Pajero Sport 07 ou 08.
Pessoal,... velho dilema....

Preciso de outra viatura, como podem ver na assinatura já tenho uma PKP que curto muuuito e até agora só alegria (são 5 anos com a bruta). Esse é do trampo e o outro carro ficaria com a patroa durante a semana e viagens curtas e longas nos finais de semana.
Pego muita estrada e gostaria também de poder fazer alguns passeios off road, haja visto que a minha atual é 4x2, porém nada muito radical, eu gostaria de andar na areia da praia sem me preocupar muito e poder aventurar em estradas de terra vicinais, subida de lama sem ter que voltar para traz, etc....
Minha primeira alternativa seria X terra, pois conheço o motor, detalhes do carro, locais de peças e manutenção sem estresse etc..., mas está muito dificil encontrar uma que se enquadre nos requisitos que precisamos aqui em casa (ano, cor, estado de conservação, etc...).
Algumas das que encontrei e me pareceu em bom estado o pessoal estão pedindo "os tubos" $$$ por elas e realmente acredito que estejam muito fora do valor de mercado. Pela dificuldade estou avaliando expandir a busca para outras viaturas e como a intenção é SUV eu tenho olhado muito para a Pajero Sport 2.5 07 ou 08 (que cabe no bolso).
Eu lí tudo que podia sobre a nova pesquisa, mas por gentileza,... a galera que realmente manja e tem, como é o carro???
Lí muita coisa, boas e ruins, confesso que mais ruins do que boa, mas alguns depoimentos me chamaram a atenção e por isso vim aqui recorrer aos amigos.... Eu não posso errar,

O motor é mesmo uma mér... como alguns falam, que é fraco, que não anda, etc.....?
O consumo é realmente "abusivo"? Pois lí alguns depoimentos de neguinho fazendo 10,.... 11 na estrada a 100,... 120, até 9 ou 10 para mim ta razoável eu não ando muito, então essa seria minha velocidade de cruzeiro.
O lance do aquecimento,..... se aquecer coloca o kit gelo e fica blz mesmo???
O cambio AT, é confiável?
Vou ter problemas em longas viagens? Eu queria um carro para não precisar esquentar a cabeça,.. tipo pegar a estrada e não ficar com a língua branca de preocupação.
Sei que é muito confortável e os valores pedidos na venda me parecem justos e dentro do meu pretendido, mas to de cabeça quente com essas duvidas ai,....

Será que os amigos foristas podem "compartilhar do meu desespero"

PS. Deve ser 07 para cima (por causa do financiamento), por isso não cogitei 2.8 e Pajero Full, pois nesse ano já não cabe no bolso.
Desde já agradeço a todos que ao menos leram o texto (desculpem, é um pouco longo mesmo) e aguardo os posts