Postado originalmente por
Ricardo Bambhoo
É o motor das F 1000 3.6 6cc Argentina (cuidado que tem Falcon 4.9i).
O 4.9i não é o falcom, são motores muito diferentes, não dá pra dizer nem que o 4.9i é a evolução do 3.6
Na minha opinião, o falcom é o melhor motor seis cilindros a gasolina que temos no Brasil. É economico, não estraga, as peças não são tão caras quanto se pensa, apesar de nem levar o preço das peças em consideração, pois nunca precisei trocar nada! Tive na minha camionete um 4.9i, é um motorzão, mas eu não gosto de ficar dependendo de achar um bom eletricista para montar a parte elétrica e coloca-lo para funcionar. Também com o 4.9 eu nunca tive problemas com o preço das peças...nunca precisei de nenhuma...
Comparando o falcom com os chevrolet, acho que o Falcom deixa os chevrolet no chinelo...é mais leve, pouco menos potente e muito mais economico. Se comparar o Falcom com o 4.1MPFI acho que a vantagem do falcom aumenta ainda mais, o cabeçote do 4.1MPFI é de alumínio, uma esquentada mais forte no motor, durante uma boa atolada com o radiador sujo de lama por exemplo, o cabeçote dele tem grande chance de empenar, já o falcom, que tem o cabeçote de ferro, não terá problemas tão sérios na mesma situação.
Também tem a questão da adaptação, o Falcom é menor, mais leve, mais curto, não tem grandes dificuldades na sua colocação nos veículos da familia Jeep.