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  • #1

    RODA LIVRE - VELHO PROBLEMA, COMPORTAMENTO NOVO




    Prezados,
    Estou com o problema que tenho certeza que acomete a grande maioria dos proprietários da S10 4x4. O problema da roda livre.

    Na minha, já passei pelo problema do motor de acionamento e também pelo dispositivo de vácuo que aciona a RL. Ate aí parece td resolvido.

    Bem, atualmente estou percebendo um problema intermitente no meu carro.

    As vezes, qnd aciono o 4x4, ele parece funcionar normalmente (LUZ ACENDE E FAZ O BARULHO DO ENGATE), porém a dianteira fica livre. Pode ser impressão, mas ao fazer o giro e andar um pouco, começa o 4x4 a funcionar. Se ando para frente ou tras sem fazer o giro não percebo nada.

    Das vezes que olhei o dispositivo de vácuo, ele parecia funcionar normalmente, puxando o cabo. Logicamente não da para observar se ele esta Ok também no meio de uma trilha qnd a 4x4 nao aciona. Ja pensei ate em muda-lo de lugar para poder ver funcionando.

    Bem, este é o problema. Espero ter sido claro.
    Se alguem tiver alguma dica e puder me esclarecer se existe alguma relação entre fazer o giro e a 4x4 acionar.....

    Agradecido

  • #2
    Completando,
    Se alguem tiver aí o esquema completo do 4x4, desde o acionamento elétrico até o travamento da RL dentro da caixa de satélite, eu (e muitos outros) ficaria muito agradecido.
    Abraço

  • #3

    ajuda aí pessoal

    Caros colegas, por favor, colaborem com seus conhecimentos......

  • #4

    Re: RODA LIVRE - VELHO PROBLEMA, COMPORTAMENTO NOVO

    Citação Postado originalmente por IGORFROTA
    As vezes, qnd aciono o 4x4, ele parece funcionar normalmente (LUZ ACENDE E FAZ O BARULHO DO ENGATE), porém a dianteira fica livre. Pode ser impressão, mas ao fazer o giro e andar um pouco, começa o 4x4 a funcionar. Se ando para frente ou tras sem fazer o giro não percebo nada.
    Pelo contrário! O comportamento que você descreve indica que o acionamento esta funcionando... É exatamente isso que deveria acontece...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #5
    Walter, mas está constatado que ao andar em linha reta, a dianteira não entra. Soh entra fazendo o giro por alguns instantes. Daí para frente passa a funcionar direto, seja em linha reta ou em curvas.

    Levei no mecanico e constatamos que ate a bomba de vácuo (debaixo da bateria) está td ok.

    Ao pressionar o 4x4, a luz acende, a bomba de vácuo se contrai, o carda dianteiro começa a rodar.
    ou seja, o problema está entre a bomba de vácuo e o diferencial. Hj vamos analisar o cabo (semelahnte a um cabo de embreagem) que vai da bomba de vacuo ate uma caixa q fica conectada ao diferencial e também essa caixa. O problema com certeza está em um desses componentes.
    Vc saberia o que é exatamente esta caixa e como ela funciona ?
    Existe alguma possibilidade de ser dentro do próprio diferencial ?

    Agradecido

  • #6
    É assim mesmo que funciona, se os dentes de engate da RL não estiverem alinhados. Quando você faz uma curva, a diferença de rotação entre as rodas faz os dentes se alinharem por breves instantes. Isso é o suficiente pra eles engatarem.

    Pra desengatar pode acontecer a mesma coisa. O 4x4 poderá continuar engatado depois de desligado até que a tensão entre os dentes da RL acabe.

    A mesma coisa acontece com RL manual e da até pra escutar um trec quando ele engata.

    Não se preocupe a menos que a tração não engate de jeito nenhum...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7
    Ahhh, interessante saber isso.
    Eu ate ja sabia que e normal precisar andar um pouco para a tracao engatar(motivo pelo qual é muito aconselhado engatar a tracao antes de entrar em terreno "perigoso"), mas essa questao de fazer o giro é novidade para mim.
    Isso é normal em todos os veículos com RL ?


    Vlw Walter

  • #8
    Walter e demais amigos

    Ontem fui novamente na oficina fazer um monte de testes

    Qnd aciono a 4x4, escuto o acionamento, e realmente a transmissão é acionada, pois da para ver o carda dianteiro rodando normalmente. La na bomba de vácuo em baixo da bateria tb está ok, ela se contrai rapidamente puxando o cabo.

    Conforme relatei acima, as vezes a dianteira entra qnd eu esterco completamente o carro e ando um pouco.
    Mas como eu disse, APENAS AS VEZES. na grande maioria das tentativas não acontece nada nem com reza braba.

    Será que o problema pode ser dentro do diferencial ?
    O que pode acontecer dentro deste para justificar este comportamento ?
    E o cabo acionado pela bomba ? Pensei que o problema poderia residir nesta peça.
    Como eu posso testar para ver se está esticando para acionar o diferencial ?
    Gostaria de testar todas as possibilidades antes de partir para abrir o diferencial, e se for preciso, saber exatamente o que posso esperar

    Por favor amigos, ajudem aí que a coisa está ficando preta

  • #9
    Aparentemente está normal, já lí total o tópico mas ainda não entendi direito, deixa te perguntar:
    -Andando com o carro no barro, você engatou a tração e não teve resposta?
    -Como vc constatou que a RL não está funcionando, apenas olhando o cabo que sai da bomba?
    Acho que sería melhor fazer um teste antes de gastar (tempo e $$) p/ desmontar tudo
    Posso te sugerir um teste bem fácil e rápido, basta que a pessoa que for dirigir tenha confiança no que está fazendo...
    -Escolha um local bem plano e liso, levante a traseira com 2 jacarés sob o eixo traseiro, um de cada lado (só uns 2 cm) com as rodas do jacaré paralelas às do carro, deixe 2 homens segurando e acompanhando o movimento dos jacarés, ligue o motor --> engate a 1ª --> engate a tração --> tire o pé da embreagem e movimente o veículo d e v a g a r i n h o

    Se achar que é perigoso assim, pode fazer de outra maneira: retire o cardã traseiro e ande com o carro normalmente (com a tração ligada)

    Das duas maneiras, se o carro andar, você não tem com o que se preocupar...

    abs

  • #10
    A sugestão de tirar o cardam traseiro é a melhor opção sem dúvida...

    Um dia quero fazer isso com a minha Ranger só pra ver como vai se comportar...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #11
    Amigos, obrigado pela atenção.
    Vou fazer um breve relato dos testes que já efetuei:

    Ja levantamos o eixo trazeiro e ao engatar a tração, nada acontece na dianteira, porem verifica-se que o carda dianeiro entra em rotação normalmente.

    Chegamos a colocar o carro no elevador e engatamos a tração. è constatado o mesmo comportamento anterior.

    A bomba de vácuo, que é zerada, está se contraindo normalmente e de forma muito rápida.

    O fato de o carda dianteiro rotacionar no acionamento, me exclui a possibilidade de problema com o motor eletrico e sensores de acinamento. Correto ?

    Hj a noite vou abrir o diferencial e tirar algumas fotos. Se vcs tiverem alguma dica ate lah, seria muito bom, pois ajudaria no diagnostico.

    Agradecido

  • #12
    Caros companheiros, abri a roda livre da S10 e descobri o problema.
    Trata-se de uma simples arruela que desgastou, formando um caço entre as engrenagens. Como seria quase impossível achar essa peça no mercado, vou mandar tornear uma hj mesmo.
    Vou tirar algumas fotos e postar aqui para o pessoal saber o que esperar.
    Abraço

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