registro: funcionou comigo
Olá colegas, registro que instalei e funcionou o Fet10 comigo sem problemas. Eu mesmo instalei rapidinho (uns 10-15 min.)
Só tive um pequeno contratempo na instalaćão, pois eu tinha retirado o fio positivo original da bobina (q vem da chave) e ligado o fio vermelho do fet 10 no positivo da bobina. Isto não é o correto. O certo é que o positivo da bobina fique com dois fios: o vermelho do FET 10 e o positivo que vem da chave. Assim o aparelho funciona. (vamos ver até quando he he)
Não tirei o condensador (na verdade não sei sequer se tem ele no sistema).
A bobina, nunca deve ser aquelas de ignićão eletrônica vermelha kw12v, códigos acima de 059. O certo é utilizar as prateadas (e12v / cod. 038) ou azuis (k12v / cod. 049).
Fica a dica para o BF161 original.
Tomare que funcione por um longo tempo.
T+
Daniel
registro: funcionou comigo
Além de usar a bobina correta, seria legal verificar a resistência da bobina, para ver se está dentro dos valores aceitos. Segue tabela dos valores:
Modelo / Resist. Primário / Resist. secundário
E 12 V / 3,1 ... 4,2 / 4,8 ... 8,2
K 12 V / 2,9 ... 3,8 / 6,5 ... 10,8
KW 12V / 1,2 ... 1,6 / 5,2 ... 8,8
Não adianta nada utilizar uma e12v com resistências assemelhadas às kw12v, pois estragará o módulo do mesmo jeito. Pela tabelinha acima percebe-se o porque de não pode utilizar as bobinas kw12v (elas "enchem" rápido demais).
Para medir, qq multímetro universal pode ajudar.
Primeiro é nescessáiro saber a resistência do próprio aparelho medidor (encostar um conector no outro - anote o valor e veja q nunca "zera").
Depois, para ver a resistência no primário, um conector no negativo da bobina e o outro no positivo, subtraindo do resultado o valor de resistência do medidor.
Para ver a resistência no secundário, um conector no negativo e o outro no conector do meio (saída para o distribuidor).
Obs: desligar os cabos na bobina antes disto.
T+
Daniel