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  • #1
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    F75 1976 para reformar




    Olá pessoal!

    Recentemente comprei uma F75 1976, motor original 6cc e câmbio 4 marchas (não sei se é original). Depois com mais tempo quero postar umas fotos e a história da compra dela (foi bem inusitada).
    Minha família tem um sítio e as vezes preciso levar algo pra lá e o acesso é meio ruim, por isto acabamos comprando esta belezinha. Atualmente ela está com tração 4x2 com reduzida, mas já tem rodas livres na frente. Me parece que tinha tração 4x4 e foi retirada. Aparentemente só falta o diferencial.
    Estamos reformando e recuperando (meu pai e eu) em casa e estamos com alguns problemas:
    1. No asfalto, em aclives "leves" perde muita potência.
    2. Apanha para desenvolver, chega a 70 / 80 km/h (o que está mais do que bom pra gente poder levar o que precisamos de casa até no sítio e vice-versa) mas com muito esforço. Sem dizer que se treme toda, não sei se tem haver com a direção ou o que.
    3. Está estercendo muito pouco, 2.5 voltas (do volante) para cada lado só que na roda vira muito pouco.
    4. O motor parece bom, mas algo não está 100% na queima de combustível, está soltando aqueles famosos "peidos" no escapamento (já troquei velas, cabos de velas, limpeza do carburador).

    Configuração:
    Motor original 6cc
    Tração 4x2 com reduzida
    Transmissão 4 marchas (no chão, não sei correto o fabricante/modelo e se é original)
    Pneu lameiro na traseira e liso (com roda livre) na dianteira.

    Gostaria de saber se alguém sabe o que posso fazer para poder rodar com ela no asfalto mantendo uma média entre 60 e 80 km/h sem danificar a parte de transmissão e tração.
    E sobre estes outros probleminhas.

    Ps.: Já achei alguns tópicos sobre o problema de estercer pouco, estou verificando e se conseguir resolver posto aqui.

    Abraços

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Samerus Ver Post
    Olá pessoal!

    Recentemente comprei uma F75 1976, motor original 6cc e câmbio 4 marchas (não sei se é original). Depois com mais tempo quero postar umas fotos e a história da compra dela (foi bem inusitada).
    Minha família tem um sítio e as vezes preciso levar algo pra lá e o acesso é meio ruim, por isto acabamos comprando esta belezinha. Atualmente ela está com tração 4x2 com reduzida, mas já tem rodas livres na frente. Me parece que tinha tração 4x4 e foi retirada. Aparentemente só falta o diferencial.
    Estamos reformando e recuperando (meu pai e eu) em casa e estamos com alguns problemas:
    1. No asfalto, em aclives "leves" perde muita potência.
    2. Apanha para desenvolver, chega a 70 / 80 km/h (o que está mais do que bom pra gente poder levar o que precisamos de casa até no sítio e vice-versa) mas com muito esforço. Sem dizer que se treme toda, não sei se tem haver com a direção ou o que.
    3. Está estercendo muito pouco, 2.5 voltas (do volante) para cada lado só que na roda vira muito pouco.
    4. O motor parece bom, mas algo não está 100% na queima de combustível, está soltando aqueles famosos "peidos" no escapamento (já troquei velas, cabos de velas, limpeza do carburador).

    Configuração:
    Motor original 6cc
    Tração 4x2 com reduzida
    Transmissão 4 marchas (no chão, não sei correto o fabricante/modelo e se é original)
    Pneu lameiro na traseira e liso (com roda livre) na dianteira.

    Gostaria de saber se alguém sabe o que posso fazer para poder rodar com ela no asfalto mantendo uma média entre 60 e 80 km/h sem danificar a parte de transmissão e tração.
    E sobre estes outros probleminhas.

    Ps.: Já achei alguns tópicos sobre o problema de estercer pouco, estou verificando e se conseguir resolver posto aqui.

    Abraços
    Samerus,

    Primeiro parabens pela compra..

