Bom dia a todos.
Adquiri recentemente para minha esposa um Gran Vitara 98 2.5 V6, carro maravilhoso com opcionais que não teria em nenhum carro pelo mesmo preço, estou adorando e principalmente, minha esposa ficou maluca, toda orgulhosa por ter um carro assim (mulher adora caminhonete ou SUV).
Bem, o carro aparenta estar em excelente estado, esta todinho original ainda, os antigos donos aparentemente não alteraram nada, pois até as funções do vidro elétrico permanecem originais. A única coisa é a quilometragem que esta nos 200k, mas eu li por aqui que este motor é raçudo e bem cuidado vai longe.
Minha dúvida mesmo é quanto ao 4x4. Nunca tive um carro assim e estou com medo de estragar por não saber usar. Li no manual que o engate da 4H pode ser feito a até 100 Km/h, basta pisar na embreagem e o 4L é para baixa velocidade, mas não diz quanto. Alguém mais experiente poderia me dar uma dicas do que fazer e do que não fazer no uso do 4x4.
Outra coisa, é que dias atrás fui num lugar que estava com muita terra fofa e estacionei. Na hora de sair, quando senti que o carro patinou, eu parei, engatei o 4L e dei a ré fazendo uma curva leve para a esquerda para desviar de um caminhão que estava atrás. Quando emparelhei com o caminhão e já tinha saido do atoleiro, parei, mudei a 4x4 para 2H e continuei a dar ré até sair para o asfalto, parei novamente, e fui virando o volante e engatando a primeira para arrancar, já que era uma rua e estava vindo um carro há uns 200m. No momento que arranquei escutei um estralo alto, não senti nada, só o barulho e fui embora. Fiquei com medo de ter feito algo de errado e quando cheguei em casa, fiz uns testes em linha reta, em uns 50 metros, engatando e desengatando o 4x4 4H e 4L e não ouvi mais nada. Não sei se chegou a tracionar todas as rodas, mas a luz do painel acendeu. O que pode ter sido isto? Muito tempo sem usar o 4x4 e a caixa estava mal lubrificada? Eu fiz algo de errado? Será que estourou algo, e mesmo a luz acendendo o 4x4 não esta mais funcionando, como testar?
Desculpe o post longo, mas quis dar todas as informações que acho importantes, e já procurei por ai, mas é dificil achar informações especificas sobre o uso de 4x4 num carro destes, ainda mais que ainda estou assustado com o barulho que ouvi.