Postado originalmente por
Clandio
Ycaro
Como falei, se estão bem cuidados, beleza. Carros desse porte (caminhonetes, SW e similares) necessitam de cuidados diferentes dos carros de passeio, como por exemplo, a troca de óleo de caixa e diferenciais, engraxar cruzetas e outras articulações, etc.
Como os colegas falaram, fazendo as manutenções constantes no manual, terás carro pra muito tempo.
Quando digo que não é barata, não me refiro a esta manutenção de rotina. Me refiro a outras peças, tipo de suspensão, acabamentos, etc. Confirmo o que o pessoal disse, que as peças originais duram muito tempo mesmo, e se diluir o valor pelo tempo, o preço até sai semelhante à de outros veículo "de plástico".
A questão é quanto tempo tu vais ficar com o carro. 5 anos? A maioria das pessoas que conheço não fica esse tempo com o carro e passa pra frente) tu pagar o preço de uma peça que irá durar 10 anos até ser substituída, e o valor relativo da peça seria caro.
Ainda, entre os carros "de plástico" existem os de manutenção barata e cara. Aí também depende qual o referencial.
Agora, na hora da compra tu pagar 450,00 num pivô contra 150,00 de outro carro, tu vai comparar e achar caro. Ainda mais que dificilmente tu vais trocar só um componente numa parada dessas pra manutenção.
Eu, por exemplo, não penso em trocar de carro logo. Mesmo que pensasse em ficar 5 anos ou menos, e assim o valor relativo das peças seriam caras, CONTINUARIA COM O VEÍCULO E PAGANDO "CARO" PELA MANUTENÇÃO. Isso porque, cuidando do carro, dificilmente vais trocar essas peças. A confiabilidade que a Toyota tem é em função da qualidade do produto e isso tem um custo.
Em resumo:
- Toyota confiável e durável = peças originais (existem paralelas de boa qualidade tb);
- Se estão bem cuidados/manutenidos, escolhe o que melhor te serve e seja feliz. Tu não tem idéia das Hilux que vejo por aqui, caindo aos pedaços (literalmente) por falta de cuidado dos lavoreiros e sempre andando. Imagina se bem cuidado. Eu duvido carro mais resistente.