimny, trata outros 4x4 e tem experiência na área, mas infelizmente não descobrimos de onde origina especificamente o estalo.
    Concordo com VC. Somente arrumarei quando tiver certeza do que é.

Usuário Avatar de MARCANGIANE
    Entrada
    02/07/2013
    Local
    João Pessoa/PB
    Agradecimentos: 10
    Mande verificar as borrachas da carroceria e o freio de mão,o meu 2010 fazia um estalo e era a sapata travando no tambor.

Usuário
    Entrada
    03/08/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por MARCANGIANE Ver Post
    Mande verificar as borrachas da carroceria e o freio de mão,o meu 2010 fazia um estalo e era a sapata travando no tambor.
    As borrachas aparentemente não são, pois verifiquei e apertei TODAS (Penso em ser aquelas 2 pastilhas pretas acima de cada calço, que parecem ser de poliuretano ou nylon, pois o estalo é característico, não parece ser metálico), inclusive retirei os 2 faróis e apertei o parafuso com calço que encontra-se debaixo do farol. Após o reaperto das borrachas, as encharquei de silicone e, o barulho continua.
    O barulho não vem dos tambores traseiros. Parece ser de calço do lift original, mas ainda não descobri.

Obrigado pela ajuda.

Usuário
    Entrada
    03/08/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Estou quase desmontando o munhão para verificar os rolamentos. O barulho parece vir do munhão...

Citação Postado originalmente por FFGKING Ver Post
    Estou quase desmontando o munhão para verificar os rolamentos. O barulho parece vir do munhão...
    O meu começou a estralar quando o volante estava todo virado e fazendo manobras. Era o rolamento do pino do munhão, que estava quebrado (135.000 km). Custa R$35,00 reais mais ou menos aqui na minha cidade da NSK que é primeira linha. Se for trocar já troca os 4 por garantia!! O código dele é 30302. Boa sorte.

Usuário
    Entrada
    03/08/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Led Ver Post
    O meu começou a estralar quando o volante estava todo virado e fazendo manobras. Era o rolamento do pino do munhão, que estava quebrado (135.000 km). Custa R$35,00 reais mais ou menos aqui na minha cidade da NSK que é primeira linha. Se for trocar já troca os 4 por garantia!! O código dele é 30302. Boa sorte.
    Grato pela resposta !

Usuário
    Entrada
    03/08/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Também tirei o link da suspensão dianteira e traseira, lubrificando as borrachas e recolocando, sem sucesso. Também retirei a barra panhard dianteira e lubrifiquei as borrachas, sem sucesso. O estalo continua.
    Vamos lá... Qualquer hora vou descobrir. Agradeço dicas !

Desativado
    Entrada
    02/11/2009
    Local
    São Carlos/
    O barulho parece ser do conjunto traseiro

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Estalo na TR4
      Por enegreiros no fórum Mitsubishi
      Respostas: 16
      Última resposta: 01/08/2018, 09:30
    2. Estalo ao freiar sw4 98
      Por bombacha no fórum Toyota
      Respostas: 23
      Última resposta: 12/09/2013, 19:52
    3. estalo depois dos 80 km/h
      Por mtabarelli no fórum Niva
      Respostas: 3