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  • #1
    Usuário Avatar de Celsogvs
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    F75 - Troca de motor de opala 4 cc por um de 6 cc




    Pessoal,

    Tenho uma F75 ano 72 que está com um motor opala 4 cc e cambio de chevete, mas para trilha eu prefiro muito mais o motor de 6 cc e estou pensando em trocar.
    Meu atual motor está muito bom, mas como disse, pra trilha prefiro o 6 cc.

    Alguém aqui já fez esta troca ou sabe passar alguma informação útil?

    Será se o cambio de chevete aguenta o 6 canecos?
    A capa seca é a mesma?
    A embreagem é a mesma?

    Alguma outra dica?

    Desde já obrigado.

    Celso

  • #2
    Usuário Avatar de Sonhador
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    nos documentos esta registrado a potencia do motor?
    Pois se mal me engano o detran limita o aumento de potencia somente em 10%

  • #3
    Usuário Avatar de Celsogvs
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    Pretendo fazer vistoria no Imetro e regularizar junto ao Detran.

  • #4
    Usuário Avatar de Sonhador
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    http://www.denatran.gov.br/download/...AN_1100_11.pdf

    item 3
    Alteração de potência/cilindrada. Qualquer diminuição e aumento até 10% superior ao original

  • #5
    Usuário Avatar de insane4x4
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    Capa seca, embreagem, motor de arranque, da pra você usar tudo que está no 4 cilindros. Agora se aguenta o 6 canecos? Sinceramente, não sei. Vai pintar gente aqui falando que aguenta, vai pintar alguns afirmando que não, mas que já vi cambio de chevette até com motor de silverado, já vi. No final das contas, acho que compensa, pois se o câmbio quebrar, pelo preço de outro, da pra jogar fora e colocar outro no lugar.
    Até mais.

    Citação Postado originalmente por Celsogvs Ver Post
    Pessoal,

    Tenho uma F75 ano 72 que está com um motor opala 4 cc e cambio de chevete, mas para trilha eu prefiro muito mais o motor de 6 cc e estou pensando em trocar.
    Meu atual motor está muito bom, mas como disse, pra trilha prefiro o 6 cc.

    Alguém aqui já fez esta troca ou sabe passar alguma informação útil?

    Será se o cambio de chevete aguenta o 6 canecos?
    A capa seca é a mesma?
    A embreagem é a mesma?

    Alguma outra dica?

    Desde já obrigado.

    Celso

  • #6
    Usuário Avatar de akio nishikawa
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    Se não me engano, a capa seca do opala 4 cilindros não dá pra ser reaproveitada no opala 6 cilindros. A Minha está com a capa seca da C10, câmbio da C10 3m, volante e embreagem da C10. Anda muito bem nas trilhas.

  • #7
    Usuário Avatar de insane4x4
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    Da C10? Dúvido muito, acho que fez confusão aí. C10 usa motor chevrolet brasil 4.3 e essas peças não são intercambiáveis com o GM 151. Para usar cambio de C10 no motor opala se usa capa seca, volante, cremalheira, embreagem das A10/A20/C20/Silverado 4.1, inclusive o focinho do arranque também é diferente.

    Citação Postado originalmente por akio nishikawa Ver Post
    Se não me engano, a capa seca do opala 4 cilindros não dá pra ser reaproveitada no opala 6 cilindros. A Minha está com a capa seca da C10, câmbio da C10 3m, volante e embreagem da C10. Anda muito bem nas trilhas.

  • #8
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    Este motor antigo saiu nas C-10 até meados de 80 depois eram os motores de opala 4 e 6 com comando diferente (maior abertura privilegiando o torque) e embreagem de 11" onde também mudava o acionamento da embreagem e o motor de arranque, tem a capa seca da A/C-10/20 que tem a furação destes motores de opala e que servem para os 4.1i das ultimas A/C-20 e silverado e também para os vortec 4.3 e mais alguns.

    Citação Postado originalmente por insane4x4 Ver Post
    Da C10? Dúvido muito, acho que fez confusão aí. C10 usa motor chevrolet brasil 4.3 e essas peças não são intercambiáveis com o GM 151. Para usar cambio de C10 no motor opala se usa capa seca, volante, cremalheira, embreagem das A10/A20/C20/Silverado 4.1, inclusive o focinho do arranque também é diferente.

  • #9
    Usuário Avatar de akio nishikawa
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    Exclamation

    É isso mesmo Georgevalle, não fiz confusão, tenho 02 veículos com esse motor, uma caravan 1979 e a F75, também tenho outro motor desses desmontado, quem sabe para um futuro projeto. Acompanhei a adaptação desde o início passo à passo, inclusive procurei e negociei as peças. Quanto ao motor de arranque do opala 6 cilindros é diferente mesmo, não pode ser utilizado o do opala 4 cilindros, ele realmente é bicudo e as furações não batem. Aqui no forum tem os vídeos que fui postando, na adaptação do motor da minha F75. Abraço!
    4X4 Brasil Razão: complementação de informações

  • #10
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
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    Celso troca e seja feliz;;; quanto regularizar no detran... pra que... se é esta do seu avatar esta bem irregular não...cuta. casamba e parachoque nao original kkk para trilha fica ótima...

  • #11
    Usuário Avatar de insane4x4
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    Se fosse assim, não existiriam tantos CJ, F75 e Rural com motores muito mais potentes, inclusive, regularizados nos documentos das viaturas. A legislação está aí, mas no país em que tudo "dá-se um jeito", infelizmente não é seguida ao pé da letra.

  • #12
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    Só tirar um e colocar outro, capa seca, embreagem, motor de arranque, tudo igual, acredito que vai ter problema é de espaço, pois para colocar o motor 6 do opala ou recortam a lata para o motor encaixar na cabine ou muda a 1ª travessa do chassi e o radiador coloca dentro do bico (fiz assim na rural com o radiador do opala 6), quanto à caixa tem cheveteiros que afirmam que a caixa aguenta (tenho dúvidas), outro fusível é a reduzida que é fraca para este motor, se conselho fosse bom seria vendido e não dado...
    Com a grana que vai investir na troca dá um up neste motor ou pega outro 4 meia vida e prepara ele para 2.8 e mais algumas coisinhas (vai chegar perto da potência do 6 com o peso do 4).
    Porém nunca vai ter o ronco do 6...

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