    Vc ja chegou devendo fotos da sua F..kkk

    Quanto a andar o motor original BF 161 para pista é fraco mesmo... ele é um motor de força..
    Outra coisa vc precisa ver que relação coroa e pinhão ela esta usando.
    Quanto ao cambio 4 marchas é original sim, só que ra na coluna e o antigo dono deve ter colocado no assoalho, mas isso sem problemas.

    No mais manda foto e vamos esperar os amigos falarem...
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Marco-Maga Ver Post
    Samerus,

    Primeiro parabens pela compra..

    Vc ja chegou devendo fotos da sua F..kkk

    Quanto a andar o motor original BF 161 para pista é fraco mesmo... ele é um motor de força..
    Outra coisa vc precisa ver que relação coroa e pinhão ela esta usando.
    Quanto ao cambio 4 marchas é original sim, só que ra na coluna e o antigo dono deve ter colocado no assoalho, mas isso sem problemas.

    No mais manda foto e vamos esperar os amigos falarem...
    Marco, boa noite.
    Obrigado pela resposta.
    Poisé, eu sei que se melhorar velocidade vou perder um pouco de força mas preciso poder rodar pelo menos a uns 70/80 sem forçar muito. E para o que eu preciso vai sobrar força ainda.

    Fui lá fora agora, peguei uma lâmpada e me joguei embaixo dela hehehe.
    A plaqueta no diferencial diz ser: 4,89:1
    Alguém pode me indicar se este está "bom" ou se há um diferencial mais adequado para o que eu preciso?

    Abaixo algumas fotos da "Erica" já mostrando serviço no terreno... (depois da parte difícil, andando no gramado macio hehehe)
    F75 1976 para reformar-dsc02359.jpgF75 1976 para reformar-dsc02360.jpgF75 1976 para reformar-dsc02361.jpg

    Abraço a todos...
    Vlw

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Samerus Ver Post
    Marco, boa noite.
    Obrigado pela resposta.
    Poisé, eu sei que se melhorar velocidade vou perder um pouco de força mas preciso poder rodar pelo menos a uns 70/80 sem forçar muito. E para o que eu preciso vai sobrar força ainda.

    Fui lá fora agora, peguei uma lâmpada e me joguei embaixo dela hehehe.
    A plaqueta no diferencial diz ser: 4,89:1
    Alguém pode me indicar se este está "bom" ou se há um diferencial mais adequado para o que eu preciso?

    Abaixo algumas fotos da "Erica" já mostrando serviço no terreno... (depois da parte difícil, andando no gramado macio hehehe)
    F75 1976 para reformar-dsc02359.jpgF75 1976 para reformar-dsc02360.jpgF75 1976 para reformar-dsc02361.jpg

    Abraço a todos...
    Vlw

    Samerus,

    Bela viatura..
    Acho que deve ser 9x44..
    O problema de andar a 80 é o motor..

    A minha é OHC 4cc eu consigo andar nos 80 pq ó motor da minha como dizem é de pista e o BF 161 é mais para trabalho, mais reduzido.

    E olha que estou com pneus pesados 33" e com corroceria de madeira que pesa mais que a sua de lata.
    Vamos trocando ideias e ver o que os amigos falam...
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Marco-Maga Ver Post
    Samerus,

    Bela viatura..
    Acho que deve ser 9x44..
    O problema de andar a 80 é o motor..

    A minha é OHC 4cc eu consigo andar nos 80 pq ó motor da minha como dizem é de pista e o BF 161 é mais para trabalho, mais reduzido.

