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  • #1
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
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    Agora vem as dúvidas:

    1) O preço destes motores e a facilidade de encontrá-los;
    2) O peso dele... sei que o 4.1 tem praticamente o mesmo peso do BF-161 ou é até mais leve;
    3) Não mencionei que os diferenciais traseiros e dianteiros a serem usados serão os da Rural ou F-75, qual é o melhor? Sei que o da F-75 tem uma bitola maior e existe a diferença de diferenciais finos ou grossos...
    4) Por usar pneus 35", acho que de SPOA eu não vou fugir. Tem um pessoal que está fazendo suspenção de Engesa para os CJ, será que compensa? Vou ter que calçar bem a carroçaria para isto....
    Alessandro,


    Quando o assunto e modificação de um veiculo existem infinitas opções, o que funciona para uns pode não contentar os outros mas se fosse voce faria assim:

    1) 4.1 MPFI da Silverado- Bom torque em baixa rotação
    2)Cambio Clark 240V- 1a marcha super reduzida
    3)Transf. da Toyota- Robustez e confiabilidade
    4)Chassi alongado para 91" de entre eixos- Estabilidade e conforto
    5)Eixo traseiro de F75 modificado para flutuante- Largo e confiavel
    6)Eixo dianteiro de F75 com espaçador para igualar a traseira- Idem
    7)Bloqueios se possivel- Os bons são caros
    8)Spoa bem feito- Melhor maneira de levantar veiculo com feixes
    9)Pneus MTR 35"- Dos disponiveis no Brasil é o melhor

    Esta seria a mecanica que eu montaria se tivesse um CJ

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #2
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Caro Alessandro!!!

    O Sandro esta com toda razão, principalmente quando o assunto é a cx. de redução Willys! Ela não agüenta esse conjunto mecânico! Simplesmente estoura! Um amigo meu "explodiu" a caixa de redução Willys, agora, véspera do Natal... Ele usava Motor 4.9 da F-1000 e câmbio Clark. O casco da cx. rachou no meio! As engrenagens travaram, parando o cardã, e como estava andando à uns 80 Km, o cardã saltou longe! Até hoje, ele não desmontou... O medo é que tenha afetado o câmbio Clark também...
    Já vi também muitos 4.1 arrebentarem as caixas Willys...
    []'s

  • #3
    Usuário Avatar de Jeepleo
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    O que é SPOA?

    Pessoal, desculpe a ignorância, mas o que é SPOA?
    Quanto as adptações, tenho algumas considerações:
    - O motor MWM Sprint 4.2 TD 6cc., hoje é mais barato do que os MWM 4cc. 2.8 TDi, porque os 4cc. tem muito mais procura, quem me informou foi um cara da própria MWM.
    - Qual a vantagem da adptação dos eixos da Rural/F75?, sendo que os eixos dos Jeep 79 a 83, já são "Dana 44", e os 82 e 83, já são manga larga e relação 9:44.
    - Conheço algumas pessoas que instalaram suspensão com molas elicoidais nos Jeeps e estão em 90% arrependidos, pois o carro perde toda a estabilidade (fica muito mole), e não adianta reforçar amortecedor, nem travar o chassis, ele foi feito para trabalhar mesmo.
    - Quanto aos câmbios, quando o meu 4 marchas estourar, vou adaptar um de Toyota 5m, com caixa de transferêcia dela também, pois nunca vi Toyota com problema de Câmbio....

    Abraços

    Jeepléo
    "Ambithion is a dream with a V8 Engine..." by Elvis
    "... in a Jeep" by Jeepleo
    Beco - CJ5 1983.. ficando no jeito!

  • #4
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
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    - Qual a vantagem da adptação dos eixos da Rural/F75?, sendo que os eixos dos Jeep 79 a 83, já são "Dana 44", e os 82 e 83, já são manga larga e relação 9:44.
    Os Dana 44 da F75 e Rural(traseiro da F75 é mais largo que o da Rural) são mais largos que os do CJ e dai faz uma grande diferença em curso da suspensão e inclinações laterais.

    Bitolas WMS a WMS:

    CJ - 48,5"
    Rural - 57"
    F75 - 60" (somente o traseiro)

    Estas são as medidas que consegui na internet, mas na pratica comprei um eixo traseiro que vi ser retirado de uma F75 com 63" de bitola.


    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
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  • #5
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Caixa de transferência do willys.

    Só vou discordar que a caixa de transferência do CJ não aguente, pois tenho uma aguentando meu V8 a 7 anos e nunca conseguí estourá-la.

    E ainda,

    A combinação Ford V8 302 com caixa de transferência DANA 18 era o padrão do Jeep SCOUT fabricado nos EUA.

    De acordo com uma reportagem que eu tinha lido numa revista americana, a DANA 18 aguenta motores de até 300 cv.

    Se a caixa estourou, é preciso investigar as causas antes de acusá-la de ineficiente.

    Pode ser um simples caso de componentes velhos demais, peças de segunda linha ou mesmo erros de montagem.

    Só um parentesis aquí: estou me referindo à caixa DANA 18 da última série do CJ, em que o eixo da engrenagem do carretel é maior e não às primeiras, que equipavam o GPW, MW até o CJ 3B.

  • #6
    Sandro,

    Não entendi pq optaria pelo 240V ao invés do próprio câmbio da Toyota, seria pela facilidade de adaptação ???

    Ahhh... e Jipe sem alargador de para-lamas fica muito esquisito...

