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Convex Datacenter
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Resultados 25 a 36 de 70
  • #25

    Cool




    alguem ai anda com 11x43?

  • #26
    IDENTIFICAÇÃO DA RELAÇÃO
    Os diferencias da Rural sairam de fábrica com uma plaquetinha metalica de identificação com números estampados que indicam a relação do diferencial e numero dentes na coroa e pinhão. Se o diferencial ainda tem uma plaquetinha metálica fixado em um doi parafusos de fixação do lado direito da tampa do diferencial basta ler esta plaqueta que indicará o numero de dentes (Ex: 9/44) e a relação do diferencial (Ex: 4,89:1). A plaqueta tambem informa se o diferencial é do tipo anti-derrapante. Esta plaqueta fica facilmente visível do lado de fora do diferencial e basta olhar por baixo do veículo por tras para ver. Não é necessário desmontar para ver. Atenção: Se o diferencial já teve a relação modificado então a relação montada poderá estar diferente do valor da plaquetinha.

  • #27
    MEDIÇÃO APROXIMADA DA RELAÇÃO POR CONTAGEM DO NÚMERO DE VOLTAS
    Este metodo determina a relaçaõ aproximada do diferencial simplesmente contando a relação entre o número de voltas da roda (coroa) e do eixo cardan (pinhão). Este metodo serve tambem para confirmar se as informações na "plaquetinha" de identificação estão corretos.
    1. Estacione a Rural sem acionar o freio de mão e em ponto morto e colocar dois tijolos ou pedras como obstáculo para ela não andar para frente ou para tras.
    2. Levantar uma roda do eixo sendo medido com o macaco de modo que a roda gira livre.
    3. Marcar um ponto de referência no pneu e na carroceria usando giz, caneta ou fita adesiva.
    4. Com o auxilio de outra pessoa deitado em baixo do veículo você vai girar lentamente a roda e contar o numero exato de voltas que voce der. A outra pessoa vai contar o numero de voltas que o eixo cardã vai fazer.
    5. Depois de contar o numero de voltas da roda e do cardã fica fácil calcular a relação do diferencial. Como a outra roda estava parada no chão, houve uma multiplicação da relação causado pelas engrenagens planetarias então você tem que dividir o valor que voce mediu por dois ( ex: se a relação que voce contou pelo numero de voltas foi 9,8:1 então o valor correto seria 4,9:1). Depois de medir a relação desta maneira, verifique nos manuais e especificações de Rural e F-75 ou na tabela acima qual a relação mais proxima exata que voce tem porque o valor que voce mediu é apenas aproximado. A grande maioria das caminhonetes Rural tem relação 4,89:1. A F-75 ano 1970 com motor BF-161 tem relação de diferencial 5,89:1
    6. O resultado desta medição indireta é apenas aproximado e não deve ser considerado como definitivo para decisões importantes. Para uma medição exata siga o procedimento por contagem do número de dentes logo abaixo.

