x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
    Usuário
    Entrada
    09/06/2007
    Local
    brasil/OUTRO PAÍS
    Agradecimentos: 0

agua no oleo do bf 161

Amigos do forum, preciso da ajuda a respeito de um problema que ja esta me deixando sem paciencia, tenho uma rural com o motor bf 161, comprei ela a 1 ano, logo no inicio percebi q tava baixando a agua e indo pro oleo do motor, o nivel subia muito e ficava branco, como era de costume vi umas dicas do forum e, fui no mecanico, tirei o cabecote, ai comeco a surpresa, silicone vermelho dos dois lados da junta, mandei o cabecote pra retifica fazer analize (rachaduras), e plainar, o teste nao apresentou nenhum problema, apenas foi plainado.

montado novamente, feito o aperto pelo manual do mecanico (original que possuo), andou 2 meses legal, depois comecou a branquiar novamente, mais como tinha tb um pequeno vazamento no radiador, coloquei um frasquinho do popular *tapa taiö* , e por incrivel q pareça resolveu 2 problemas, o vazamento no radiador e o problema de agua no oleo.

6 meses tudo tranquilo, ate que comecou a estourar pelo carburador, la fui eu de novo, ao mecanico, e o mesmo me falou umas historias que nao me convenciam, entao troquei de oficina.

desmontado o cabecote, queimada a junta entre o 4 e 5 pistao, trocado a junta, mais 25 dias blz, ai de novo, agua no oleo

tira cabecote novamente, mandei pra outra retifica, examinado, nao encontrado nada, somente uma plainada novamente, segundo o cara coisa pouca.

montado novamente, o motor esta funcionando bem, tem forca e nao falha, existe um pouco de borra branca na vareta de oleo, mas segundo o mecanico seria um pouco de agua q pode ter ficado no filtro, pois nao foi esvaziado.

agora a minha duvida.

sera que tenho algum problema no bloco
    existe alguma peca, (bomba de oleo, bomba gasolina) que possa ocasionar esse problema, pois parece que a soluçao e sempre o tapa-taio
    vi que a descarga em vez de so assoprar ela faz um pouco de sucçao,
    pela tampa do oleo sai vapor com o motor em funcionamento.

gostaria da ideia de alguem, ou relato de fato semellhante, pois como ja disse esta quase virando rotina.

nao uso muito o veiculo, roda uns 100 km por mes, somente em passeios ou pescarias.

Usuário Avatar de jijoe_78
    Entrada
    22/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Ôpa!
    Blz Carlos?

Cara, o BF161 da minha Rural tb começou a um tempo atrás a puxar ar pelo escape ao invés de só soprar. O motor funciona irregular e nas acelerações ele vai falhando. Agora deu uma amenizada com regulagem de válvulas, mas o problema continua.
    Definindo a linha de raciocínio de que pelo escape ele só sopra, se está puxando ar é pq tem válvula aberta (ou problemas de vedação) ou junta de escape queimada/rasgada entre dois cilindros, escapando compressão de um para outro. Não tenho grana p´ra mandar o cabeçote para a retífica, por isso só acompanho o nível de água do radiador e de óleo.

Agora, o outro problema no seu caso, a água misturando no óleo, ou é problema de vedação entre as câmaras de água e de óleo ou problemas de camisa de pistão. No caso do bloco do motor, pode-se passar uma camada bem fina (fina mesmo) de óleo de motor e colocar um vidro por cima, aí vc consegue ver as falhas de empenamento. Se não tiver nada, é partir para ver o motor por dentro.

De qualquer forma, tem que analisar as duas peças juntas e não só o cabeçote.

Depois poste aqui a solução do problema!!!

[]´s!

Usuário
    Entrada
    09/06/2007
    Local
    brasil/OUTRO PAÍS
    opa Fabio,

blz, obrigado pelas dicas, ja estava achando q era somente eu que estava passando por esses maus bocados, hehehehe.

seguinte, peguei a viatura e andei uns 200 km com ela, forcei um pouco, carreguei lenha e ate puxei umas caixas de abelha... (com elas dentro) hehehe, e tive analizando direito, ela nao baixou nem aumentou o ooleo, e nem fico batido com ficava antes, apenas qdo vou ver o nivel, na vareta ela fica com uma borra nas laterais, meio amarelada, axo q deve ser borra de gasolina, na tampa o oleo fica um pouco tambem, outro problema q verifiquei e que ela esta jogando agua pelo respiro do radiador.

mais o importante que ela nao baixa o oleo nem aumenta, e a forca dela esta boa, nao falha em momento algum, na alta da gosto de se ouvir,
    amanha estarei levando ela de novo pra fazer um reaperto e regular as valvulas.

conversei com um amigo meu ele me falo o seguinte, que a borra pode ser do oleo, pois coloquei oleo usado do meu outro carro, tava com 3.000, nem tinha chegado a ficar preto, so pra ver se realmente ia misturar, e qto a agua e a succao da descarga pode ser a regulagem das valvulas...

se puderem me dar mais dicas agradeco, depois q tirar a viatura de la posto mais informacoes
    obrigado...

