
Postado originalmente por
CGAUER
Caros,
Pura diversão! Estou reformando junto com dois amigos, um 110 que foi comprado por um deles de um leilão da diretoria da PM.
Semi destruído, mas ainda assim muito inteiro, a cada dia o 110 fica mais perfeito. O chassi está novo, a carroceria está inteira e a mecânica perfeita, apesar de ter vazamentos 360˚C; da bomba injetora ao cilindro de embreagem. A pintura foi coberta com um rolo de tinta branca.
Muita coisa para brincar.
Em fim, resolvemos aproveitar o momento para investir a grana da eventual mão de obra em ferramentas de qualidade e assim fazer tudo em casa, com 100% de capricho. Puro Do It Yourself em grupo.
Compramos uma potente chave de impacto pneumática de 1/2" com 60kgf/m, muito moderna e super compacta além de uma catraca pneumática e um bom jogo de soquetes para impacto. Junto foram outras ferramentas que faltavam, soquete 32mm para o pitman, torx 55 para o bujão do câmbio com engate 3/8 e todas as colas e juntas líquidas da Loctite.
Agora o 110 já está quase todo desmontado, com bomba e bicos no bombista, sem correia dentada, com as caixas do lado de fora, radiador na limpeza, todo sistema de arrefecimento em banho-maria e uma tonelada de peças novas em lindas caixinhas esperando para serem instaladas.
Existe coisa mais legal que escolher cada part nr via Microcat, do parafuso às arruelas e porcas, até peças maiores e receber tudo em casa por excelente preço? Nada melhor do que ir montando cada componente com o melhor cuidado possível.
Neste sentido não existe carrro mais legal que o LR. Encontrei TODOS os parafusos e arruelas disponíveis em qualquer uma das conhecidas lojas on-line no UK. TUDO. Parafusos originais, com flange na cabeça, etc...
No distribuidor International compramos novos tubos de injeção e os mordentes de fixação, muito importante, pois a vibração da injeção nos tubos é brava. Além destes itens foram a junta da tampa de válvulas, prisioneiros quebrados parafusos não originais e uma centena de outros cacarecos do motor. Vai ficar tudo novo em folha.
Em resumo, este é um carro que vale investir. Tudo MUITO barato quando comprado nos lugares corretos e feito em casa.
A simplicidade de sua mecânica (motores TDI) é um enorme convite para se aventurar cada vez mais no DIY.
Somente fazendo tudo em casa para ter certeza que tudo ficou realmente bom, bonito e barato.
Moral da história, guardada as exceções (alternador, o-rings e detalhes elétricos), vale a pena investir em peças e cacarecos originais. Dá prazer em ver um LR com o galvanizado dos tubos de injeção e dos parafusos brilhando novamente.
Não deixem seus LRs estragarem, façam a manutenção preventivamente e preferencialmente em casa ou com alguém experiente, porém sem pressa.
Já ia me esquecendo! Nada melhor que dividir o momento com outros malucos que adoram o assunto e uma boa cerveja gelada ao fim do dia. Enquanto isso, as mulheres ficam bravas por termos destruído nossas roupas e sijado a toalha de mesa do almoço com os cotovelos, pois o jato de óleo do câmbio passou reto pelo balde, etc... rsrsr
Abraços
Clemente
Fotos toscas feitas com celular...