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #7
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
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    Não entendi pq optaria pelo 240V ao invés do próprio câmbio da Toyota, seria pela facilidade de adaptação ???
    Simples, a primeira do 240V é super reduzida, no Engesa por exemplo ela dispensa a reduzida na transferência.
    Alem disso ela encaixa sem adaptações no 4.1 MPFI.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
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  • #8
    Correto, mas a T-case Toyota já conta com reduzida, a idéia é dobrar a reduzida da 1a ?

    E a adaptação de qq forma existe, no câmbio<->transf ou motor<->câmbio...

    []'s confusos...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #9
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Citação Postado originalmente por Sandro Tannuri
    Simples, a primeira do 240V é super reduzida, no Engesa por exemplo ela dispensa a reduzida na transferência.
    Alem disso ela encaixa sem adaptações no 4.1 MPFI.
    Grande Sandro!!!

    É... A 1ª é até reduzida demais! Coisa de 6,...x1,00! Não precisa disso! A 1ª marcha do câmbio Toyota também é super reduzida, 5 e tanto x1,00... Além disso, de qualquer forma haveria a cx. de redução da Toyota, dispensando essa 1ª marcha! No T-Rex usamos essa configuração, e a 1ª marcha da Toyota, nem se usa em trânsito normal... E adaptação haveria de qualquer forma, entre as caixas. Então, IHMO acho que não haveria nessecidade desse câmbio 240V, até porquê a adaptação da caixa Toyota no 4.1, não requer flanges, apenas a refuração na capa-seca e troca do eixo piloto. Serviço simples.
    []'s

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Só vou discordar que a caixa de transferência do CJ não aguente, pois tenho uma aguentando meu V8 a 7 anos e nunca conseguí estourá-la.
    ...estou me referindo à caixa DANA 18 da última série do CJ, em que o eixo da engrenagem do carretel é maior e não às primeiras, que equipavam o GPW, MW até o CJ 3B.
    Grande Leopoldo!!!

    Cara de sorte! Toda regra tem uma exceção. A caixa é essa mesma. Talvez a rotação seja diferente, a forma de conduzir, manutenção, peças, etc... Mas veja bem, na maioria dos casos, essas adaptações são feitas em fundo de quintal, por "mexânicos", ou o torneiro que fez o flange deixou desalinhado, o dono usa peças de 2ª, peças desgastadas, manutenção inexistente, etc... Então, temos inúmeros fatores que implicam na quebra, assim como são inúmeros fatores que devem estar 100% perfeitos para que haja uma durabilidade maior. O que vc acha que é mais comum? Uma adaptação perfeita ou uma gambiarra??? Outra coisa, vc mesmo está dizendo que essa configuração de V8 e câmbio equipou Jeeps americanos, logo, foi projetado pra isso. Mas o que um motor GM 4.1 ou Ford 4.9 tem à ver com um câmbio desses? Nada! Não nasceram juntos... Todos que vi estouraram! E foi na pauleira mesmo, esse do meu amigo, com o 4.9, estava à 120Km/h, em 4ª marcha, quando sentiu algo errado... Reduziu para 80Km/h e engatou a 5ª, estourando o câmbio. Outros usavam para Indoor, com o motor 4.1, às vezes quebrando na arrancada... Essa de agüentar 300cv , pago pra ver! Talvez seja como a medição de consumo, que aparece na propaganda dos carros... Piloto de teste, temperatura e condições ideais, etc... Varia muito, mas em geral, não agüentam!
    []'s

  • #10
    Usuário Avatar de leopoldo
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    DANA 18

    Realmente Giovani, isso é um fato. Qualquer desalinhamento numa caixa dessa gera uma tremenda sobrecarga nos dentes da engrenagem da entrada de torque e báu báu.

    O que dizer então dos outros fatores mencionados???

    Uma coisa que me deixa curioso é que a engrenagem de entrada da transferência do CJ fica em uma viga em balanço. Logo, você vê o bitelo que é o eixo e não é um ferrinho qualquer.
    Tenho ouvido uma série de pessoas dizerem que para adaptar tal ou qual câmbio na tranferência é muito fácil, é só cortar e soldar e etc.....mas ... e o tratamento térmico do eixo?????????

    Assim, não me espanta uma caixa dessas abrir o bico.

    O certo seria recozer o eixo, cortá-lo, alinhar e soldar o plug entalhado com o material correto, pré-usinar o acabamento, inspecionar talvez com ultrasom para verificar inclusão de escória ou bolhas, tratar térmicamente o eixo, quem sabe com tempera por indução e finalmente retificar todo o colo trabalhado.

    Seria prudente o pessoal que faz adaptações lembrar que isso também é importante.

    Será qua algum desses kits de câmbio por aí são assim fabricados????

    Se não, é só uma questão de tempo um cambio e transferência irem para o espaço. Ou vai por fadiga ou por "sobrecarga".

  • #11
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Re: DANA 18

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Realmente Giovani, isso é um fato. Qualquer desalinhamento numa caixa dessa gera uma tremenda sobrecarga nos dentes da engrenagem da entrada de torque e báu báu.
    Será qua algum desses kits de câmbio por aí são assim fabricados????
    Grande Leopoldo!!!

    Até onde sei, vêm engrenagens novas, fabricadas sob medida para os Kits.
    É, as "gambi" existem aos montes! Mas me diga uma coisa: o câmbio do seu Jeep é automático???
    []'s

  • #12
    Usuário Avatar de leopoldo
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    cambio automático

    Sim Giovani,

    Eu uso o kit que tinha na FORD Bronco:

    Motor V8 302 e câmbio automático C4 adaptado na transferência Dana 18.

    Mas voltando ao item acima.....e os eixos dos kits?????

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