  • #28
    MEDIÇÃO EXATA PELA CONTAGEM DO NÚMERO DE DENTES
    Este metodo determina a relação exata do diferencial através da contagem do número de dentes na coroa e no pinhão.
    1. Estacione a Rural em local plano sem acionar o freio de mão e com o cambio em ponto morto. Calçar as rodas para o veícula não andar para frente ou para tras.
    2. Retirar primeiro o parafuso de abastecimento de óleo do diferencial. Soltar o parafuso dreno em baixo do diferencial e deixar o óleo velho escorrer num balde ou bacia. Aguardar alguns minutos até parar de escorrer óleo.
    3. Soltar os 10 parafusos de fixação da tampa do diferencial e remover a tampa. Se a tampa foi montado com cola ou então nunca foi desmontado pode ser necessário fazer força com uma ferramenta para soltar a tampa. Evite a entrada de sugeira e areia dentro do diferencial.
    4. Levantar uma roda do eixo com o macaco de modo que uma roda gira livre.
    5. Fazer uma marca num dente da coroa (engrenagem grande) . Girar lentamente a coroa com a mão atraves da roda que esta no ar e contar o número de dentas numa volta completa da coroa. Repetir a contagem três vezes para evitar erros de contagem.
    6. Fazer uma marca num dente do pinhão (engrenagem pequena). Girar lentamente o pinhão atraves do eixo cardã e contar o numero de dentes no pinhão. Repetir tres veses contando o número de dentes do pinhão para evitar erros de contagem. Em caso de duvida conte novamente o numero de dentes na coroa e pinhão até ter certeza porque um erro na contagem irá causar um grande erro no cálculo da relação.
    7. Anote numa folha todos os valores contados e tenha em mãos uma calculadora. Para calcular a relação do diferencial basta dividir o numero de dentes da coroa pelo número de dentas do pinhão. Por exemplo, se você contou 44 dentes na coroa e 9 dentes no pinhão então a relação será 44/9 = 4,89:1. Este valor será exato e deve corresponder exatamente aos valores especificados pelos fabricantes de eixos e veículos.
    RELAÇÃO = No Dentes Coroa / No Dentes Pinhão EX: 44/9 = 4,89

  • #29
    MONTAGEM
    9. Abaixar o macaco e a roda que estava levantada deixando o eixo nivelado e apoiado sobre o piso.
    10. Monte a tampa do diferencial usando uma junta de vedação nova. Antes, limpe a superficie de encosto da tampa e da carcaça do diferencial e aplique uma camada fina de graxa na junta de vedação. A junta de vedação em material tipo papelão pode ser facilmente adquirido em lojas especializadas em peças Willys ou caminhonetes que usam o mesmo diferencial. Evite a entrada de areia e sugeira dentro do diferencial durante a desmontagem e montagem.
    11. Encoste os parafusos da tampa e depois aperte os 10 parafusos de fixação da tampa do diferencial com um torque de 15 a 25 lb-pé (20,3 a 33,8 N.m)
    12. Coloque o parafuso dreno do diferencial e aperte.
    13. Abasteça o diferencial com o óleo novo do tipo correto SAE-90 GL-5 (especificação Ford ESW-M2C105-A) até o nível do furo de abastecimento. A capacidade de abastecimento do diferencial é aprox. 1,6 litros portanto voce deve adquirir 2 litros. O nível do óleo esta certo quando começa a transbordar óleo pelo furo de abastecimento que determina o nível correto. Em diferenciais do tipo anti-derrapante original de fabrica usar óleo com especificação Ford ESW-M2C101-A.
    14. Coloque o parafuso no furo de abastecimento e aperte.
    15. Pronto. Você ja pode rodar com a sua Rural. Após uma semana verifique possíveis vazamentos no diferencial e verifique o aperto de todos os parafusos incluindo o de abastecimento e dreno.

