x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 35

Hybrid View

Fazendo ponta de eixo flutuante

Estou fazendo um serviço no eixo traseiro do meu jipe acho que ninguem deve ter feito isso por aqui e gostaria de ajuda dos participantes do forum:

Eu comprei um par de eixo da F-75 e no eixo traseiro eu tive que cortar para ficar com a mesma bitola da rural e a ponta de eixo ficou comprida (sobrou mais de 14 cm)e depois disso, eu tive a ideia de fazer a ponta de eixo flutuante.
    Na flange aonde apoia a roda eu fiz uma redução do diametro, eu igualei ao tamanho do cubo dianteiro e fiz a furação do cubo, e depois na ponta do outro lado que surgiu um fato estranho aconteceu que quando eu fui comprar o eixo ele estava sem a ponta do lado curto, e aí o cara que me vendeu o eixo não sabia qual ponta era a original e me entregou uma que estava jogada no canto sem medir, e por acaso ela era mais comprida então por sorte ela tinha cerca de uns 10 cm a mais que a original, então depois de muitos calculos eu tive a iniciativa de tornear e fazer as pontas flutuantes.
    Agora estou aguardando para o final de semana para terminar o serviço completo do jipe (fazendo regulagem de coroa e pinhão do diferencial dianteiro) e depois dar uma volta para ver se ficou bom.
    Estou curioso quanto ao resultado alguem sabe de algum caso igual a esse por aqui ????
    Dpois vou postar fotos delas uma esta com 84,5cm e a outra está com 74,5 , medindo do lado de dentro da flange a te a ponta.

Desativado
    Entrada
    05/12/2006
    Agradecimento: 1
    Legal!
    Seria interessante vc postar passo a passo o serviço, é bem construtivo aqui pro fórum.

Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimento: 1
    Já foi feito sim Danilo!!
    Já fiz dois eixos aqui na oficina de F75 flutuantes,um com cubo dianteiro da própria e outro com tudo de toyota band.
    Pro cj fica mais fácil pois sobra bengala pra usinar. Tenha atenção ao tratamento térmico na nas áreas onde perderam a dureza por conta da usinagem!!Boa sorte na empreitada!

Citação Postado originalmente por danilo di donato ferreira Ver Post
    Estou fazendo um serviço no eixo traseiro do meu jipe acho que ninguem deve ter feito isso por aqui e gostaria de ajuda dos participantes do forum:

Eu comprei um par de eixo da F-75 e no eixo traseiro eu tive que cortar para ficar com a mesma bitola da rural e a ponta de eixo ficou comprida (sobrou mais de 14 cm)e depois disso, eu tive a ideia de fazer a ponta de eixo flutuante.
    Na flange aonde apoia a roda eu fiz uma redução do diametro, eu igualei ao tamanho do cubo dianteiro e fiz a furação do cubo, e depois na ponta do outro lado que surgiu um fato estranho aconteceu que quando eu fui comprar o eixo ele estava sem a ponta do lado curto, e aí o cara que me vendeu o eixo não sabia qual ponta era a original e me entregou uma que estava jogada no canto sem medir, e por acaso ela era mais comprida então por sorte ela tinha cerca de uns 10 cm a mais que a original, então depois de muitos calculos eu tive a iniciativa de tornear e fazer as pontas flutuantes.
    Agora estou aguardando para o final de semana para terminar o serviço completo do jipe (fazendo regulagem de coroa e pinhão do diferencial dianteiro) e depois dar uma volta para ver se ficou bom.
    Estou curioso quanto ao resultado alguem sabe de algum caso igual a esse por aqui ????
    Dpois vou postar fotos delas uma esta com 84,5cm e a outra está com 74,5 , medindo do lado de dentro da flange a te a ponta.

Fiz o teste depois de pronto e as pontas ficaram exelentes, ate agora eu não ví nenhum problema apesar de não ter sido testado em rodovias a mais de 100km. Na foto detalhe da ponta encaixado no cubo, do lado direito eu não precisei de calço algum, mas do outro lado eu tive que colocar um espaçador que e ultilizado nas rodas livre original dos cjs.
    Vou ter que desmanchar o diferencial para dar a revisão dos 1000km e ai eu vou tirar as pontas e tirar fotos delas por inteiro.
    Desculpas pela sujeira e que tinha acabado de chegar da estrada de chão.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Fazendo ponta de eixo flutuante-imagem-rocsta-012.jpg  

Usuário Avatar de Adalberto Veiga da Silva
    Entrada
    08/04/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0

Show de bola!!!

