Pajero Sport 07 ou 08.

Pessoal,... velho dilema...., não fui preguiçoso, estou a pelo menos uma semana vasculhando os tópicos e fóruns por ai a fora, mas mesmo assim ainda fico na dúvida e com certo receio. Por isso venho a solicitar o auxílio de, quem tem, quem manja e quem já teve. Explico:

Preciso de outra viatura, como podem ver na assinatura já tenho uma PKP que curto muuuito e até agora só alegria (são 5 anos com a bruta). Esse é do trampo e o outro carro ficaria com a patroa durante a semana e viagens curtas e longas nos finais de semana.

Pego muita estrada e gostaria também de poder fazer alguns passeios off road, haja visto que a minha atual é 4x2, porém nada muito radical, eu gostaria de andar na areia da praia sem me preocupar muito e poder aventurar em estradas de terra vicinais, subida de lama sem ter que voltar para traz, etc....

Minha primeira alternativa seria X terra, pois conheço o motor, detalhes do carro, locais de peças e manutenção sem estresse etc..., mas está muito dificil encontrar uma que se enquadre nos requisitos que precisamos aqui em casa (ano, cor, estado de conservação, etc...).

Algumas das que encontrei e me pareceu em bom estado o pessoal estão pedindo "os tubos" $$$ por elas e realmente acredito que estejam muito fora do valor de mercado. Pela dificuldade estou avaliando expandir a busca para outras viaturas e como a intenção é SUV eu tenho olhado muito para a Pajero Sport 2.5 07 ou 08 (que cabe no bolso).

Eu lí tudo que podia sobre a nova pesquisa, mas por gentileza,... a galera que realmente manja e tem, como é o carro???

Lí muita coisa, boas e ruins, confesso que mais ruins do que boa, mas alguns depoimentos me chamaram a atenção e por isso vim aqui recorrer aos amigos.... Eu não posso errar, não tenho grana sobrando, tipo vou financiar e se der merda eu to na roça e sem grana para arrumar.

O motor é mesmo uma mér... como alguns falam, que é fraco, que não anda, etc.....?

O consumo é realmente "abusivo"? Pois lí alguns depoimentos de neguinho fazendo 10,.... 11 na estrada a 100,... 120, até 9 ou 10 para mim ta razoável eu não ando muito, então essa seria minha velocidade de cruzeiro.

O lance do aquecimento,..... se aquecer coloca o kit gelo e fica blz mesmo???

O cambio AT, é confiável?

Vou ter problemas em longas viagens? Eu queria um carro para não precisar esquentar a cabeça,.. tipo pegar a estrada e não ficar com a língua branca de preocupação.

Sei que é muito confortável e os valores pedidos na venda me parecem justos e dentro do meu pretendido, mas to de cabeça quente com essas duvidas ai,....

Será que os amigos foristas podem "compartilhar do meu desespero" e me auxiliar com informações reais e sugestões para eu ver se desempato essa novela e compro logo uma viatura 4x4 ???

PS. Deve ser 07 para cima (por causa do financiamento), por isso não cogitei 2.8 e Pajero Full, pois nesse ano já não cabe no bolso.

Desde já agradeço a todos que ao menos leram o texto (desculpem, é um pouco longo mesmo) e aguardo os posts