  • #30
    Comentários
    Depois de medir a relação você pode ter uma idéia se é ainda original comparando com a tabela nesta página. O eixo traseiro da Rural (Dana 44) é similar a eixos de outros jipes e caminhonets como Engesa, Troller, S-10, F-100, Jipe CJ-5, Itamaraty, Maverick, Galaxie etc... e algumas peças são intercambiáveis. Alguns detalhes como entalhados de semi eixos mudam conforme o ano de fabricação da Rural. A coroa e pinhão são fabricados como par casados na fábrica e devem ser sempre trocados juntos, mesmo que sejam usados. A montagem correta de um diferencial requer mão de obra especializada de quem conhece o assunto e ferramentas e instrumentos de medição especiais alem de especificações de montagem. A coroa e o pinhão são fornecidos com números gravados e que indicam a posição e folgas de montagem que devem ser obedecidos para evitar problemas como barulho e quebras. O Manual do Mecâncio Willys descreve o procedimento correto de montagem e ajuste. Você ainda pode adquirir jogos de coroa e pinhão novos em lojas especializadas Willys. Na Rural 4x4 a relação dianteira deve ser exatamente igual a relação traseira. O diferencial da Rural raramente apresenta problemas em uso normal com lubrificação correta e o meu diferencial de Rural 4x2 ano 1968 esta ainda original com 150.000km e nunca foi aberto.
    A modificação mais comum no diferencial da Rural é a instalação de uma relação "mais longa" para a Rural "andar mais" e ficar "mais econômica". Esta modificação aumenta a velocidade de cada uma das marchas mas tambem diminui a força em cada marcha e ainda afeta o velocímetro que passa a indicar uma velocidade menor. As relações originais de fábrica normalmente são bons para uso normal com o motor e cambio original. Normalmente a relação da transmissão permite ao veículo atingir sua velocidade máxima com o motor na rotação de potência máxima. Na Rural isso significa atingir uma velocidade máxima de aprox. 120km/h com o motor a 4400rpm. A fábrica Willys instalava relação mais "longa" somente nos modelos de Rural com motor mais potente do tipo 2600 (110hp) e 3000 (140hp) que tinham um torque aprox 20% a 50% maior na rotação de potencia máxima. Alguns proprietários de Rural 4x4 retiram o "miolo" do diferencial dianteiro de modo a desligar o eixo dianteiro para rodar exclusivamente em asfalto com mais economia e menos barulho.
    Algumas Rural, inclusive modelos 4x2, foram fabricados com eixo traseiro anti-derrapante que requer um óleo lubrificante especial. Em 1967 a fábrica Willys recomendava o óleo Texaco TL-3540 (1,8 litros) ou o óleo lubrificante ELCO-28 (1,7 litros) misturado com 113 gramas de aditivo ELCO No. 2 para uso nestes diferenciais. A Wilys recomendava ainda "nunca misture óleo de marcas diferentes no diferencial".

  • #31
    Usuário Avatar de zenzen 4x4
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    Tenho uma Grand Cherokee Limited 97,na qual substituí o Power-Train Original V8,por um da S10 2.8 95.O problema começou quando fui trocar os conjuntos de coroa e pinhão.A original era 41/11=3.73:1 o eixo trazeiro é Dana 44/3, então comprei um cj.Dana 44 rel. 45/11=4.09,e aí começou:O eixo do pinhão é mais fino:solução;Foi enluvado.A coroa é mais fina:solução:Foi feito um Anel no Torno.Depois de montado, o resultado foi decepcionante:O diferencial roncava,tiramos diversas vezes,e não tem jeito,continua com aquele chorinho.Até hoje está assim.
    Já o eixo dianteiro é Dana 30, mandei vir um cj. dos Sates.Era para ser a mesma relação,mas pra minha surpresa,é 41/10: 4.10:1Falam que não existe no mercado a mesma relação do Dana 44, que é 45/11:4.09:1 . E agora? Será que não vai dar problem esta diferença?,visto que mantive caixa de tração original da Cherokee,que tem tração permanente.

