Postado originalmente por
cataclism2
Harlem, eu concordo nas opiniões do pessoal acima. Em resumo, "toca.pro.manual.todavida"

. O automático, a meu ver, é apenas por uma questão de conforto, seja numa viagem (mas periga dar sono heheheh), seja no anda/para da cidade (aí, sim, ele vale ouro!).
Particularmente, prefiro as modelo até 94, mas simplesmente "por preferir as quadradonas". Eu tive, há uns seis ou sete anos, uma 94 4x4 automática, e há poucos meses voltei para uma 4x4 manual. Por azar, as duas me incomodaram bastante em relação ao câmbio, e a diferença é "simples": pouco menos da METADE do preço em peças e mão de obra. As duas manutenções foram feitas em mecânicas dirferentes mas por gente que entende muito bem da coisa.
Acho que vale lembrar que, no que diz respeito do 4x4 ou 4x2, a manutenção também muda. Ao menos aqui na serra do RS, são poucos os mecânicos que se habilitam a mexes num 4x4, não só devido ao trabalho extra em relação ao monte/desmonte daquele trambolhão do diferencial dianteiro, que, tu já deve ter reparado, é um monstrinho semelhante ao das F1000 4x4, se comparado ao das Rangers, mas também porque o cuidado com a troca e reposicionamento das peças precisa ser maior.
O consumo eu ouso dizer que é MUITO relativo. Envolve tanta coisa... mas, tanto na 4x4 automática quanto na manual, não consegui nada melhor do que esses 6 por litro na estrada (lembrado que minha "experiência" é apenas na v6 ano 94...). Tem amigo meu fazendo até 8 por litro com v6 4x4 automática ano 94 - mas esse é o limite.
Poréééémmm..... particularmente, eu NÃO compraria uma Explorer 4x2, pura e simplesmente por achar que "não combina" com o estilo da caminhonete, sacas? Mas, novamente, em relação ás 94. A partir da 95 ela me parece um modelo mais urbano, então a coisa já muda hehehehe.
Acho que era isso.
Bem-vindo ao forum e não esquece de nos atualizar com a tua escolha.