Citação Postado originalmente por Roger Nunes Ver Post
    Já foi feito sim Danilo!!
    Já fiz dois eixos aqui na oficina de F75 flutuantes,um com cubo dianteiro da própria e outro com tudo de toyota band.
    Pro cj fica mais fácil pois sobra bengala pra usinar. Tenha atenção ao tratamento térmico na nas áreas onde perderam a dureza por conta da usinagem!!Boa sorte na empreitada!
    Pessoal, poderiam colocar mais detalhes!
    Pode ser fotos, passo a passo etc.... estou com um par de eixos da f75 e gostei da ideia!!!

Pergunta a redução é feita somente de um dos lados do diferencial?
    Abraços

Blz alberto?? Tem como vc medir as pontas?? Voce mede do lado interno da flange ate as estrias para ver o tamanho delas, no meu caso deu certo por conta que o eixo foi encurtadodo lado do tubo maior(meu eixo e da F-75 com bola deslocada), caso o teu seja o mesmo com bola deslocada e voce tambem for encurtar o eixo(para ficar com a mesma largura da rural)a ponta do lado maior ja fica bem para fora :deve ficar em torno de 14 cm para fora do eixo, e o cubo com a manga de eixo deve ter 11 cm, e ai pronto de um lado.

Lado curto: eu acho que a ponta ultilizada foi a da F-75 com bola central, ela foi trabalhada a usinagem da flange(como esta na foto postada) e foi reduzido o diametro da ponta para 30mm.

Assim que eu for mexer no diferencial eu tiro as fotos.

Aproveitando que estou desmanchando o diferencial tirei uma foto da ponta de eixo mostrando apenas a parte usida pelo torno. Antes de montar o diferencial vou tirar o jipe da garagem para tirar a ponta completa, nesse local não teve jeito algum por conta da garagem ser estreita.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Fazendo ponta de eixo flutuante-fotos-maquina-007.jpg  

Detalhes da ponta: nessa foto veja que onde a roda apoiava(flange)foi reduzida ao diametro dessa bolacha(mesma ultilizada no sistema da roda livre da f-75 e cjs) que vai junto ao cubo, apos reduzida a flange foi feita a furação e depois reparem na foto do topico anterior uma rebarba do lado de dentro da ponta, ela foi para ter uma cetralização perfeita.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Fazendo ponta de eixo flutuante-fotos-maquina-013.jpg  

Usuário Avatar de mpozzer78
    Entrada
    05/07/2007
    Local
    Balsas/MA
    Agradecimentos: 0
    Ae Danilão , estou ancioso pra botar as mãos no kit que vc esta me preparando , abraço brother !!!
    Marcos Pozzer !!

Citação Postado originalmente por mpozzer78 Ver Post
    Ae Danilão , estou ancioso pra botar as mãos no kit que vc esta me preparando , abraço brother !!!
    ok Marcos, neste topico ficou esclareciso como funciona o sistema de eixo flutuante. as suas pontas de eixo serão da Enfer.
    Abraço.

Usuário Avatar de Marco-Maga
    Entrada
    01/07/2008
    Local
    Santo Antonio do Pinhal/SP
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por usadãopecas4x4 Ver Post
    ok Marcos, neste topico ficou esclareciso como funciona o sistema de eixo flutuante. as suas pontas de eixo serão da Enfer.
    Abraço.

Danilo,

te mandei uma MP...
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 2
    Amigos, isso me interessa!
    Não faço trilhas mas não quero correr atrás da minha roda!!!!hehehe!
    NO caso da rural, o que mais precisaria, além dos semi-eixos, mangas e cubos dianteiros?
    Meu eixo é deslocado.
    E quanto está custando os eixos de f75?Compensa fazer a comprar, mesmo?
    Pergunto pq aparecem kits novos a 1300...
    Teria de sair bem barato para vale o esforço!

Muito boa iniciativa!!!
    Abraços

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem