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Convex Datacenter
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  • #13
    Usuário Avatar de otaviofilho
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    Wallace, SE eu preferisse bancos como os que vc está mencionando, e mantivesse o banco do meio inteirisso, o acesso para os passageiros desta última fileira teria que se dar pela porta traseira, que no caso da Rural é muito mais difícil do que em Pajero e Defender. A minha Rural, além de muito mais alta do que os veículos citados, tem a porta traseira que abre parte para baixo e parte para cima, dificultando muito o acesso. Do jeito que estou fazendo, creio que ficará mais confortável para entrar. A não ser que eu colocasse algum tipo de "degraus" no parachoque traseiro e também modificasse a abertura da tampa para abrir para cima ou para a lateral, encarecendo e dificultando e muito todo o trabalho.
    Além disto, na minha opinião os bancos do Classe A são bem mais confortáveis do que os laterais da Defender. E não sei por quanto se compram estes laterais, mas os do Classe A eu paguei R$500 no jogo em tecido.

    De qualquer forma, não deixa de ser uma dica.

    Abraços,
    Otavio-NCABC-PU2YBF
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  • #14
    Acho que se pagar caro nos da Defender sai uns R$ 300,00 os dois (4 lugares), só não sei se cabe na Rural.

  • #15
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Citação Postado originalmente por otaviofilho
    Estarei fazendo um suporte de estepe para alojar o bendito embaixo do carro, igual Blazer, Ranger, etc. Isto vai liberar meu porta-malas para o que farei na quarta-feira: Vou instalar um jogo de bancos do Mercedez Classe A. Os dianteiros individuais do Classe A vão no local onde hoje é o banco traseiro da Mafalda. Para que entre eles haja espaço suficiente para que uma pessoa "passe", será necessário fazer uma modificação na caixa de roda. Já o banco traseiro bipartido da Classe A vão para o porta-malas da Mafalda, e serão a terceira fileira.
    Fala Otávio!!!

    Se o estepe vai para baixo, onde foi parar o tanque??
    Tava aqui pensando... É só minha opinião, não se ofenda...
    Mas, que uso vc vai dar pra essa viatura? Não acho muito legal socar gente pra dentro, como numa lata de sardinhas... E esse troço vai ficar apertado. Olhando pela janela da Rural naquela foto, imagine a posição das pernas dos passageiros. Imagine o sufoco da velhinha, deve estar com as pernas torcidas pro lado (cx. de roda!) e nem janela tem! É claustrofóbico!
    Vc pretende viajar com todo esse povo? Não vai ter lugar para as mochilas. Colocar malas no meio dos bancos e passageiros, além de desconfortável é perigoso. Só com um bagageiro no teto! Que não tem nada de prático e eleva o centro de gravidade...
    Vc pretende fazer trilha/passeios? Arrume um bom guincho, dumas 12.000lb... Já pensou no peso da barca lotada?
    NHMO, isso só serve para fazer lotação, dentro da cidade... E pra isso, uma Besta é melhor...
    Se um dia eu tiver uma Rural ou Toyota (mesmo a Jipe Longo), vai ter só 4 bancos individuais... E quem ficar de fora, TMQSF...

    []'s parpiteiros...

  • #16
    Usuário Avatar de otaviofilho
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    Giovani, fica tranquilo. Como vc mesmo disse, opinião cada um tem a sua.

    E ainda acrescento que "em se tratando de jipe, cada dono faz o que quer no seu". hehehe...

    Uma Besta (além de mim?!?!) não resolveria meu problema pois preciso de tração, altura, potência, torque, robustez, etc.
    Otavio-NCABC-PU2YBF
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  • #17
    Usuário Avatar de otaviofilho
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    Segue relato da modificação...

    Segue abaixo a sequência em que os trabalhos foram realizados:

    4/Jul: Fui buscar a Rural na MCR (Tucuruvi). Foi feito um reforço no chassi, desde a parede de fogo até o parachoque. Nas pontas, duas travessas foram soldadas, uma delas bem reforçada onde o parachoque foi fixado e agora suporta guincho. Na outra, dois calços para a carroceria pois o original que deveria ir ali não existia e provavelmente foi retirado em função da adaptação da DH.

    5/Jul: Passei a manhã inteira na GRANPAR, uma empresa que só fabrica suporte de cilindro de GNV. O Chicão (chefe da fábrica) é quem ficou a manhã inteira desenvolvendo o suporte para os bancos traseiros bi-partidos. Procuramos imitar o esquema do assoalho do Classe A, para não ter que alterar a estrutura dos bancos e conseguir utilizar os recursos que eles originalmente possuem. Desta forma, rebater ou até retirar os bancos ficou muito fácil, igualzinho no Classe A. Terminamos os suportes perto do meio dia.

