Pessoal,
Alguem aqui já transfomou o motor V6 para Alcool ?
Acho que não teria maiores problemas, pois a injeção acerta o ponto.
Eu coloquei um pouco na minha Explorer V6 4.0 para testar.
E o que senti foi que em baixa rotação ela fica sem força, mas depois de 2000 giros fica normal.
Para uma viagem é perfeito.
Mas gostaria de saber se alguem já transformou.
E quais as dicas ou criticas.
O que deve ser mudado ?
Velas frias.
Injetor de Gasolina.
Vale a pena ?
Pode estragar algo ?
Ae Ronaldo, tenho uma Sportage rodando a alcool, porém é um motor 2.0. Parece razoável, só mexeram no chip (quem fez foi o dono anterior), mas segundo uma oficina aqui o tanque de combustivel tem um revestimento que não suporta o alcool, pois lá fora só usam gas (?!). Não sei se é verdade, mas a minha já falhou um bocado, agora parece que tá boa.
Pois é pessoal...
Levei um susto ontem.
Achei que a minha bomba de gasolina tinha queimado.
Mas ela só trancou....
Mas foi um aviso que o Alcool não faz bem para a bomba.
Eu não faria, acho uma loucura fazer isso.
Se é por economia é a maior furada, vai gastar mais.
Teria que trocar tudo que tem contato com o combustivel pois o alcool combustivel tem agua.
Para fazer direito tem que trocar:
Tanque, bomba de combustivel, linhas de combustivel, injetores (que vão precisar injetar muito mais combustivel).
Ai vai precisar de um sistema de aquecimento no coletor de admissão, assim como um sistema de injeção de gasolina.
O escape completo incluindo coletor deve precisar ser trocado.
Velas e todo o mapeamento da injeção, eventualmente pode ter que trocar varios sensores e até a toda a parte de avanço, que pode não ter capacidade de fazer os ajustes necessários.
Ai basicamente que aumentar a taxa de compressão para ficar adequada e para o motor ter rendimento adequado, mas é bem provavel que a estrutura do motor como juntas, prisioneiros e etc não estarem preparedos para trabalhar com uma maior taxa necessária.
Me desculpe, mais fazer isso é uma ideia idiota, principalmente se for pensado em economia.
Mesmo o GNV não pode ser vantagem.
Se o problema é o consumo do veiculo o melhor é trocar de veiculo, por um mais economico ou procurar usar menos o atual do que fazer uma besteira destas.
ô wallace!!!
Somente para ilustrar, talvez você tenha que trocar tudo isto no carro mesmo, mas pra isso, vc precisará ficar usando álcool durante uns 10 anos. Então façamos algumas contas: A cada 1000km, na pior das hipóteses, R$ 60,00 de economia; se vc rodar 10.000 por ano (q eh pouco) em 10 anos vc rodou 100.000 km;
100.000 x 100 = R$ 1.000.000; na pior das hipoteses se o carro beber uma barbaridade, pode ser que chegue a metade disto (R$ 500.000) ...é, de fato acho que não compensa.......
P.S.: Alguem costuma ficar com um carro por 10 anos?
eu também vou ficar com a minha por muuuito tempo...mesmo se o motor der pau depois duns 400 mil km, vou retificar e continuar com ela, não tem carro melhor....