    E olha que estou com pneus pesados 33" e com corroceria de madeira que pesa mais que a sua de lata.
    Vamos trocando ideias e ver o que os amigos falam...
    Marco, obrigado.
    Pretendo deixar esta viatura mais bonita ainda, depois de ajeitar a parte mecânica primeiro, quero ver a tampa da carroceria que está adaptada e feia (quero ver se consigo uma mais próxima da original). E depois dar uma lustrada pra deixar brilhando. Hehehe
    Pesquisei um pouco sobre diferencial (pois não conheço quase nada de mecânica) e achei dois links interessantes pra quem quer saber um pouco mais sobre o funcionamento do diferencial:
    Descritivo (pra quem gosta de ler): Oficina e Cia - Biblia do Carro
    Vídeo (antigo da GM mas muito bem explicado e pra quem gosta de ver a bodega funcionando):
    Enfim, o que eu não consegui entender direito é qual a diferença entre os diferenciais, por exemplo, entre o 4,89:1 e o 5,38:1.
    Eu entendi que, para o 4,89:1, quer dizer que o eixo de transmissão completa 4,89 rotações por cada rotação das rodas. Mas o que não entendi foi: qual a diferença entre dar 4 ou 5 rotações para cada rotação da roda, quanto mais rotações mais leve ou quanto menos rotações mais leve? Acho que quanto mais rotações mais leve e menos força, ou seja, um 5,38:1 anda mais rápido e tem menos força é isto ou entendi errado?
    E 9x44 não é o mesmo que 4,89:1 ?
    Além disso, apesar de ser um motor de "força" como se diz, não consigo (mudando a transmissão e diferencial) transformar esta força em um pouco mais de velocidade?

    Obrigado pela ajuda.
    Vamos trocando informações.
    Abraço

    Ps.: Vi em outros tópicos a sua viatura ("Trovão azul" é isto?), também é uma bela viatura... Vlw

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Samerus Ver Post
    Marco, obrigado.
    Pretendo deixar esta viatura mais bonita ainda, depois de ajeitar a parte mecânica primeiro, quero ver a tampa da carroceria que está adaptada e feia (quero ver se consigo uma mais próxima da original). E depois dar uma lustrada pra deixar brilhando. Hehehe
    Pesquisei um pouco sobre diferencial (pois não conheço quase nada de mecânica) e achei dois links interessantes pra quem quer saber um pouco mais sobre o funcionamento do diferencial:
    Descritivo (pra quem gosta de ler): Oficina e Cia - Biblia do Carro
    Vídeo (antigo da GM mas muito bem explicado e pra quem gosta de ver a bodega funcionando):
    Enfim, o que eu não consegui entender direito é qual a diferença entre os diferenciais, por exemplo, entre o 4,89:1 e o 5,38:1.
    Eu entendi que, para o 4,89:1, quer dizer que o eixo de transmissão completa 4,89 rotações por cada rotação das rodas. Mas o que não entendi foi: qual a diferença entre dar 4 ou 5 rotações para cada rotação da roda, quanto mais rotações mais leve ou quanto menos rotações mais leve? Acho que quanto mais rotações mais leve e menos força, ou seja, um 5,38:1 anda mais rápido e tem menos força é isto ou entendi errado?
    E 9x44 não é o mesmo que 4,89:1 ?
    Além disso, apesar de ser um motor de "força" como se diz, não consigo (mudando a transmissão e diferencial) transformar esta força em um pouco mais de velocidade?

    Obrigado pela ajuda.
    Vamos trocando informações.
    Abraço

    Ps.: Vi em outros tópicos a sua viatura ("Trovão azul" é isto?), também é uma bela viatura... Vlw
    Amigo,

    Mesmo vc trocando a relação duvido que com esse motor vc consiga uma velocidade maior.

    A minha como disse é motor OHC 4cc original, ele tem mais torque que o BF 161 que é o seu.. Consigo andar a 80,90 e as 100.. e olha que troquei a relação que estava nela, tirei uma 9X44 e coloquei uma 8X43, como pode ver no meu tópico;;
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ru...ma-f-75-a.html


    Ja tive uma como a sua e não passava de 60 e 70, quando queria andar mais ela tremia toda..kkk

    Mas na força tinha muita...
    Tb não entendo muito de mecanica, mas tenho um amigo aqui perto do sitio que é fera nisso, ele que mexe na minha...

    Bem veja meu tópico e vamos nos falando..
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

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