Postado originalmente por
americo_mattar
Fala Pablo,
eu também sou novo no fórum, mas como acabei de comprar minha sw, deixo minha opinião.
aqui em SP vc tem a Supervisão, que faz vistorias automotivas, se o motor foi trocado e fácil identificar, pois muda a numeração do bloco, já o cabeçote é mais difícil. Mas pelo que andei estudando se o serviço foi bem feito, com peças originais fica zerada.
De qualquer forma se vc gostou do carro, leva em uma oficina da sua confiança e faz um vistoria prévia, seu mecânico pode ajudar a ver quais os possíveis problemas que o carro tem ou terá. Concordo com a opinião do MacB, um carro com procedência e muito mais confiável.
Quanto ao aquecimento, o radiador dos modelos abaixo de 2000 e um pouco menor, se não me engano 6 litros, acima de 2000 mudou para 8 litros. Ou seja, se o carro está bom e só colocar um radiador novo. Ainda assim, vc estará adquirindo um carro com mais de 15 anos.
Quanto aos motores os modelos diesel até 2000 usam o 1KZT, com 112cv e bomba manual, de 2000 até 2002 e o motor 1KZTE mesma cv mas com a bomba eletrônica (e o mesmo motor do prado, sem intercooler). A troca do motor por um mais forte, D4D por exemplo, a galera aqui no fórum discutiu isso a algum tempo, me parece que não compensa dada a quantidade de adaptações, custo e dificuldades de acerto, tem uns tópicos tratando deste assunto por aí. Particularmente sugiro juntar mais uns trocados e comprar uma mais nova.
Desculpa a resposta ter ficado longa, mas passei pela mesma situação a poucos dias, na verdade peguei a Charlene (sw4 2001) na semana passada, e mesmo estando impecável teve que mandar fazer uma geral, afinal ela tem 14 anos...
abracos e boa sorte na procura.
ops cavalaria correta e 114cv