Leo, queria dar uma apimentada nele, mas demora muito para achar as peças e eu já tô sem paciência para ficar esperando, então vou com o que for mais rápido.
com certeza só to fazendo isso pq o motor já está parcialmente montado e o cara consegue todas as peças para mexer no maldito....fora que o carro continua andando enquanto isso...se tivesse que fazer com o motor parado. jamais o faria.
na parte de vendas de peças tem um tópico de um cara vendendo o kit completo para injetar o gm 151.....
Olá A Todos....sou Novato Aqki E Queria Saber Se Alguem Poderia Me Passar Algumas Dicas Impportantes.....tenho Uma Caravan 78 A Alcool....4cc....queria Colocar Um Kit Turbo Nela...o Que Realmente Seria Ideal Trocar...que ñ Gaste Muito Dinheiro Tb...rss....e Meu Carburador é Um Solex Duplo....é Bom Para Turbinar??....agradeço Desde Já....
Acho que vc consegue informações melhores nos foruns sobre Opala, procure no site:www.opala.com que tem muita informação....
Turbinar um motor que já vem sendo usado há algum tempo não é lá uma coisa muito recomendável já que o motor pode não aguentar.....o ideal é uma retífica completa antes de qq coisa....
depois, arranje um bom preparador na sua cidade ou nas proximidades, preparação é coisa séria e exige profissionais decentes...principalmente para regular tudo e te indicar a melhor turbina....ele vai te orientar sobre o carburador.
Olá A Todos....sou Novato Aqki E Queria Saber Se Alguem Poderia Me Passar Algumas Dicas Impportantes.....tenho Uma Caravan 78 A Alcool....4cc....queria Colocar Um Kit Turbo Nela...o Que Realmente Seria Ideal Trocar...que ñ Gaste Muito Dinheiro Tb...rss....e Meu Carburador é Um Solex Duplo....é Bom Para Turbinar??....agradeço Desde Já....
Estou reformando um Jeep 62 por completo, e a parte mecânica que vou colocar vai ser Motor de Opala 151S a gasolina já comprado, que pretendo mandar ele para retifica mais não pretendo mudar o combustível, gostaria de melhorar a sua potencia, como tive lendo no fórum, mais tem muita coisa para quem vai mudar para álcool, gostaria de saber sobre a taxa de compressão o que poderia fazer para melhorar, já vou trocar os pistão pelos retos, será que também tem que tira no cabeçote, e quanto tirar? E o comando será que o 151S já esta boa ou seria melhor colocar outro um pouco mais forte. Obrigado por enquanto.
Ae Pessoal ...aí Sidnei .. é Q é Mais Comum Turbinar Motores Gasolina E Aí Funcionam A Alcool , Mas No Caso Do Opala , Pode Ser Assim Mesmo , Já Ví Muito Opala Com Motor Alcool Rodar Gasolina.. Pode Mandar Bala ... Só Cuidado ..não Deixe Grilar Nem Dar Falta De Comb.. O Ideal é Colocar Um Hallmeter.. Aquele Que Mede A Mistura .. Num Custa Caro E Facilita E Muito O Acerto Do Motor...
Sobre A Turbina Foi Eu Quem Disse Q Era Pequena E Ainda Acho Q é ... Se Vc Quiser Tirar A Duvida Ligue Na Turbo Anhanguera E Pede Pra Eles Que Turbina Pode-se Usar .. Essa Turbina Q Vc Tá Pondo Aí Nos Põe Em Motores 1000 Aqui ... Hehe Qq Revista De Preparação Tem O Tel. Da Turbo Anhanguera..
A Respeito Do Rotor .. Deve Ser O Eixo Da Turbina .. Existe Um Monte De Tamanho De Eixo , Angulo De Alhetas ,tamanho De Rotores E Até Caracóis Maiores Q Dá Pra Mudar Na Mesma Turbina , Mas No Seu Caso Ela é Muito Pequena Mesmo ..
