x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1

    Informaçao sobre Relaçao de Coroa e pinhao




    Caros colegas ,

    Tenho um jeep 6 cc (BF-161) com cambio clarck de 4 m e pneus 750-16.Gostaria da ajuda dos colegas com experiencia para definir a melhor relaçao de coroa e pinhao para meu jeep.

    Atenciosamente,

    FRED[/b]

  • #2
    Usuário Avatar de Cilon Carlos Heck
    Entrada
    29/05/2003
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    54
    Posts
    458
    Agradecimentos: 0

    Relçação de coroa e pinhão

    Fred
    Em uma das últimas 4X4&Cia. tem uma matéria completa sobre este assunto. Eu agora estou no trabalho, mas hoje a noite eu dou uma olhada em casa e depois te envio falando em qual está.
    Um abraço

  • #3

    cálculo de relação

    Fred,

    Veja a planilha anexada. Ela calcula tudo que vc precisa e mais um pouco pra escolher relação, câmbio e tamanho de pneus.

    A que estou enviando é a do meu CJ HOJE, com 31", 4,89:1 e câmbio original T90 no motor de opala.

    Aí é só vc alterar conforme quiser ir testando as relações.

    Eu recomendaria que em sua velocidade de cruzeiro, na estrada, a rotação do motor fosse uns 200 rpm acima do pico de torque. Na cidade, quanto mais vc trabalhar na faixa de torque máximo do motor, melhor.
    Arquivos Anexos

  • #4
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0

    Re: Relçação de coroa e pinhão

    Pessoal , meu Engesa F3 com relação 3,07 coroa/pinhão deu problema pela segunda vez no diferencial traseiro , da primeira vez estourou o rolamento do pinhão e agora a porca soltou porque o satélite e planetária estão com jogo , 3 mecânicos disseram que é por causa do pneu BF33 , será que tem mais algum azarado que tem problemas com esses pneus ?
    Estou querendo vende-los e voltar com os originais , feios pra burro , mas sem problemas , o que vcs acham ?
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #5
    Falae xará,

    Põe o preço pra eu checar o cofrinho... hehehe...

    Tenho instalado 31" Michelin LTX e não tenho tido problemas, a diferença para o 33" é pequena para começar a causar essa quebra toda...
    Naum sei não se costuma dar esse tipo de pobrema, mas estou querendo ver para crer

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #6
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    49
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Re: Relçação de coroa e pinhão

    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo
    Pessoal , meu Engesa F3 com relação 3,07 coroa/pinhão deu problema pela segunda vez no diferencial traseiro , da primeira vez estourou o rolamento do pinhão e agora a porca soltou porque o satélite e planetária estão com jogo , 3 mecânicos disseram que é por causa do pneu BF33 , será que tem mais algum azarado que tem problemas com esses pneus ?
    Estou querendo vende-los e voltar com os originais , feios pra burro , mas sem problemas , o que vcs acham ?
    Grande Eduardo!

    Calma lá companheiro! Senti cheiro ruim nesse papo! Me explica direito esse problema: que porca que soltou? A do pinhão? Que jogo é esse nas satelites? Folga entre elas?
    Isso não tem nada à ver com os pneus... Acho que tem cumbuca aí...

  • #7
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    49
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Re: Informaçao sobre Relaçao de Coroa e pinhao

    Citação Postado originalmente por Frederico Neves Ebram
    Caros colegas ,
    Tenho um jeep 6 cc (BF-161) com cambio clarck de 4 m e pneus 750-16.Gostaria da ajuda dos colegas com experiencia para definir a melhor relaçao de coroa e pinhao para meu jeep.
    Atenciosamente,
    FRED[/b]
    Olá Fred! Como vai o Barney?

    Calculando vc poderá definir qual seria a relação ideal de acordo com o pneu, câmbio, etc, etc, etc, etc... Mas vamos para a prática:
    1º Que modelo de pneu vc tem? Frontiera, Argentino, recapado? Pergunto isso porque existe diferença de tamanho entre eles, mesmo todos sendo 750x16. Um Frontiera recapado tem a mesma altura de um BF 33".
    2º Que uso vc fará do Jeep? Só trilhas, misto, mais trilha do que cidade ou mais cidade do que trilha?
    Basicamente é o seguinte: uso misto, mais city do que trilha, ponha uma relação 9x44, ou maior "se" usar muito em estrada. A 9x44 é bem equilibrada, servindo bem para ambos, trilha e city. Mas, se a prioridade de uso for trilhas, ponha uma 8x43. Ficará amarrado na estrada, mas vira bicho na trilha!

