Pessoal,

Este tema já deve ter sido debatido, mas não encontro nada conclusivo como resposta as minhas consultas e por isso abro este novo tópico.

Situação: Tenho uma Rural 1968 6cc 4x4 com câmbio 3M na coluna. Meu objetivo não é trilhas, portanto, nem a t-case seria tão necessária mas quero mantê-la para qualquer eventualidade!

Necessidade: Um câmbio, de preferência 5M, que seja compatível / adaptavel ao motor BF 161.

Alternativas : Inicialmente pensei no tal câmbio 5M do chevette, mas ouvi dizer (li aqui no forum) que não existia flanges de conexão com o MOTOR. Me ofertaram o câmbio de 5M da C20, mas com um investimento bem alto. Opção do câmbio 4M original, mas me disseram que é raro encontrar e caro.

Perguntas:
1- Desejando manter o motor original BF 161, quais seriam as opções de caixas com acoplagens conhecidas e disponíveis no mercado?
2- Quais os custos aproximados de aquisição do motor e/ou das flanges correspondentes?
3- Usando motor original, caixa 5M e pneus próximos dos 215x80x16 conseguirei soltar mais ou precisarei mexer na relação de diferencial para alongá-la para viagens?
4- Estarei sujeito a quebras com um conjunto assim?

Desde já agradeço pela paciência e respostas que venha a receber de vcs.

Grande Abraço
Ronny