Tenho uma F75 ano 72 que está com um motor opala 4 cc e cambio de chevete, mas para trilha eu prefiro muito mais o motor de 6 cc e estou pensando em trocar.
Meu atual motor está muito bom, mas como disse, pra trilha prefiro o 6 cc.
Alguém aqui já fez esta troca ou sabe passar alguma informação útil?
Será se o cambio de chevete aguenta o 6 canecos?
A capa seca é a mesma?
A embreagem é a mesma?
Capa seca, embreagem, motor de arranque, da pra você usar tudo que está no 4 cilindros. Agora se aguenta o 6 canecos? Sinceramente, não sei. Vai pintar gente aqui falando que aguenta, vai pintar alguns afirmando que não, mas que já vi cambio de chevette até com motor de silverado, já vi. No final das contas, acho que compensa, pois se o câmbio quebrar, pelo preço de outro, da pra jogar fora e colocar outro no lugar.
Até mais.
Postado originalmente por Celsogvs
Pessoal,
Tenho uma F75 ano 72 que está com um motor opala 4 cc e cambio de chevete, mas para trilha eu prefiro muito mais o motor de 6 cc e estou pensando em trocar.
Meu atual motor está muito bom, mas como disse, pra trilha prefiro o 6 cc.
Alguém aqui já fez esta troca ou sabe passar alguma informação útil?
Será se o cambio de chevete aguenta o 6 canecos?
A capa seca é a mesma?
A embreagem é a mesma?
Celso troca e seja feliz;;; quanto regularizar no detran... pra que... se é esta do seu avatar esta bem irregular não...cuta. casamba e parachoque nao original kkk para trilha fica ótima...
Se fosse assim, não existiriam tantos CJ, F75 e Rural com motores muito mais potentes, inclusive, regularizados nos documentos das viaturas. A legislação está aí, mas no país em que tudo "dá-se um jeito", infelizmente não é seguida ao pé da letra.
Se não me engano, a capa seca do opala 4 cilindros não dá pra ser reaproveitada no opala 6 cilindros. A Minha está com a capa seca da C10, câmbio da C10 3m, volante e embreagem da C10. Anda muito bem nas trilhas.
Só tirar um e colocar outro, capa seca, embreagem, motor de arranque, tudo igual, acredito que vai ter problema é de espaço, pois para colocar o motor 6 do opala ou recortam a lata para o motor encaixar na cabine ou muda a 1ª travessa do chassi e o radiador coloca dentro do bico (fiz assim na rural com o radiador do opala 6), quanto à caixa tem cheveteiros que afirmam que a caixa aguenta (tenho dúvidas), outro fusível é a reduzida que é fraca para este motor, se conselho fosse bom seria vendido e não dado...
Com a grana que vai investir na troca dá um up neste motor ou pega outro 4 meia vida e prepara ele para 2.8 e mais algumas coisinhas (vai chegar perto da potência do 6 com o peso do 4).
Porém nunca vai ter o ronco do 6...
Muito obrigado pela valiosas dicas.
Inicialmente pensei em colocar uma turbina neste 4cc, depois pensei em aumentar a potencia trocando algumas peças, mas nenhuma das duas soluções me daria o que gosto mais no 6cc que é o ronco. Com uma descarga especial o ronco deste motor fica maravilhoso.
Da C10? Dúvido muito, acho que fez confusão aí. C10 usa motor chevrolet brasil 4.3 e essas peças não são intercambiáveis com o GM 151. Para usar cambio de C10 no motor opala se usa capa seca, volante, cremalheira, embreagem das A10/A20/C20/Silverado 4.1, inclusive o focinho do arranque também é diferente.
Postado originalmente por akio nishikawa
Se não me engano, a capa seca do opala 4 cilindros não dá pra ser reaproveitada no opala 6 cilindros. A Minha está com a capa seca da C10, câmbio da C10 3m, volante e embreagem da C10. Anda muito bem nas trilhas.
Não precisa cortar a lata e tampouco mudar travessa de lugar pra colocar o 4.1. Tenho amigos que usam esse motor e não foi preciso mexer em nada de lata e travessa pra coloca-lo no lugar, o maximo que fizeram foi rebater um pouco a parede corta fogo.
A dana18 aguenta o tranco sim, desde que sejam feitos nela algumas mudanças, tais como mudar o sistema de roletes do carretel para rolamentos, flange na tampa inferior com chapa no minimo 3/16" para evitar da carcaça abrir ao meio, o que já vi acontecer aos montes. Esqueça solda em eixos, piloto ou entalhado, acople tudo sem nenhuma emenda nos eixos, pois se o fizer, aí sim o 4.1 vai moer tudo. Além disso, é importante também não utilizar relação de diferencial muito longa, ou quem vai aguentar todo o tranco do conjunto é a reduzida.
Abs.
Postado originalmente por georgevalle
Só tirar um e colocar outro, capa seca, embreagem, motor de arranque, tudo igual, acredito que vai ter problema é de espaço, pois para colocar o motor 6 do opala ou recortam a lata para o motor encaixar na cabine ou muda a 1ª travessa do chassi e o radiador coloca dentro do bico (fiz assim na rural com o radiador do opala 6), quanto à caixa tem cheveteiros que afirmam que a caixa aguenta (tenho dúvidas), outro fusível é a reduzida que é fraca para este motor, se conselho fosse bom seria vendido e não dado...
Com a grana que vai investir na troca dá um up neste motor ou pega outro 4 meia vida e prepara ele para 2.8 e mais algumas coisinhas (vai chegar perto da potência do 6 com o peso do 4).
Porém nunca vai ter o ronco do 6...