    6/Jul: Novamente passei a manhã na GRANPAR, mas agora para o Chicão desenvolver o suporte de estepe embaixo do carro. Ele já tinha metade pronto, que iria ser usado na caçamba de uma S10 mas o dono nunca veio buscar. Cortou e fomos medindo, soldando, até conseguir um resultado satisfatório. Como entre o estepe e o assoalho do carro há o tanque de combustível, o ângulo de saída ficaria muito baixo mas o engate já me fazia perder ângulo suficiente para que o estepe em nada me prejudicasse.

    7/Jul: Agora foi a vez do funileiro, o Wilson, que me fez o recorte na caixa de roda. Sem este recorte o bancos ficariam longe das janelas, e entre eles haveria apenas 5cm de espaço, impossibilitando o acesso dos passageiros ao banco traseiro. Retiramos 5cm de cada caixa, somente no local onde os bancos seriam encaixados. Retirei também o acabamento plástico do banco na lateral que ficaria perto da caixa, e o resultado ficou ótimo: 25cm de vão entre os bancos, espaço suficiente para um adulto como eu (1,80m; 87kg) passar sossegado.

    8, 9 e 10/Jul: Descanso, levar a mulher no shopping, as crianças no cinema e no McDonalds, churras na casa dos amigos, etc... afinal de contas férias são para isto.

    11/Jul: Na parte da manhã fui comprar os parafusos, o feltro, o revestimento emborrachado, o Wilson soldou o esquema de fixação do suporte de estepe e o mesmo já foi colocado lá embaixo. Como voltei na hora do almoço decidi deixar pra começar depois das 13hs. Arrancamos o banco traseiro e as laterais, raspei, varri e lavei o assoalho, fiz os novos furos para os bancos individuais e os furos dos suportes dos bancos traseiros. Neste último foram dois os maiores problemas: Alinhar os suportes pois os bancos (1/3 e 2/3) são separados, e os suportes também foram feitos separadamente. Outro problema foi para furar, já que o tanque fica logo abaixo do assoalho e pelo menos 3 parafusos ficariam inacessíveis para colocar a arruela e porca. Para isto, rebaixei o tanque uns 25cm soltando os dois parafusos de fixação traseiros e abaixando com o macaco jacaré, pois ainda tinha um meio tanque de alcool.

    12/Jul: Depois do café fui para o carro, passei massa veda KPO nos furos que não seriam mais utilizados e também nos cantinhos da parte que fica dentro do forro. Pintei uma mão bem grossa de bate de pedra, esperei secar, recortei e colei o feltro nas laterais, depois no assoalho inteiro desde o porta-malas até os bancos do motorista. Em seguida forrei com o emborrachado e o mais difícil foi cobrir a curva da caixa de roda, mas dei um jeito. Coloquei os forros laterais, parafusei os bancos individuais e encaixei os bancos traseiros. Aproveitei para forrar com feltro o piso do motorista e passageiro, e ainda sobrou um pouco de material. A bisnaga de silicone, o veda KPO e o bate pedra foram a conta certinha. Terminei umas 19hs mas ainda deu tempo de tomar uma ducha e ir para o encontro de SBC para encontrar os amigos e tomar um conhaque, mesmo com aquela puta dor nas costas de ter ficado dentro da Rural quase dois dias inteiros...

    Agora só falta colocar 4 cintos de segurança retráteis (nos individuais e nas pontas do traseiro), mas isto é simples de fazer.

    A primeira impressão é muito boa, os bancos não fazem nenhum barulho, parece que o carro saiu da fábrica com eles. O traseiro são fantásticos, só quem conhece um Mercedez Classe A sabe o que estou falando. A estrutura é ótima, os bancos tem escamoteamento acionado por 4 amortecedores, então basta puxar uma alavanca que qualquer criança empurra eles para cima com um dedo apenas. Originalmente o traseiro possui 3 posições de inclinação do encosto. Há quase 20cm de sobra de cada lado, o que permite que seja colocado do lado esquerdo o macaco jacarezinho e do direito, sobre a curva do bocal do tanque, uma pequena caixa de ferramentas. O feltro também ajudou a reduzir significativamente o barulho no interior do veículo. O conforto agora é muito mais próximo de um carro de passeio. E como na MCR as molas foram arqueadas e TODAS as buchas foram substituidas, e os 4 amortecedores são novos, não há barulho nenhum na suspensão.

