Postado originalmente por
Heldder F75
Senhores, primeiramente venho me apresentar:
Meu nome e Helder Augusto, sou um eterno apaixonado por motos principalmente as lendarias Tenere 600, Super Tenere, Cagiva Elefante e900, 750 etc... Mas entre elas a que mas se destacou foi as Tenere, motos de simples e baixa manutençao, motor ''big single'' um cilindro de 98 mm, com alta durabilidade para uma moto, grande autonomia em torno de 500 km. Foram produzidas no Brasil entre 88 a 92, ou seja, por pouco tempo, e em seguida foram substituidas pelas XT 600 ate os dias atuais. Sim possuo duas delas uma 88 e outra 89, quem tive curiosidades a motos e principalmente as Tenere e xt600 de uma plhada no forum:
http://www.forumxt600.com.br
Entao segue a minha grande duvida, recentimente assumi um armazem de construçao que possui entre sua frota trez F75, tentei ate me desfazer delas porem ate agora nao tive um bom resultado agradavel. Entao estou pensando muito, ao ponto de minha esposa ate se aborrecer comigo, rrsrsr: '' Novamente essa historia de concerta coisas velhas, ja nao basta essas motos e seus amigos que sujam minha casa de oleo e fazem um enorme barulho''. Na realidade nao tiro a razao dela, e o bonuz ou onuz de casar comigo, mas prometi que irei acabar com isso, mas agora nao, rsrs.
O estado das F 75 :
Uma 72 que apelidaram de Rebeca, como motor e caixa de opala 4 cilindro, chassi com trinca na frente proximo ao suporte do feixe de molas, cabine toda enferrajada sem condiçoes de reparo, carroceria de madeira.
Uma 73, a Nelira, como motor original seis cilindros roda no gas, caixa de opala com urna original, o motor esta fumaçando muito pelo suspiro porem tem muita força ainda, chassi ja quebrou proximo a cabine e a carroceria e foi muito mal reparado, cabine esta mais ou menos, carroceria de madeira.
Por fim a Moreninha, e a mais original, mal trabalhou no armazem e que e a mais facil de vendermos, motor e caixa original, cabine e carroceria em bons estados so precisando de reparos.
Todas elas sao 4x2. Estava na procura de uma Engesa com motor diesel, pesquisei muito a reforma de aalguns aqui no forum e estava decidido a procurar uma engesa para tal empreitada. Contudo apareceu essa oportunidade dessas F 75, estou pensando em ficar com uma e reforma-la para min, tenho a intençao de usa-la para tudo uso diario e fora de estrada, na realidade uso mais diariamente as Teteias(Tenere).
Pensei em uma transformaçao nessa configuraçao:
De 4x2 pra 4x4
Motor diesel de baixa manutençao e alta durabilidade, podendo ate perder em potencia e torque, preciso de algo economico e que me renda em torno de 100 e 120 km/h na estrada
Chassi bem seguro que suporte algo em torno de 800 Km, o pesso de trez motos e muita tralha, rsrs. Pensei ate em feixe de molas de Band e amortecedores de Ranger.
Caixa de reduçao, eixo dianteiro, e diferencial dianteiro pensei no original willys, mas tenho duvidas com relaçao a sua manutençao e adaptaçao
O resto iremos conversando ao pouco, as fotos logo logo postarei...
Abraços Heldder