  • #8
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0

    Re: Relçação de coroa e pinhão

    Giovani , a folga é entre elas e a porca que soltou é do pinhão , o que os mecânicos falaram é que já apareceu mais casos iguais por estar usando BF33 , minha relação é 14/43 , talvez devesse passar pra 08/43 como vc sugeriu , os BF grudam muito qdo vc está numa ribanceira eles não derrapam e forçam o cj sat./plan. pra valer .
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #9
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    49
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Re: Relçação de coroa e pinhão

    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo
    Giovani , a folga é entre elas e a porca que soltou é do pinhão , o que os mecânicos falaram é que já apareceu mais casos iguais por estar usando BF33 , minha relação é 14/43 , talvez devesse passar pra 08/43 como vc sugeriu , os BF grudam muito qdo vc está numa ribanceira eles não derrapam e forçam o cj sat./plan. pra valer .
    Grande Eduardo!

    Home véio, tu tá mal de mecânico... A porca soltou porque não apertaram direito! O rolamento estourou porque era hora ou tinham montado errado! Satelites com folga não ocasionam nenhum problema desse gênero! Já vi e montei algumas com férias ao invés de folga...
    Tampouco a relação longa provocaria tal problema! Conversei com um mecânico daqui que me disse a mesma coisa: serviço mal feito!
    Fosse assim não haveriam milhares de jeeps rodando com os BF 33", General 35" e os TSL... Isso é desculpa por serviço mal feito! Troque de mecânico ou de cidade!
    Quanto à sua relação 14x43, é longa pra KCT. Se vc faz trilhas, deveria pôr uma mais curta. A 9x44 é a mais indicada no seu caso!

  • #10
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0

    Re: Informaçao sobre Relaçao de Coroa e pinhao

    Giovani , infelizmente acompanhei a montagem qdo quebrou o rolamento dao pinhão , foi apertado até o talo , o pior é que as porcas da tampa tbm soltaram , sinal de trepidação . Se não foi o pneu o que foi então ???
    Tenho certeza que esses pneus são prejudiciais ao engesa , agora estou tendo dificuldade em encontrar a roda aro16 6 furos pra voltar tudo no original .
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #11
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    49
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Re: Informaçao sobre Relaçao de Coroa e pinhao

    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo
    Giovani , infelizmente acompanhei a montagem qdo quebrou o rolamento dao pinhão , foi apertado até o talo , o pior é que as porcas da tampa tbm soltaram , sinal de trepidação . Se não foi o pneu o que foi então ???
    Tenho certeza que esses pneus são prejudiciais ao engesa , agora estou tendo dificuldade em encontrar a roda aro16 6 furos pra voltar tudo no original .
    Grande Eduardo!

    Cara, tu tá com um problema sério! E repito: não é pneu! Se o diferencial está trepidando à ponto de soltar as porcas da tampa, pode ser no ajuste do pinhão e coroa, mancais da caixa satélite ou pontas de eixo tortas. Se vc continua achando que é pneu, pegue um jogo do rodas emprestado e ponha no seu Engesa, antes de "torrar" os BF! Mas verifique tudo isso antes! Outra: faça um teste - troque de mecânico!
    Trepidação nos pneus, provoca alguns afrouxamentos de porcas, mas não nos diferenciais. Já passei por isso, com pneus recapados. E vc "sente" perfeitamente a trepidação por todo jipe. Só que trepidação em pneus, são absorvidas pela suspensão. A única forma de soltar porcas nos diferenciais seria com forte vibração interna, sem "amortecimento" algum. Isso indica problemas de diferencial, não pneus...

  • #12
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0

    Re: Informaçao sobre Relaçao de Coroa e pinhao

    Big Giovani e colegas off-roaders
    Grato pela preocupação , conversei com colegas que tiveram o mesmo problema e resolveram não trocar os pneus , mesmo sabendo que forçam um pouco mais que o normal todo o cj. , inclusive dir. susp. etc... è um preço a ser pago pra poder manter o carro em condições a qqer uso , já deixei num dr que mexe com jipes e ele vai dar um trato , ele mesmo me aconselhou a não trocar os pneus , apenas mudar o jeito de dirigir , é o que vou fazer ...
    Qto a relação 43/14 ou 3,07 , é o que sai de fábrica , é só consultar o manual de engesa diesel .
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade