Caros,
Pura diversão! Estou reformando junto com dois amigos, um 110 que foi comprado por um deles de um leilão da diretoria da PM.
Semi destruído, mas ainda assim muito inteiro, a cada dia o 110 fica mais perfeito. O chassi está novo, a carroceria está inteira e a mecânica perfeita, apesar de ter vazamentos 360˚C; da bomba injetora ao cilindro de embreagem. A pintura foi coberta com um rolo de tinta branca.
Muita coisa para brincar.
Em fim, resolvemos aproveitar o momento para investir a grana da eventual mão de obra em ferramentas de qualidade e assim fazer tudo em casa, com 100% de capricho. Puro Do It Yourself em grupo.
Compramos uma potente chave de impacto pneumática de 1/2" com 60kgf/m, muito moderna e super compacta além de uma catraca pneumática e um bom jogo de soquetes para impacto. Junto foram outras ferramentas que faltavam, soquete 32mm para o pitman, torx 55 para o bujão do câmbio com engate 3/8 e todas as colas e juntas líquidas da Loctite.
Agora o 110 já está quase todo desmontado, com bomba e bicos no bombista, sem correia dentada, com as caixas do lado de fora, radiador na limpeza, todo sistema de arrefecimento em banho-maria e uma tonelada de peças novas em lindas caixinhas esperando para serem instaladas.
Existe coisa mais legal que escolher cada part nr via Microcat, do parafuso às arruelas e porcas, até peças maiores e receber tudo em casa por excelente preço? Nada melhor do que ir montando cada componente com o melhor cuidado possível.
Neste sentido não existe carrro mais legal que o LR. Encontrei TODOS os parafusos e arruelas disponíveis em qualquer uma das conhecidas lojas on-line no UK. TUDO. Parafusos originais, com flange na cabeça, etc...
No distribuidor International compramos novos tubos de injeção e os mordentes de fixação, muito importante, pois a vibração da injeção nos tubos é brava. Além destes itens foram a junta da tampa de válvulas, prisioneiros quebrados parafusos não originais e uma centena de outros cacarecos do motor. Vai ficar tudo novo em folha.
Em resumo, este é um carro que vale investir. Tudo MUITO barato quando comprado nos lugares corretos e feito em casa.
A simplicidade de sua mecânica (motores TDI) é um enorme convite para se aventurar cada vez mais no DIY.
Somente fazendo tudo em casa para ter certeza que tudo ficou realmente bom, bonito e barato.
Moral da história, guardada as exceções (alternador, o-rings e detalhes elétricos), vale a pena investir em peças e cacarecos originais. Dá prazer em ver um LR com o galvanizado dos tubos de injeção e dos parafusos brilhando novamente.
Não deixem seus LRs estragarem, façam a manutenção preventivamente e preferencialmente em casa ou com alguém experiente, porém sem pressa.
Já ia me esquecendo! Nada melhor que dividir o momento com outros malucos que adoram o assunto e uma boa cerveja gelada ao fim do dia. Enquanto isso, as mulheres ficam bravas por termos destruído nossas roupas e sijado a toalha de mesa do almoço com os cotovelos, pois o jato de óleo do câmbio passou reto pelo balde, etc... rsrsr
Abraços
Clemente
Fotos toscas feitas com celular...