    Assim que eu fizer a instalação dos cintos já começarei a providenciar a alteração da documentação junto ao Detran para colocar 7 lugares no documento do veículo, e poder viajar sossegado. Não acredito que terei problemas, pois o único inconveniente neste sentido seria a altura do assento até o teto que não poderia ser inferior a 65cm. De acordo com minha medição, da parte mais alta do assento até o teto são 80cm.

    Não faço trilhas radicais, só trilhas leves e passeios (veja meu avatar...), com no máximo travessia de riachos ou piscinões razos. Não é que eu não goste, mas é que o veículo não é apropriado para este tipo de trilha. Um dia penso em ter um CJ só para esta finalidade.

    E para quem fica se perguntando qual o objetivo desta alteração, viaje dentro de um Niva com 4 filhos + esposa e bagagem (veja última foto) que vc vai saber como é que eu me sentia antes!!!!

    Estou à disposição para o esclarecimento de dúvidas a respeito desta alteração, é só perguntar! E agora, escolhendo as fotos que estou publicando, elas não demonstram a menor fração do trabalho (gratificante) que esta alteração deu...

    Abraços,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Rural com 7 lugares (fui eu que fiz!)-sv300126_180.jpg   Rural com 7 lugares (fui eu que fiz!)-sv300120__3__202.jpg   Rural com 7 lugares (fui eu que fiz!)-sv300113__3__181.jpg   Rural com 7 lugares (fui eu que fiz!)-sv300109__2__151.jpg   Rural com 7 lugares (fui eu que fiz!)-sv300112__2__351.jpg  
    Otavio-NCABC-PU2YBF
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  • #18
    Usuário Avatar de otaviofilho
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    Só mais uma foto

    Abraços,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Rural com 7 lugares (fui eu que fiz!)-sv300128__3__106.jpg  
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  • #19
    Usuário Avatar de Dado
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    Olá pessoal não entendo muito mas se na Towner cabem 7 pessoas acredito que na rural tb dá para colocar.
    Vc pode colocar um jogo de banco da propria Towner

  • #20
    Usuário Avatar de Cícero Franco
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    Dado, o negócio é que tu tem que levar num agente do Inmetro para eles aprovarem a adaptação e depois homologar a alteração no Detran.

    []s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #21

    Bancos

    Seguinte galera... Se o problema é onde colocar as malas, vc's podem colocar bancos da S10 cab. ext. traseiros (dobraveis). Mas como toda adaptação tem suas qualidades e defeitos...
    - Proporciona espaço ou lugares ao mesmo tempo
    mas:
    - é um pouco desconfortável

  • #22

    7 lugares regularizada

    All:

    - Estepe embaixo do carro: abaixo do tanque ficaria muito baixo inviabilizando o uso no fora de estrada, dai um novo tanque foi projetado e instalado na mesma posição do tanque da Cachorro Louco e usando tubos mecânicos, a tranca da porta do Chevette e as travas e dobradiças da porta traseira da Doblô (um viva para os ferro velhos) foi feito um suporte para o estepe.

    - 7 lugares na Rural: usei bancos da Sprinter, o capoteiro fez alguns cortes para encaixar, realmente o espaço para bagagem fica reduzido mas cabem mochilas atrás do último banco.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Rural com 7 lugares (fui eu que fiz!)-7lugares_845.jpg   Rural com 7 lugares (fui eu que fiz!)-suporte2_319.jpg  

  • #23
    Usuário Avatar de André-4WD
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    Otavio:
    Poderia dar maiores dicas de como foi feito para colocares o guincho na mafalda? To pensando em por um 12500pro e to fritando os miolos para ver como faria. Se tiver fotos da adaptação, melhor!!
    gracias,
    Andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #24
    Usuário Avatar de otaviofilho
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    De novo...

    gALLera, boa tarde!

    Tô partindo para a mesma modificação na viatura atual, uma Band perua longa.

    Estou querendo fazer algo com a mesma qualidade, porém mais simples. Estou pensando em usar no porta-malas o banco da Land Rover Defender (vide foto anexo) ou da Fiat Doblo (com a mesma função). Só que daí o acesso para estes dois bancos teria que se dar pela porta traseira, já precisaria de um degrau, etc... Ou então, afasto o banco traseiro que tenho na Band hoje (Fiat Marea) bem encostado na porta traseira, e no meio coloco dois individuais, que até podem ser os dobráveis já citados...

    E o motivo de ter publicado novamente aqui é que se alguém souber dica de onde encontro os bancos acima citados, e puder fazer a gentileza de dar um toque, desde já agradeço.

    Um abraço!
    Rural com 7 lugares (fui eu que fiz!) Imagens Anexas Rural com 7 lugares (fui eu que fiz!)-bancos_land_1.jpg 
    Otavio-NCABC-PU2YBF
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