Gostaria de obter mais informações e dicas a respeito de como montar um fusca baja. Vou relatar um pouco do que aprendi nas minhas pesquisas e depois farei questionamentos mais específicos.
Já pesquisei no fórum e em outros sites a respeito e vi que existem basicamente três categorias de baja: corridas, exposição e o de uso misto. No meu caso me identifiquei com o de uso misto, pois pretendo usa-lo na minha rotina diária e para passeios em praias e dunas, no máximo pegar uma estrada de barro, mas nada que se compare a uma trilha. Com base nessa minha escolha, gostaria de obter informações a respeito de:
Motor 1500 ou 1600;
Investir em um fusca com lataria e interior mais conservado ou pegar um mais barato, mas com serviços a serem feitos e até peças a serem substituídas;
Como quero legalizar as alterações (colocar kit baja, aumentar o vão livre e colocar freios a disco nas 4 rodas), vi que o pessoal indica adquirir um já com documento alterado. Entretanto, os que achei são caros e estão muito longe (+ de 2500km) de onde moro, vou gastar muito para legalizar;
Li muito sobre a adaptação da suspensão IRS, mas para o uso em praias e dunas necessito desse tipo de suspensão ou basta mexer nos facões para alterar seu vão livre. Quais as outras opções que eu teria;
Para o início do tópico, essas dúvidas já devem dar muito pano para as mangas. Outras irão surgir com o passar do tempo e de acordo com as respostas de vocês. Mas de ante mão, quero agradecer a todos que possam me ajudar na realização desse projeto.
Bem vindo Andre, eu tbm pretendo montar um baja para legalizar então conversei com o Nill e ele me disse para usar somente a lataria e retirar todo assoalho, pretendo fazer estilo os bajas americanos, eu nunca fiz trilha em dunas ñ sei como o carro se comporta mas se vc puder colocar suspensão traseira IRS e o cambio com homocinética é bem melhor e vc tem mais curso de suspensão, motor se ñ for AP com certeza 1600 box bem preparado com um bom filtro de AR e radiador de óleo externo bomba de óleo de 30 mm e filtro externo tbm, entra no site TheSamba.com :: Volkswagen Classifieds, photos, shows, forums, and information aqui vc vai ter muitas ideias.
Boa Sorte
Obrigado pelas boas vindas ao fórum. De acordo com o que entendi é que seria melhor adquirir um carro mais fraco, que tenha serviços a serem feitos ao invés de pegar um mais conservado. Entretanto, nas minhas buscas não consegui encontrar nenhum fusca mais barato com motor 1600, sempre acho com motor 1300. O que me leva a ter de comprar o motor a parte. Com relação a suas dicas da suspensão e do 1600 box preparado, você teria ideia de quando seria o gasto, algo aproximado. Como mencionei no titulo do tópico sou iniciante, então me desculpem se em dado momento eu fizer uma pergunta que pareça boba, visto que ainda estou adquirindo conhecimento.
Cara, se você não quer gastar muito abandona as dunas, pois necessita de bem mais potência!
tanto o 1500 quanto o 1600 tem potência suficiente para o dia a dia e uma brincadeirinha no barro!! hehe
a respeito do que o gomes falou, a maioria eu acho besteira, por exemplo o fusca tem o melhor filtro de ar que se pode imaginar, é só mante-lo limpo e com óleo no nível!
Irs é muito bom! Recomendo!
Já o cambio com homocinética é frescura se vc n pretende erguer muito, caso contrário também recomendo!
Radiador de óleo externo e bomba de óleo melhor seria bom só se vc fosse usar o motor em condições que ele esquentaria muito, ou um giro muito alto
Espero ter ajudado!
Da uma olhadinha no meu tópico! \/
Um Abraço!
Desde que comecei a procurar informação sobre o assunto vi seu tópico, mas como sou iniciante, as dúvidas são muitas e não irão cessar nem tão cedo, kkkkk. Entretanto, já está dando para ter uma boa ideia das coisas. Minha preocupação seria comprar um carro um pouco mais barato, mas acabar gastando muito para consertar o básico dele, salão, funilaria e outros pormenores. O mais barato que achei, com motor 1600 foi R$ 3.900,00, mas a lataria tem alguns pontos de ferrugem e o por dentro aparenta que tem algum serviço para fazer. Achei outro por R$ 5.200,00, com motor 1600, a funilaria está ok e por dentro está bom. Abaixo fotos dos fuscas:
Fusca 80 (R$ 3.900,00)
Info. do vendedor: Fusca emplacado e sem multas, com serviços de lanternagem para fazer. Motor, salão e suspensão OK.
Fusca 86 (R$ 5.200,00)
Info. do vendedor: carro com alarme, trava, som e jogo de rodas. (Falta saber como está a documentação)
Cara, você pretende gastar quanto?? com 4 mil vc faz um baja inteiro!!
Olha o meu fusca:
Paguei 1200, foi barato, mas o motor é 1500, e na teoria era pra funcionar (o cara que comprei é um pikareta) mas veio sem pegar e nem freiar, mas mesmo assim não foi caro, o motor é pouca coisa e os freios que vão dar um pouco mais de trabalho, mas até é bom porque aí vou acabar revisando todo o sistema de freio mesmo!!
Eu não teria coragem de estragar esses fuscas, cortando eles, inclusive o meu acho que vou ajeitar e vender, pois está em quase perfeito estado e documentado!!
Um Abraço!
PitucoDH minha ideia é gastar pouco, entretanto, fico com receio de comprar um carro muito sucateado e acabar gastando muito com a reforma. Em relação a cortar o carro, tenho pretensão de instalar um kit baja.
Tomando por base os valores de fusca na minha região, estou querendo investir no máximo R$ 10.000,00, mas quero fazer o dinheiro render bons frutos e deixa-lo bem arrumado, pois como mencionei pretendo usa-lo de forma mista.
Mesmo assim, esses valores são muito altos, eu levaria o primeiro por 2000, 2500 e o segundo por 3000 ou 3500
pega o primeiro, aonde a pintura esta ruim bota alguns adesivos!!
Mas ainda recomendo pegar um não tao bom...
Vc pretende documentar ele?
Um Abraço!
Pretendo sim documentar e em relação aos fuscas meu pensamento era algo nesses valores que você mencionou, mas o problema está em achar algum nesse valor.
cara, meu irmão mora em joão pessoa, eu estive aí esses dias.. se você quiser, eu estava na mesma dúvida, acabei comprando um bloco do 1600 no standard (original, 0mm de corte, ou seja sem cortes) montei tudo com kit novo de lojas de peças, e acabei pondo um ap 2.0, e o meu motor está parado, com embreagem e etc lá.. pensei já em vender ele por uns 1500-2000, pois foi isso que gastei só de peças nele (sem contar o bloco e nem a mão de obra), se você quiser pode avisar.. eu troquei o motor pelo ap pois recebei o mesmo num negócio, e ele está parado..