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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Walther PPK
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    15/02/2005
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    Qual câmbio usar




    Prezados,

    Acredito que esta dúvida já possa ter afligido alguns dos colegas do fórum.
    Recentemente repotencializei a minha Rural 1965 com um motor Maxion S4TPlus da D 20 (Diesel off-course) antigo sonho.
    Estou usando a Tcase Willys, câmbio CL2215 da C20, diferencial 47x11, e direção hidráulica do Santana. Freio a disco nas 4 rodas, tanque da D 20 (plástico), pedaleira suspensa do Opala, hidrovácuo da F1000. Pneus 225x75x15 em rodas da F1000. Fechaduras do Fusca Itamar, etc...
    Tudo ficou "show de bola". A máquina "quase" voa.
    Entretanto, tenho receio do câmbio não aguentar o tranco. Seria melhor usar o da C10 (260 F 4 marchas) que, parece, foi usado nas D 20 mais antigas? Ou, usar o da própria D 20 mais recente?

    Abraços a todos e saudações ruralinas

    Walther PPK

  • #2
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
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    07/04/2005
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    confesso q pensei q itias falar da tcase..he..he..he...(seria a parte mais fraca q eu acho... se por venturaa incomodar parte para toyota bandeirante...
    a tua rural ja esta pronta(tudo q se sonha (de bom)numa rural tu tens...parabens aproveite...
    como vai usar mais estrada viagens coloca da 20 ou f1000 com 5 marchas aquela com a primeira curtissima são boas... para dia a dia trabalho e trilha é boa... se é para detonar em trilhas com esse motor a tcase vai estourar primeiro(falei antes na solução) e ai a da c10 3 marchas é indestrutivel... as 4 da c10 dependo do modelo eu acho(desconheço) mas as c10 q eu tive viviam incomodando isto q andava vazio...
    ...faz o seguinte espera para ver de repente no teu uso esta mesma aguenta...

    coloca foto da menina (Rural)para nós...

  • #3
    Usuário Avatar de Walther PPK
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    15/02/2005
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    Leonardo,

    Obrigado pelo elogio. Realmente a minha Rural está muito boa de estrutura e lataria, também de mecânica agora. A sua máquina (Camper) também é o sonho de consumo de muitos colegas do fórum, inclusive eu.
    Bem, voltando ao assunto do câmbio. Eu não sou de fazer trilhas. Uso a Rural para pescar e andar quando estou em Minas. Moro em São Paulo e deixo minha Rural no interior de Minas, na casa da minha mãe.
    O uso é de aproximadamente 90% asfalto e o restante barrancas do São Francisco. Mas, havendo necessidade eu coloco a "bruta" onde for preciso.
    Pensei no câmbio da C10 pela fama de indestrutível do mesmo.
    Quanto às fotos, da próxima vez que for à Minas tirarei algumas mostrando as alterações.

    Abraços e saudações ruralinas,

    Walther PPK

  • #4
    Usuário Avatar de Davi Gonçalves
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    30/07/2007
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    Citação Postado originalmente por Walther PPK Ver Post
    Leonardo,

    Obrigado pelo elogio. Realmente a minha Rural está muito boa de estrutura e lataria, também de mecânica agora. A sua máquina (Camper) também é o sonho de consumo de muitos colegas do fórum, inclusive eu.
    Bem, voltando ao assunto do câmbio. Eu não sou de fazer trilhas. Uso a Rural para pescar e andar quando estou em Minas. Moro em São Paulo e deixo minha Rural no interior de Minas, na casa da minha mãe.
    O uso é de aproximadamente 90% asfalto e o restante barrancas do São Francisco. Mas, havendo necessidade eu coloco a "bruta" onde for preciso.
    Pensei no câmbio da C10 pela fama de indestrutível do mesmo.
    Quanto às fotos, da próxima vez que for à Minas tirarei algumas mostrando as alterações.

    Abraços e saudações ruralinas,

    Walther PPK
    A solução p seu problema esta neste tópico do nosso colega Dalmo http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=62690
    é colocar e nunca mais ter problema, dependendo do uso ai seus semi eixos vao sofrer

    abraços

  • #5
    Usuário Avatar de fabiano caxias
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    acho que com pneus 225/75/15 ele não quebra tão cedo não.não preciza trocar nada e é so andar.
    mas se quer memso trocar eu tambem colocaria um do proprio motor com 5a drive ja.


    _________________-
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  • #6
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    Walther, primeiro parabéns pela viatura!
    Sobre a configuração o "fusível" desse conjunto que vc está usando é a T-case que vai te deixar na mão logo logo, não aconteceu ainda pq vc usa a viatura esporadicamente. Sobre o cambio clark 2215, é uma delícia de câmbio, um dos melhores em termo de precisão nas trocas e suavidade, porém, é um cambio projetado pra 27kgf/m de torque se não me engano e o canhão do ST4Plus tem bem mais que isso. As opções que te recomendaria seria um conjunto da band 4 ou 5 marchas ambos com Tcase com reduzida, 240V da D20 mesmo com transferência da band,PORÉM, essa adaptação dever mto criteriosa e feita de preferência por quem já fez.CUIDADO COM KITS PRONTOS na hora da instalação, sempre tem ajustes a serem feitos.
    Em tempo, tenho uma F75 com Q20B aspirado, Tcase willys, clark 2215A, pneu 265/75/16 que uso no dia a dia pra tudo. Já quebrei Tcase 3 vezes usando 4x2, no asfalto e sem carga.Desistí da Tcase Willys.

    abraço!



