Postado originalmente por
Alessandro,
Para o uso a que vc está se propondo, a 4x2 vai lhe servir perfeitamente.
Eu particularmente, prefiro carro automático, questão de conforto.
O antigo dono comprou o carro zero km e ficou com ela por 13 anos. Comigo está a quase 2 anos e a manutenção não foi pesada. O mais caro foram os pneus, quase 3k reais.
Recentemente eu tive problema com a caixa de tração, coisa que a 4x2 não tem. Como eu mesmo fiz o serviço, gastei 280 reais. Se fosse pagar oficina, sairia por uns R$ 1.500,00. As peças, encontrei por aqui mesmo.
O consumo fica em torno de 5,8 na cidade e 6,5 na estrada, mantendo velocidade de 120km/h. O recomendado para conseguir média melhor seria ficar em torno de 100km/h, mas não tenho essa paciência. As manuais são em média, 20% mais econômicas.
Quanto ao desempenho, na prática, nas viaturas com ou sem tração 4x4 não se percebe diferença.
O comportamento do carro é bom, considerando o centro de gravidade acima de qq carro de passeio. Viajo com família em segurança pois a estabilidade no meu ritmo é tranquilo. Sendo 4x4, o Detran permitiu alterar a capacidade de ocupantes para 7 passageiros, instalando um 3º banco no porta-malas.
Como já disseram, prefira comprar de particulares. De qq forma, seja de quem for fechar negócio, procure saber por aqui, quais os mecânicos de referência na região onde estiver negociando e leve a caminhonete pra uma avaliação com profissional. Isso não vai te isentar de surpresas, mas já diminui bem o risco.