Pessoal, relatando o problema que tive com as ditas cujas...

Antes de colocar a roda livre manual no meu tracker eu pesquisei bastante sobre o assunto e, entre outras coisas, vi que tem gente que gosta e gente que não gosta das AVM. Hoje eu dou razão pro pessoal que não gosta...

As minhas são as AVM 438 HP (high performance, que teóricamente são mais resistentes que as comuns) para suzukis. Aparentemente são bem robustas, mas o mecânismo de acionamento é muito frágil. Prova disso é que tenho as minhas instaladas a pouco mais de dois meses e começaram a apresentar problemas essa semana. Nesse tempo, se eu virei aquelas borboletas umas 10 vezes pra acionar a 4x4, foi muito.

Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08704_.jpg

O problema:
No começo da semana notei um barulho vindo da roda dianteira direita. O barulho parecia ser de uma catraca. A principio pensei que pudesse ser o rolamento e, temendo aquela ferroada no bolso, levei pro mecânico avaliar. De cara ele disse que com certeza não era o rolamento e que provavelmente era algum problema na RL. Dei mole porque nem me ocorreu que pudesse ser na RL o problema, se tivesse pensado nisso poderia ter feito o simples teste de acioná-la, e não é que com ela acionada o barulho parou?. Menos mal, fui pra casa futucar.

Desmontando:
De cara o problema do barudo de catraca foi identificado.
Repare que nas fotos, quando a roda livre está em 4x2, a flange que encaixa na estria do eixo não estão sendo recolida completamente e de forma regular, daí, por causa dessa inclinação, a estria da flange fica pegando de leve na estria do eixo e gera o baruno de catraca.
Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08646.jpgProblema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08648.jpg

No detalhe da pra ver as pontas das estrias desgastadas.
Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-untitled1.jpgProblema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-untitled2.jpg

Identificada a causa:
Desmontando todo o conjunto, foi possível verificar o que ocasionou tal efeito. Ao girar a borboleta, a flange é conectada ao eixo ou recolhida através do trabalho dessas duas peças (de plástico!!!) em conjunto.
Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08650.jpgProblema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08651.jpg

Quando em 4x2, a peça de dentro fica apoiada nestes 3 pinos da peça de fora.
Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-untitled3.jpg

Na peça pequena, em um dos locais onde um dos pinos se apoia, houve um desgastezinho de nada, mas já foi o suficiente pra fazer a peça de dentro escapúlir e deixar a flange inclinar. A peça de fora também sofreu um micro desgaste no pino que casa no mesmo local.
Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-untitled5.jpg

Pino desgastado:
Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08665.jpg

Pino normal (para comparação):
Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08666.jpg

Peça de dentro encaixada na de fora na posição normal:
Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08659.jpgProblema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08660.jpg

Peça "escapulida" provocando a inclinação:
Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08657.jpgProblema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08658.jpg

Resolvendo o problema - tentativa 01:
Como a peça de fora e a de dentro sofreram este desgaste, girando as peças e trocando as posições, pude observar que tudo se apoiava sem escapar. Pra montar desse jeito, porém, tive que fazer algumas adaptaçãos. Teóricamente iria funcionar, mas não funcionou. Quando troquei as posições pareceu que tudo estava bem encaixado, mas depois de montar, na hora do "vamos ver", como o conjunto já tava todo zuado, aconteceu a mesma coisa. 1 a 0 pra roda livre...

Resolvendo o problema - tentativa 02:
Como a tentativa anteriou resultou em fracasso, sabia que iria ter que fazer uma intervenção mais drástica...
A solução que adotei foi subistituir o pino ruin por um parafuso. Achei o parafuso perfeito, que este tork de um hd desmontado (não sei a medida), pois o diâmetro da cabeça é praticamente o mesmo do pino de pástico e as bordas da mesma são bem agudas (se fossem mais arredondadas poderiam escapulir novamente)
Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08691.jpgProblema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08692.jpg

Com muito cuidado, uma microretífica e uma broca com o diâmetro do parafuso, foi feio um furo no lugar devido e o parafuso foi enrroscado ali
Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08689.jpg

Só que como tive que colocar o parafuso um pouco mais abaixo do local que corresponderia ao pino, se não ele ficaria muito próximo à borda e frágil. Então para que não houvesse difereça com os demais pinos de plástico, tive que fazer o mesmo serviço neles
Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08690.jpg

Em seguida, apesar dos parafusos terem ficado bem firmes, tinha que colocar um adesivo qualquer pra garantir que não iriam se mover. Não fiz muita questão e fui de super bonder mesmo.
Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)-dsc08703.jpg