Ela Estar Baixa Não é Problema ,turbinei O Jeep Do Meu Primo .. é Um A.p. 2.0 E Pra Vc Ter Uma Ideia é Uma .50.. E Funciona Em Baixo D'agua Sem Problemas , Só Tem Q Ter Mangueiras Boas Pra Não Entrar Agua ...aquelas De Piscina Não São Boas ...boas São As Sanfonadas De Filtro De Caminhão Ou Caminhonetes ..
athos f,
Partindo desse principio: Motor gm 151 gas + Turbo, rodar com alcool, perguntolhe.
Montando eu um 151G, com:
- O vira do 153
- Bielas e pistoes do 4.1
- IE MI
- rebaixar o cabeçote, 1mm
- pretendo inutilizar o distribuidor com aquele esquema de duas bobinas
Terei uma boa taxa de compreçao para rodar no Alcool, tipo 12:1 / 13:1?
E uma configuraçao aconselhavel?
Meu motor e um 151 G, fumando, em breve terei de mexer nele, entao ...
tera mas se prepare pro resto que vira em consequencia disto "como aquecimento maior,e necessidade de um arranque mais forte"
sem falar que o motor (2.7)aprox.que esta fazendo vai girar "meio quadrado" pois o cambio tera que ser revisto em seu escalonamento pra conseguir aproveitar o novo diagrama de força do motor,sem falar na nova regualagem de carburaçao,filtro ar de maior vazao,etc....
em tempo tai como calcularem "TAXA DE COMPRESSAO"
Como o nome já diz é a razão de compressão que a mistura ar/combustível é submetida.
Teoricamente quanto maior a taxa de compressão, maior será a explosão e maior a potência, mas tudo tem um limite. O limite chama-se detonação.
Para se calcular a taxa de compressão temos que medir o volume total do cilindro e dividi-lo pelo volume menor.
Como?
Primeiramente, temos que ter uma pipeta graduada em cc’s para sabermos o volume da câmara de combustão do cabeçote, com a vela no lugar. Depois calculamos o volume total do cilindro quando o pistão esta no Ponto Morto Inferior. Então calculamos o Volume Menor que quando o pistão está no Ponto Morto Superior.
Volume do cilindro = Diâmetro x PI (3.141592) x Curso
Volume do Deck = Deck é a distância entre a cabeça do pistão no Ponto Morto Superior e a face do bloco. Sabendo-se esta distância, calculamos o volume do Deck, com a mesma fórmula.
O volume da junta comprimida Este volume da junta do cabeçote também pode ser calculado da mesma forma, algumas fabricantes já fornecem este valor.
Volume da cava = Caso o pistão tenha cava ou domo é necessário medir o volume da cava ou do domo para incluirmos neste cálculo.
Assim teremos:
Volume total = Volume do cilindro + Volume da junta comprimida + Volume da câmara de combustão + mais Volume do Deck + Volume da cava (ou – o volume do domo)
Volume menor = Volume da junta comprimida + Volume da câmara de combustão + mais Volume do Deck + Volume da cava (ou – o volume do domo)
Agora que temos os dois volumes, é só dividir um pelo outro e teremos a taxa de compressão exata do motor.
Para quem acha que nosso GM 151 "Iron Duke" é coisa do passado da uma olhada no link abaixo, ele se chama agora Vortec 3000, um motor utilizado para uso industrial e nautico, se for observado os pistões tem a mesma medida dos nossos GM 151, agora o curso do virabrequim....
tera mas se prepare pro resto que vira em consequencia disto "como aquecimento maior,e necessidade de um arranque mais forte"
sem falar que o motor (2.7)aprox.que esta fazendo vai girar "meio quadrado" pois o cambio tera que ser revisto em seu escalonamento pra conseguir aproveitar o novo diagrama de força do motor,sem falar na nova regualagem de carburaçao,filtro ar de maior vazao,etc....
.
fabiano,
Quando diz "... aranque mais forte...", está se refirindo ao motor de arranque?
O cambio a ser usado será o Auto 3M do opala 6cc, por isso a pimenta no motor
Não pretendo utilizar o carburador e sim injeção eletrônica.
Quando diz "... sobre maios vazão...", está se referindo a escapes dimencionados?