Penso que você pode avaliar por quanto conseguiria vender esse carro na situação em que está. Depois da venda, quanto mais teria que completar para conseguir um outro em bom estado com a experiência que você adquiriu.
Você adquiriu uma viatura que recebia uso bastante diverso do que você pretende realizar agora. E para passeios e principalmente para tê-lo como único veículo, os itens de conforto ganham importância. Vidro que não sobe, porta que não trava, nesse modelo, podem custar mais dinheiro e trabalho do que você está esperando.
Você já sabe o gasto que terá com o motor e parece já estar disposto a consertá-lo. Para uma decisão mais segura, aproveite pra avaliar também as caixas. E dê uma cotada nesses detalhes de acabamento que você sabe que vão te incomodar se não forem corrigidos. Some pra ter uma noção dos gastos que terá em um curto prazo.
Um Vitara original não é tão difícil de encontrar e, pelo que você relatou, deve estar mais próximo das suas necessidades e uns pneus de uso misto já te levariam pra quase qualquer lugar. Porém, caso não consiga mais se desfazer da ideia de ter o seu vitarão com visual agressivo e jeito brucutu, saiba que a vantagem é que o que for feito nele, tende a durar mais 15 anos.