  • #32
    Citação Postado originalmente por zenzen 4x4 Ver Post
    Tenho uma Grand Cherokee Limited 97,na qual substituí o Power-Train Original V8,por um da S10 2.8 95.O problema começou quando fui trocar os conjuntos de coroa e pinhão.A original era 41/11=3.73:1 o eixo trazeiro é Dana 44/3, então comprei um cj.Dana 44 rel. 45/11=4.09,e aí começou:O eixo do pinhão é mais fino:solução;Foi enluvado.A coroa é mais fina:solução:Foi feito um Anel no Torno.Depois de montado, o resultado foi decepcionante:O diferencial roncava,tiramos diversas vezes,e não tem jeito,continua com aquele chorinho.Até hoje está assim.
    Já o eixo dianteiro é Dana 30, mandei vir um cj. dos Sates.Era para ser a mesma relação,mas pra minha surpresa,é 41/10: 4.10:1Falam que não existe no mercado a mesma relação do Dana 44, que é 45/11:4.09:1 . E agora? Será que não vai dar problem esta diferença?,visto que mantive caixa de tração original da Cherokee,que tem tração permanente.
    Zezem que fria que você entrou !!!!! Amigo não está dificil de resolver teu problema vamos-lá : no eixo traseiro e só colocar uma caixa alta que resolve teu problema. No eixo dianteiro creio que não terá problemas, desde que não ande com o diferencial bloqueado da caixa de tração no asfalto. Você mesmo disse que o sistema da cherokee e tração integral então enguanto estiver andando no asfalto e bom manter a roda livre desligada. Ví uma meteria aqui mesmo no forum dizendo que os engesas tem este mesmo problema de relação por conta do DANA44 na traseira e DANA30 na dianteira, que segundo informações existe uma pequena diferença igual a sua. Esse 0,1 de diferença as folgas da cruzeta, cardan, caixa de tração, semi eixos fazem esta diferença.
    OBS: Eu acho que as planetarias da caixa satelite da S-10(dana44-3) de 30 estrias serven na caixa satelite alta dos cjs de 19 estrias.

  • #33
    Citação Postado originalmente por zenzen 4x4 Ver Post
    Tenho uma Grand Cherokee Limited 97,na qual substituí o Power-Train Original V8,por um da S10 2.8 95.O problema começou quando fui trocar os conjuntos de coroa e pinhão.A original era 41/11=3.73:1 o eixo trazeiro é Dana 44/3, então comprei um cj.Dana 44 rel. 45/11=4.09,e aí começou:O eixo do pinhão é mais fino:solução;Foi enluvado.A coroa é mais fina:solução:Foi feito um Anel no Torno.Depois de montado, o resultado foi decepcionante:O diferencial roncava,tiramos diversas vezes,e não tem jeito,continua com aquele chorinho.Até hoje está assim.
    Já o eixo dianteiro é Dana 30, mandei vir um cj. dos Sates.Era para ser a mesma relação,mas pra minha surpresa,é 41/10: 4.10:1Falam que não existe no mercado a mesma relação do Dana 44, que é 45/11:4.09:1 . E agora? Será que não vai dar problem esta diferença?,visto que mantive caixa de tração original da Cherokee,que tem tração permanente.
    zenzen,

    O que ocorreu é que comprou uma relação diferente da que cabe na sua caixa satélite. O que vc deve fazer em vez de mexer na relação é trocar a caixa.

    Essa diferença pequena não será sentida. Pode usar...

    Abs

  • #34
    ZENZEN, pode ficar tranquilo meu queeerido!! Olha o meu caso: Troquei as ceps do TJ. Na traseira dana 35 é 37/9 ou 4.11 e na dianteira dana 30: 41/10 ou 4.10.

  • #35
    Usuário Avatar de zenzen 4x4
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    Agradeço as dicas,aos amigos acima, Danilo,Samukanvas e Marcelo!
    No caso de trocar a caixa de satélites baixa por uma alta,esta teria tb. 30 estrias? visto que os semi-eixos tem 30 estrias.Esta caixa poderia ser uma do tipo que se usa na Rural Dana 44?
    Um abraço à todos!.

  • #36
    Ou seja ZENZEN não existe para dana 30 e 35 nos USA a dana44 11/45 que é comum aqui. Mas essas anteriores se equivalem. Pode ficar tranquilo.

    No diferencial traseiro eu partiria para a opção de "cortar" trocar a bolota inteira. Pois pesquisando aqui no forum sobre uma relação para troller a gasolina com eixo dana 44, percebi que um colega nosso "moeu" 2 vezes as c&Ps até descobrir que muda o angulo de entrada do pinhão para o eixo dana 44 do Willys, em relação ao dana44 do troller a Gasolina que se não me engano é o mesmo caso do seu!
    O Colega nosso é o ZECA-CJ (toller a gasolina) procure ele e troque maiores informações.

    Ou menos gambiarra, seria importar um conjunto c&p 11/45 dana 44 do seu eixo!

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