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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de reslima
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    Cardan maciço - vale a pena??




    E ai gente, tudo certo?? dei uma pesquisada no fórum e não achei nada especifico sobre cardan maciço... vale a pena fazer um cardan maciço para o eixo dianteiro, utilizando uma ponta de eixo na confeccção?? é que a situação é a seguinte, vou utilizar um V8 292 e para o cardan não quebrar (o que vinha acontecendo com certa frequência com outro motor inclusive), pensei nessa possível solução, será que dá certo??
    já ouvi dizer que, neste caso especificamente, o cardan serviria meio como um "fusível ", ou seja, quando aplicasse muita força no motor e estivesse usando um cardan maciço (teoricamente mais dificil de quebrar) outros componentes do eixo iriam pro pau...
    será que é verdade??
    abs...

  • #2
    Usuário Avatar de akio nishikawa
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    Oi Reslima!
    Minha opiniao eh que sim, serve como um tipo de fusivel mesmo,afinal, acho que a troca de um cardan sai mais barato e da menos mao de obra que uma troca de diferencial, caixa,etc..

  • #3
    Usuário Avatar de reslima
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    acho que me expressei mal.. na verdade o cardan que teoricamente serviria de "fusivel" é o original (cano), e que com a colocação de um maciço outros componentes do eixo poderiam quebrar, entendeu??
    abs...

  • #4
    Usuário Avatar de akio nishikawa
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    Entendi sim, e acho que na minha opiniao, vc. deveria ficar com o original...

  • #5
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Citação Postado originalmente por reslima Ver Post
    acho que me expressei mal.. na verdade o cardan que teoricamente serviria de "fusivel" é o original (cano), e que com a colocação de um maciço outros componentes do eixo poderiam quebrar, entendeu??
    abs...
    Também tenho essa mesma dúvida.

    Vou colocar um GM 4.4 no meu jeep e tenho certeza eu o cardã não vai aguentar. Concordo com a idéia de que deixar o cardã original é melhor, pra evitar danos mais sérios. Mas e quando eu trocar os semieixos pelos da Ensimec? Poderia colocar um cardã mais forte?

    Tinha pensado em pegar um cardã de pickup e cortar, e fazer a flange igual ao do Jeep. Daria certo??

    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
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    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #6
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro Reslima!

    Outro dia eu e um amigo fomos a um ferro velho, para vermos uns cardãns de f75, pois o mesmo comprou uma e estava sem.

    O que pude notar, é que de três, dois eram ou pareciam ser maciço, com o mesmo diâmetro da espiga.

    Se quer confeccionar um cardâm, observe a dureza do metal, não exagere, pois realmente, o cardâm original realmente é um fusivel de ponta de eixo, então se o fizer com material muito resistente, provavelmente terá problemas.

    O que pode estar ocorrendo é que os cardâns que colocou anteriormente, tenham o material de dureza inferior à original. (parede de menor espessura).

    Não use uma ponta de eixo para confeccionar o cardam, use outro material, como ferro, pois se analisarmos, fica anterior à relação, então, a força aplicada é menor do que às das pontas de eixo.

    Abraços.

    Kim.

  • #7
    Citação Postado originalmente por reslima Ver Post
    acho que me expressei mal.. na verdade o cardan que teoricamente serviria de "fusivel" é o original (cano), e que com a colocação de um maciço outros componentes do eixo poderiam quebrar, entendeu??
    abs...
    só umass perguntass......
    quem é mais forte (resitente) ?????
    um eixo rigido, maciço ou um tubo???
    pino de pistão é maciço????
    pensem num eixo torcendo (torque) quem vai guentar mais, um tubo ou um maciço????
    onde o tubo vai quebrar????
    e o maciço vai quebrar onde????
    vo toma mais um gole de cachaça com butiá......

    fui.....

  • #8
    Usuário Avatar de reslima
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    acho que vou ver se acho um cano com a parede mais grossa do que a do cardan original e encontrando vou abandonar a idéia de cardan maciço (com pontas de eixo)...
    abs...

  • #9
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Citação Postado originalmente por fontana Ver Post
    só umass perguntass......
    quem é mais forte (resitente) ?????
    um eixo rigido, maciço ou um tubo???
    pino de pistão é maciço????
    pensem num eixo torcendo (torque) quem vai guentar mais, um tubo ou um maciço????
    onde o tubo vai quebrar????
    e o maciço vai quebrar onde????
    vo toma mais um gole de cachaça com butiá......

    fui.....
    Não me pergunte porque, mas o de tubo é mais resistente do que o maciço.

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #10
    os de tubos sao bem mais resistentes que os maciços...
    acho que é porque ele distribui a força em todo o conjunto e não num ponto especifico, correndo menos risco de entortar, vou pesquisar aqui qual a explicação fisica.
    Bruno Pedra
    Ford Explorer Jaca 4x4 - Maxxis Creepy 37"
    4.88 Gears - Eaton E-locker

  • #11
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Não me pergunte porque, mas o de tubo é mais resistente do que o maciço.

    []'
    Parece esquisito, mas penso assim: o tubo é mais resistente pq é mesnos resistente....EXPLICO: o tudo admite certas torções pq não é maciço. Ele tem certa flexibilidade, maleabilidade. O maciço não.
    []'
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • #12
    Usuário Avatar de Julio Militão
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    Citação Postado originalmente por fontana Ver Post
    só umass perguntass......
    quem é mais forte (resitente) ?????
    um eixo rigido, maciço ou um tubo???
    pino de pistão é maciço????
    pensem num eixo torcendo (torque) quem vai guentar mais, um tubo ou um maciço????
    onde o tubo vai quebrar????
    e o maciço vai quebrar onde????
    vo toma mais um gole de cachaça com butiá......
    fui.....
    Caros Amigos,

    Pelo que soube, o cardan tubular, ao invés do maciço se dá por economia de pêso e material (reduzindo custos), visto que a maior tensão ocorre justamente na superfície do eixo (tubo), sendo, portanto, desnecessário o seu "enchimento".

    Abraços

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