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  • #1

    Ajuda para iniciante leigo - diferencial de rural




    Estou reformando uma rural com a ajuda de um mecânico não especializado no assunto. Acontece que desmontei os diferenciais e quando fui remontar (já trocando as peças) verifiquei que o diferencial da frente é menor do que o traseiro (acho que o da frente foi trocado). Então, abri a tampa do diferencial e contei os dentes da coroa, sendo que a dianteira tem 39 dentes e a traseira 44.
    A dúvida é: Posso andar desse jeito sem ter problemas mecânicos?
    Se eu ligar a tração, vai quebrar a caixa e as engrenagens?
    Se eu comprar uma coroa de 44 dentes para colocar na frente, vai caber, já que o diferencial é de tamanho menor?
    Para a coroa de 44 dentes pode ter pinhão com "tamanhos" (número de dentes) diferentes, ou é padrão?
    Bom, qualquer outra informação ajuda, ainda mais se evitar com que eu gaste mais dinheiro com essa reforma.
    Grato desde já.
    Perlinja2005

  • #2
    Citação Postado originalmente por PERLINJA2005 Ver Post
    Estou reformando uma rural com a ajuda de um mecânico não especializado no assunto. Acontece que desmontei os diferenciais e quando fui remontar (já trocando as peças) verifiquei que o diferencial da frente é menor do que o traseiro (acho que o da frente foi trocado). Então, abri a tampa do diferencial e contei os dentes da coroa, sendo que a dianteira tem 39 dentes e a traseira 44.
    A dúvida é: Posso andar desse jeito sem ter problemas mecânicos?
    Se eu ligar a tração, vai quebrar a caixa e as engrenagens?
    Se eu comprar uma coroa de 44 dentes para colocar na frente, vai caber, já que o diferencial é de tamanho menor?
    Para a coroa de 44 dentes pode ter pinhão com "tamanhos" (número de dentes) diferentes, ou é padrão?
    Bom, qualquer outra informação ajuda, ainda mais se evitar com que eu gaste mais dinheiro com essa reforma.
    Grato desde já.
    Perlinja2005
    Amigo

    Para se usar 4x4 os conjuntos coroa e pinhão devem ser identicos, se não eles rodarão em velocidades diferentes, e algo vai quebrar. Os conjuntos são sempre em duplas, coroa e pinhão com as quantidades de dentes certas um para o outro, não sendo possivel a troca, sempre vai funcionar o casal certo. Não anda com eles diferentes que é quebra na certa.
    Outra coisa, arruma outro mecanico, até um que não é especializado saberia ao menos te informar disto

    abraços

  • #3
    Obrigado pela ajuda.
    Vou tomar a devida providência.
    Abç.

  • #4
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    Cool

    Ola colegas...

    Como faz para saber se os diferenciais dianteiro e traseiro são identicos sem precisar desmontar?
    Estou terminando minha F75, não rodei ainda com tracao nas 4 porem dei uma testada de leve e notei que o carro "amarrou" muito entao desliguei com receio das relaçoes estarem diferentes...

  • #5
    kakiko,
    se não andou com a tração nas 4 rodas e está sentindo o carro amarrado não é problema de relação de diferencial diferente, pode ser marcha encavalada.
    Uma dica para sabera relação está em :
    http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/relacao.htm
    mas para ilustrar as relaçoes possiveis do jeep, rural e F-75 são:

    RELAÇÃO APLICAÇÃO DENTES COROA/PINHÃO
    4,89:1 Rural 4x2 std motor BF-161 1960-1972 44/9
    4,89:1 Rural 4x4 motor 2600 1967-1972 44/9
    5,38:1 Rural 4x4 motor BF-161 1967-1972 43/8
    4,27:1 Rural 4x2 motor 2600 1967-1972 47/11
    4,89:1 Rural 4x2 motor Ford 2300 1975 44/9
    4,89:1 Rural 4x4 motor Ford 2300 1975 44/9
    4,89:1 Rural 4x4 motor BF-161 4 marchas 1975 44/9
    4,27:1 Rural 4x2 motor BF-161 4 marchas 1975 47/11
    4,27:1 Rural 4x4 motor Ford 2300 4 marchas 1976 47/11
    5,89:1 F-75 4x2 motor BF-161 1970 53/9
    5,89:1 F-75 4x4 motor BF-161 1970 53/9
    5,38:1 F-75 4x2 motor 2600 ou 3000 1970 43/8
    5,38:1 F-75 4x4 motor 2600 ou 3000 1970 43/8
    4,89:1 Aero Willys motor BF-161 1963 44/9
    5,38:1 Jeep CJ-5 e CJ-6 motor BF-161 1960-1966 43/8
    5,38:1 Rural Jeep 4x4 motor BF-161 1960-1966 43/8
    5,89:1 Pick Up Jeep 4x4 motor BF-161 1960-1966 53/9
    5,89:1 Pick Up Jeep 4x2 std motor BF-161 1960-1966 53/9
    4,89:1 Rural Jeep 4x2 motor BF-161 1963 44/9
    4,89:1 Jeep CJ-5 motor BF-161 1973 44/9
    4,89:1 Jeep CJ-5/CJ-6 1967-1972 44/9
    4,09:1 Rural 4x2 Serie Especial 3000 1970 45/11
    4,09:1 Rural 4x2 Luxo motor 3000 1968 45/11

    Marcelo Caio

  • #6
    Usuário
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    diferencial

    Pra não ter dúvida, tira a tampa do diferencial e conta os dentes da corôa e do pinhão.Se não ligou a tração não tem como perceber se tem problema ou não...