Usuário Avatar de jijoe_78
    Entrada
    22/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Ae Carlos!!!
    Ou Chuck Norris? Levando abelhas em caixa dentro da Rural? eh,eh,eh...
    Então, no caso da borra que vc percebe na vareta de óleo, pode ser sim por ter misturado com óleo do seu outro carro, principalmente se forem de especificações diferentes. MAS PELAMORDEDEUS, não faça isso de novo se não te entope um furo de passagem de óleo do motor e a nhaca tá feita. Claro que não é de uma hora p´ra outra, desde que o motor esteja limpo por dentro. O efeito é como o colesterol p´ro coração...
    Se o motor está funcionando bem em qualquer regime de rotação, então está ok. No caso de água ou vapor no escape, repare que é durante os primeiros minutos de funcionamento enquanto o motor esquenta comprovando que seu sistema de ingnição está muito bom. Caso persista um pinga-pinga de água do escape, é bom verificar se a gasolina não está com excesso de álcool e outras porcarias. Ou então vc mora em região muito fria e é normal mesmo o escape ficar baforando.
    Mas lembrando que estas considerações são válidas se realmente o carro não baixa água no radiador! E falando nele, é normal sim pingar água pelo "ladrão", pois a temperatura do motor aumenta a temp. da água e com isso também a pressão e disso tem o vapor. Pode reparar que se vc completar a água até a boca enquanto o motor funciona, quando desligar irá vazar uma boa quantidade para fora. O que ficar no radiador é a medida correta. Normalmente a água fica 1 cm abaixo da boca. Se mesmo assim ficar vazando pelo ladrão, verifique se a tampa está realmente vedando ou se está com a pressão correta da mola.
    []´s!
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de NMiller
    Entrada
    19/12/2011
    Local
    Rio de Janeiro e Volta Redonda/RJ
    Agradecimento: 1
    Olá!!
    Tenho um CJ5 73 de 6cc
    Puxei o tópico antigo, pois também estou com o mesmo problema! Água no óleo!!
    Está baixando muito o nível de água e o óleo está igual a doce de leite, com nível subindo......
    O fato é que o cabeçote foi retificado e a junta de cabeçote trocada por uma reforçada feita sobre medida de 4,5mm. Isto tudo feito ha pouco tempo e rodei apenas 150Km...
    Fiquei intrigado, acho que o problema é da junta e então perguntei ao mecanico quanto de aperto que foi aplicado? Resposta 5Kg de aperto!
    Acho que o problema está aí, pois comecei a investigar e vi que deve ser dado aperto e reaperto a quente com peso de 9Kg (60 a 70lbs/pé)..
    Apesar de tudo o motor apersentou ronco saudável, apenas trabalhando um pouco cansado posteriormente por causa do óleo que tem água...
    Pergunta aos veteranos, será que posso somente reapertar o cabeçote (conforme manual) e está pronto? Troco o óleo, filtro e blz!?
    Ou será preciso fazer tudo de novo? (retirar o cabeçote, verificar na retífica e colocar junta nova)??
    Será coisa mais grave?
    Obrigado.

Usuário Avatar de Mauro-F75
    Entrada
    24/09/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Carlossc
    Tem um teste bem facil de fazer, tire a tampa do radiador, tire a correia, que movimenta a bomba dágua, ligue o motor, se aparecerem bolhas de ar na boca do radiador é porque ta vazando ar pela junta do cabeçote e consequentemente entra oleo na agua tambem. É claro que esse é um teste rápido, não é pra ficar funcionando sem circulação de água por muito tempo...mas em 2 a 3 minutos vc ja vai notar
    Um abraço
    Mauro

Usuário
    Entrada
    09/06/2007
    Local
    brasil/OUTRO PAÍS
    Bom, já faz um tempo que passei por esse problema, mas o defeito estava no bloco, que estava empenado, relutei a testar o mesmo, mas quando foi para a retifica o defeito apareceu. Pra ter ideia estava empenado que a diferença era de uma folha de papel dobrada em 3 partes. Após plainar, coloquei a junta sabó, o motor tocou redondo até outubro de 2011, onde estourou os anéis. Agora coloquei um outro bf que tinha comprado quando o mesmo misturava o óleo. E este vou faze-lo com tempo, pois ainda possuo mais um bf de reserva, hehehe.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Kit Nacional = > Conversão Diesel X óleo Vegetal
      Por BIOCOM no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 34
      Última resposta: 05/10/2020, 17:47
    2. H-bio OBG a 0,65 o litro rodando oleo de girassol no motor diesel
      Por BIOCOM no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 92
      Última resposta: 12/06/2018, 00:17
    3. Temperatura da Água vs Temperatura do Óleo
      Por Fábio no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 2