    Citação Postado originalmente por Walther PPK Ver Post
    Prezados,

    Acredito que esta dúvida já possa ter afligido alguns dos colegas do fórum.
    Recentemente repotencializei a minha Rural 1965 com um motor Maxion S4TPlus da D 20 (Diesel off-course) antigo sonho.
    Estou usando a Tcase Willys, câmbio CL2215 da C20, diferencial 47x11, e direção hidráulica do Santana. Freio a disco nas 4 rodas, tanque da D 20 (plástico), pedaleira suspensa do Opala, hidrovácuo da F1000. Pneus 225x75x15 em rodas da F1000. Fechaduras do Fusca Itamar, etc...
    Tudo ficou "show de bola". A máquina "quase" voa.
    Entretanto, tenho receio do câmbio não aguentar o tranco. Seria melhor usar o da C10 (260 F 4 marchas) que, parece, foi usado nas D 20 mais antigas? Ou, usar o da própria D 20 mais recente?

    Abraços a todos e saudações ruralinas

    Walther PPK
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  • #7
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    cambio

    Vai quebrar a Tcase independente de qual pneu usar.O cambio ZF com 5 drive que saiu nesse motor tb seria uma opção.


    Citação Postado originalmente por fabiano vitara caxias Ver Post
    acho que com pneus 225/75/15 ele não quebra tão cedo não.não preciza trocar nada e é so andar.
    mas se quer memso trocar eu tambem colocaria um do proprio motor com 5a drive ja.


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  • #8
    Usuário Avatar de Walther PPK
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    Pessoal,

    Realmente é legal postar nossas dúvidas aqui no site. As minhas não eram em vão. Verificando os dados do motor Maxion S4TPlus temos:
    Capacidade cúbica - 4.0 litros;
    Potência - 150 cv a 2.600 rpm;
    Torque máximo - 46,5 kg a 1.400 rpm;
    Rotação máxima - 2.800 rpm;
    Motor de baixa rotação e torque de sobra. O motor foi retificado recentemente (troca de camisas/pistões/anéis da International - eixo standard polido) e ainda tá amaciando.

    Conforme o Roger disse, o câmbio Clark foi projetado para 27 kg de torque. Tá sobrando aí, grosso modo, 19,5 kg. Tenho que ter muito cuidado para não ficar na estrada. O mecânico que fez a adaptação também acha que o câmbio não vai aguentar, mas acha que a Tcase aguenta se não fizer trilha.

    Quanto às adaptações, foi feita flange específica para a Tcase Willys por torneiro competente.

    Pretendo "buscar" um câmbio de D 20 (5 marchas) e a Tcase da Toyota.

    Outra dúvida, pessoal. Será que os diferenciais aguentarão a pancada? Rodei muito pouco com a Rural, aproximadamente 400KM e não constatei nada.

    Agradeço a todos pelas ótimas dicas e,

    Saudações ruralinas

    Walther PPK

  • #9
    Usuário Avatar de fabiano caxias
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    Citação Postado originalmente por Roger Nunes Ver Post
    Vai quebrar a Tcase independente de qual pneu usar.O cambio ZF com 5 drive que saiu nesse motor tb seria uma opção.

    tamo falando de pneu 225/75/15 ,vamo fala serio tche.
    essa mesma medida de pneu se usa um jipe cross onde o pessoal com tcase willys tira (exemplo aqui de caxias 3 vezes campeão da fenajeep)ate 320 cv na roda,acho q demora um pouco mais ate quebra uma tcase em uma rural de passeio com pneus desses sem recapage.

    ___________________
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  • #10
    Usuário Avatar de titimoser
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    Uma coisa eu sempre digo!
    Nao vai achar um cambio e t-case que nao quebrem!!!
    Sabendo usar nao vai quebrar!!!
    isso serve para qualquer cambio e t-case...
    Claro que tem uns que aguentam mais e outro menos!!
    Como o nosso amigo Fabiano disse, com esse pneu e só passeando näo vai quebrar...
    e umas patinadas nos dias de pescarias nao fazem mau só nao pode é dar "pegäo" na embreagem se nao nao tem cambio que aguente!!!

  • #11
    Usuário Avatar de fabiano caxias
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    era bem isso isso q eu devia ter dito hehe,realmente oq vc falou é o correto
    ldepende muito do motorista e a forma de condução.
    tem um amigo meu aqqui de caxias q andou quase dois anos com um cj motor 4cc opala turbo com a cx 4 marchas original willys e pneus torque 31'',usava em trilhas pesadas na epoca e nunca quebrou ,parece brincadeira né,mas pra não dar margem pro azar hj ele anda de motor c20 cx c10 hehe

    ________________
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  • #12
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