    []´s


    Citação Postado originalmente por Kakiko Ver Post
    Ola colegas...

    Como faz para saber se os diferenciais dianteiro e traseiro são identicos sem precisar desmontar?
    Estou terminando minha F75, não rodei ainda com tracao nas 4 porem dei uma testada de leve e notei que o carro "amarrou" muito entao desliguei com receio das relaçoes estarem diferentes...

  • #7
    Usuário Avatar de Fontoura
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    Citação Postado originalmente por bajeiro do sul Ver Post
    Amigo

    Para se usar 4x4 os conjuntos coroa e pinhão devem ser identicos, se não eles rodarão em velocidades diferentes, e algo vai quebrar. Os conjuntos são sempre em duplas, coroa e pinhão com as quantidades de dentes certas um para o outro, não sendo possivel a troca, sempre vai funcionar o casal certo. Não anda com eles diferentes que é quebra na certa.
    Outra coisa, arruma outro mecanico, até um que não é especializado saberia ao menos te informar disto

    abraços

    E mais!
    Para saber se o casal (coroa e pinhão) é realmente casal, procure na lateral da coroa, numa parte lisa e polida um número escrito como se fosse à mão.
    Este número OBRIGATÓRIAMENTE tem que aparecer na outra peça.
    Se não tiver o mesmo número, não compra que vai quebrar. E o que quebra é a sua caixa (e provavelmente o bolso) rsrsrsrsrsrs... .
    E mais outra coisa importantíssima:
    Cuida o ajuste coroa/pinhão. não pode ficar enforcado e nem folgado.
    Melhor um cara que entenda do assunto.

    Abraços!
    nogueiras4x4@bol.com.br JUNTE SUA TURMA E AGENDE SEU PASSEIO OFF-ROAD! Alto Estilo!!!

  • #8
    Usuário Avatar de Kim
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    Para ajudar na relação.

    No eixo traseiro:
    Erga um pneu no macaco;
    Com uma fita crep, marque o pneu e o chão, para contar as voltas do pneu;
    Marque o cardam e o diferencial, para contar as voltas do cardam, mais marque onde possa olhar enquanto roda o pneu.

    Gire o pneu 1 (uma) volta, e conte quantas voltas o cardam dará.
    Se der duas voltas e quase meia, seria 2,44, que multiplicado por 2, seria 4,88 = 9x44 (pinhão 9, coroa 44) (44/9=4,88)

    Essa multiplicação por dois, é devido ao conjunto de planetárias.

    Na parte dianteira, procederá da mesma forma, só que não pode esquacer de ligar a RL.
    Se a RL for automática, não vai funcionar!

    Bem, nosso amigo CAIOROQUE já entregou tudo mastigado!

    O restante é com vcs.

    Abraços.

    Kim.

  • #9
    Gostei das dicas.
    Nesse final de semana eu resolvo o dilema.
    Abç.

  • #10
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    comprimento Diferencial Rural

    Boa noite, vi vocês tirando duvidas sobre diferenciais, tenho uma grande duvida, qual os comprimentos dos diferenciais da Rural e o Jeep

    e estou colocando na minha a relação 11/47 do eixo original da minha rural e o dianeiro troquei e coloquei tambem 11/47 e vai roda com cambio do chevete 5m.

    sera que vai presta?

  • #11
    Usuário Avatar de Pedrão B.
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    Citação Postado originalmente por Danillo Goiás Ver Post
    Boa noite, vi vocês tirando duvidas sobre diferenciais, tenho uma grande duvida, qual os comprimentos dos diferenciais da Rural e o Jeep

    e estou colocando na minha a relação 11/47 do eixo original da minha rural e o dianeiro troquei e coloquei tambem 11/47 e vai roda com cambio do chevete 5m.

    sera que vai presta?
    Fala Danillo!
    O comprimento não influecia na coroa e pinhão.
    Qual motor usa?
    Pois 11/47 é uma relação longa, e se usar um motor forte, o câmbio pode sofrer...
    []'s
    Ex-CJ5 '63
    Ex-Rural '67
    Gaiola '11 - Foi também...

  • #12
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Citação Postado originalmente por Danillo Goiás Ver Post
    Boa noite, vi vocês tirando duvidas sobre diferenciais, tenho uma grande duvida, qual os comprimentos dos diferenciais da Rural e o Jeep

    e estou colocando na minha a relação 11/47 do eixo original da minha rural e o dianeiro troquei e coloquei tambem 11/47 e vai roda com cambio do chevete 5m.

    sera que vai presta?
    Danillo. goias. Qual o motor que vc está usando? Motor Bf. 161. Se for a nossa está com esta configuração fica muito bom..Só que o cambio é o original 4 marchas.. Então com o 5 marchas do chevette deve ficar melhor ainda. Abraços.

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