Olá Amigos, estou retornando de minha viagem à América do Sul durante o carnaval de 2013. Esta viagem passa por Argentina e Chile. O roteiro básico passa pelas cidades de Córdoba - Cafayate - Salta - Purmamarca - San Pedro de Atacama (Chile) - Salta - Córdoba. Cerca de 3.000Km.
Córdoba, ponto de partida da viagem, acabou sendo uma escolha obrigatória, isso porque era o único destino da Argentina que consegui passagens com 10.000 milhas.
O roteiro foi então montado para uma viagem de carro, mas provavelmente se enquadraria à uma viagem de ônibus entre as cidades escolhidas. Particularmente eu gosto de ter liberdade de ir e vir e, para isso, alugar um carro torna-se fundamental. Mas, voltemos ao roteiro. Córdoba está próxima de algumas regiões muito visitadas no norte e oeste da Argentina, como Mendoza, Catamarca, Salta e Jujuy. Região ainda desconhecida por muitos brasileiros. A nossa decisão foi seguir ao norte, para Salta e depois atravessar ao Chile para conhecer o Deserto do Atacama a partir de San Pedro de Atacama.
Cafayate foi nossa 1ª escala , é uma pequena cidade, o segundo pólo produtor de vinho da Argentina. Nosso desejo de conhecer Cafayate surgiu das dezenas de relatos na internet e de reportagens sobre a hospitalidade e beleza da cidade, além da reconhecida qualidade de seus vinhos. Além dos vinhedos, bodegas e restaurantes, bem próximo à cidade, existem atrativos naturais espetaculares como a Quebrada de Las Flexas e Quebrada da Las Conchas

Depois de Cayate fomos para Salta que é o ponto de partida para quem quer conhecer o norte da Argentina. Como o nosso destino final é o Atacama, tivemos que deixar pouco tempo para esta belíssima região. Um dia para Salta e outro para Iruya, Purmamarca e Tilcara (estas duas últimas distantes 25Km uma da outra). Em Purmamarca está localizado o Cerro de Las Siete Colores, nas fotos vemos montes com cores espetaculares, será que é do Fotoshop? É um daqueles lugares que você tem que ir conferir de perto... Em Tilcara as coisas que parecem mais legais são as caravanas de lhamas (o ruim disso é se apegar ao bichinho e alguns dias depois ter que encarar um espetinho de lhama, tradicional lá no Atacama...) e as ruínas Pulcara de Tilcara (antigas ruínas de uma civilização pré-colombiana).
Salta

Tilcara