Recentemente comprei um Grand Vitara 1999/2000 com a intenção de fazer algumas pequenas modificações, para poder pegar estradas de terra e subir morros, meu objetivo é fotografar pássaros e natureza, e como fotografia não combina muito com chuva, dificilmente irei pegar grandes atoleiros!

Como não sei nada sobre o carro que acabei de comprar, e muito menos sobre 4x4, peço a ajuda dos colegas mais experientes!

Normalmente, viajo a lugares que estão em um raio de 500km de São Paulo, sendo assim, as mudanças não podem reduzir ainda mais a velocidade cruzeiro do carro (110km por hora) nem tão pouco fugirem as regulamentações do código de transito.

Hoje o carro esta 98% original, as duas únicas mudança que eu fiz, foi a instalação de um kit de roda livre AVM (438HP manual) e a troca dos pneus originais, que eram HT por um jogo de AT-S Yokohama Geolandar G012 - 235/60R16

Vamos a lista com as modificações desejadas:

1)Lift de suspensão de 1"
Será que para esta modificação, terei que mexer na fixação caixa de direção, nas tubulações, na fiação, nas molas ou nos amortecedores?

2)BodyLift de 1" (Daniel Simon)
Tenho as mesmas duvidas do lift de suspensão

3)Parachoque de ferro (Daniel Simon)com guincho Warn M8000
Por ser um conjunto mais pesado, terei que mexer na suspensão dianteira?
Caso positivo, quais amortecedores e molas devo colocar?

4)Kit XCrawler 3.2 de redução do 4x4 Low (www.sob.net.br)
Esta redução só atua no 4x4 modo low, ou vai interferir no desempenho 4x2, reduzindo a velocidade cruzeiro do veiculo?

5)Diferencial dianteiro de ferro (maior segurança e confiabilidade)
Aqui eu tenho duas duvidas, o diferencial do meu GV 1999/2000 ja é de ferro ou é de alumínio, se for de aluminio, é necessário colocar um de ferro?

6)Proteções inferiores (cárter, caixa de transferência e tanque de combustível) e estribos, todas da RC 4x4
Aqui eu não tenho duvida nenhuma, acredito ser o que tem de melhor no mercado.

Lembro que meu objetivo não é trilha pesada ou passeios onde tenha que cruzar rios, lagos e afundar o carro na lama, vou fazer apenas trilhas leves e moderadas.

Como sempre, se sintam a vontade para dar pitacos, opiniões, sugestões e criticas, aliais todas as criticas, sugestões e opiniões serão bem vindas!

Abraços

Nascimento