x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 47

Hybrid View

Usuário Avatar de Vinicius_4x4
    Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Agradecimentos: 0

Vou fazer a suspensão!

Fala gurizada da lama!!

Em um outro tópico postei sobre a reforma feita nos chassis de meu jeep. Agora vou fazer o próximo passo na reforma do jeep. Embora não seja esta a que tinha em mente anteiormente, mas como todos me falaram e concordo plenamente com eles, vou primeiro adaptar a suspensão para depois pensar em colocar motor e caixa. Azar que o jipe fique mais tempo sem andar, mas daí vou fazer o correto.

Portanto vamos à suspensão!

Eu andei em um jeep que tinha a seguinte configuração:
    Na dianteira ele utilizava os feixes de mola originais do jeep, porém os traseiros. E na traseira ele utilizava os feixes de mola dianteiro da toyota bandeirante, a única coisa que não me agradou nesta configuração foi que, no caso do jeep que estava na mecânica (o do teste), os feixes de mola traseiros estavam colocados do lado de fora do chassi.

Agora vem as minhas dúvidas:
    Alguém usa esta configuração no jeep para dar o seu parecer?
    Eu tava pensando em deixar os feixes de mola da bandeirante, os dianteiro que ficaram na traseira (que confusão hein), bem abaixo do chassi, como é os originais, e não passá-los para fora do chassi. Acredito eu que eu vá perder significativamente o curso da suspensão deixando esses feixes pro lado de fora do chassi. O que que vocês sabem sobre isto.

OBS.: o jipe vai ser usado 90% para trilhas, só irá andar em estrada quando for em deslocamentos ou rebocado. Deixarei o jipe SPUA.

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Fiz um desenho e uns "calculos de budegueiro" para verificar o curso da suspensão com o feixe de mola na posição normal (abaixo do chassi) e por fora do chassi. Considerei que o feixe de mola com sua abertura máxima era igual à 500 mm (medida "d" da figura).
    Para o cálculo utilizei somente a regra dos senos e cossenos no triânculo ali apresentado.
    É apresentado os resultados obtidos através de cálculo considerando os feixes de mola na posição original. Para isto o valor de X (do meio do eixo até onde o feixe cruza o eixo, na horizontal) é igual 370 mm. Com estes valores se encontra um ângulo de 53,5 º (graus). Isto nos resulta em uma altura Y de 1067,5 mm.
    Já para os feixes de mola colocados no lado de fora do chassi a nossa medida X é igual à 470 (considerando-se que o feixe de mola tenha 100 mm de largura), a abertura máxima do feixe não é diferente (500 mm). Para este caso o ângulo é igual à 46,77 º (graus), sendo assim a nossa medida Y é igual à 840,4 mm.
    Com estes valores acredito eu que haja uma grande influência da posição dos feixes de mola quanto à curso de suspensão.
    Por favor, me corrijam se estiver errado. Pois estou começando a mexer os pauzinhos aqui para fazer esta alteração e preciso decidir qual dos dois modos irei fazer.
    Também não sei como ficará quanto a "estabilidade"! Sei que em outro tópico deu uma certa confusão quanto à este termo mas vou usar ele denovo. Se alguém tiver algo à dizer sobre isto agradeço muito!
    []´s esperando as pedradas por alguma besteira que deva ter dito pois não sou nenhum expert
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -curso_da_suspens_o_185.jpg  

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Vinicius

Eu não sou um grande expert em suspensão.Vou te dar uma ideia.Use uma receita consagrada.Troque os feixes dianteiros e traseiros pelos da Toyota.
    Vc encontra na Molas FF em Sp ou com o Afonso aqui do forum.Manda uma Mp pra ele q com certeza ele te explica em detalhes.

[]'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Vinicius,

Siga o que o Sergio falou... Não tente inventar a roda novamente...

Até.

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    OK!
    Mas este conjunto de suspensão não sou eu quem está inventando. Em uma mecânica que eu visitei recentemente eles já instalaram em vários jeeps este conjunto. Eu inclusive andei com um e ficou realmente bom em curvas e coisas do genero, o jeep fica bem firme nas curvas, só que eu queria saber quanto ao fato do curso de suspensão, no caso de colocar os feixes de mola para o lado de fora. Sei que muita gente faz isto, gostaria da opinião de quem tem.
    Inicialmente eu tava pensando em colocar, na dianteira, os feixes de mola da bandeirante, também. Porém mesmo assim o Renato (mecânico) me falou para colocar os feixes de mola traseiro para fora do jipe, a idéia continua sendo a mesma.
    A explicação para este procedimento que me foi dado é a seguinte: como vai aumentar a altura da suspensão, então se joga as molas mais para fora para não se perder em estabilidade. Só que daí eu tava pensando: "e o curso de suspensão também perde não é!?!". Por isto postei este tópico.
    Vocês já viram algum jipe com os feixes de mola da toyota bandeirante para fora em trilhas? Se sim, como é que eles se saiam?

Vinicius,

Procure sobre suspenção de Toyona em CJ ou Jipe, não me lembro bem qual era o topico, mais esta suspenção que você quer foi amplamente discutida, inclusive tem algumas fotos neste topico.

Abraço.

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    Tem alguém sim aqui do fórum que já fez isso, não lembro quem, daqui a pouco ele aparece, eu até tenho a foto dos feixes para fora.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -tanque_opala_no_jeep_119.jpg  

Usuário Avatar de Rafael Kuzma
    Entrada
    09/05/2004
    Local
    Curitiba/PR

Ola,

Ola amigo!!! que ano é seu Jeep?? eu fabrico os feixes de mola para voce!!! eu vendo para todas as oficinas de Curitiba e Regiao um modelo que eu desenvolvi junto com alguns Jeepeiros que é o Feixe de toyota nas medidas do feixe de molas Original do Jeep, no caso dos CJ3 eu faço da mesma medida do Cj5 só que com o furo fora de centro...( para manter o alinhamento e dar mais macies pelo caso do feixe ser mais comprido) qualquer coisa me avise eu postarei fotos daqui a alguns dias!!
    Jeep Cj5 Evil Machine MWM 2.8/Godshot 38"/
    Toyota Hilux 94 1KD_mecanizado/Westlake35/E-locker/
    Troller 2001 2.8 37"/Ekron/Truetrack x2/lift 3"/

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Rafael,
    Infelizmente já comprei os feixes de mola e os suportes da toyota bandeirante (dianteiro). Eu estou com dúvida se vou instalar os feixes, na suspensão traseira, por fora ou por baixo (como é o original) do chassi. Tu sabe me dizer como o pessoal tem feito e gostado mais. O uso do jipe é praticamente 100% em trilhas.
    Se puder postar fotos seria realmente bom, principalmente se tiver de algum jipe em rampa ou qualquer coisa do tipo, para ter uma idéia de como fica.
    Obrigado!

Quanto à foto que o Cristiano postou, é exatamente assim que o pessoal da mecânica que vou levar o jipe faz, até o tanque eles colocam em baixo (isto eu não vou fazer ainda, mas quem sabe mais tarde).

Oi aproveitando o embalo de nosso amigo, alguel, poderia medizer que feixe de molas são estes ai de cima com apenas uma lamina
    obrigado

Mandruva

Oi aproveitando o embalo de nosso amigo, alguel, poderia medizer que feixe de molas são estes ai de cima com apenas uma lamina
    obrigado

Mandruva

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    se não me engano da Strada...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

Permissões de Postagem