Saudações amigos,
Tenho uma F75 73 6cc 4x4, comprei recentemente, ela está toda original... Fui mexendo devagarinho, pois ela estava muito tempo parada, primeiro fiz o carburador e uma revisada nos freios, depois troquei velas e cabos, ignição eletrônica, óleo (20w50) e filtros novos... Porém, depois desta troca de óleo, o motor começou a sair fumaça "branca" em marcha lenta, bem pouco mas sai, e quando exige mais força do motor e elevo o giro, a fumaça aumenta consideravelmente e parece ser um pouco mais "escura"... Tenho notado que o nível de água sempre baixa tbm... pesquisei aqui no fórum mas não achei nada relacionado a troca de óleo (suponho eu que seja por isso). Gostaria da opinião dos amigos mais experientes em motores... Seria junta do cabeçote queimada? Anéis? O óleo novo pode ter algo a ver com a fumaça ou seria coincidência?
Aproveitando o tópico, isso tbm começou de uns dias pra cá, quando ando em uma descida com a marcha engrenada, faz um barulho alto tipo uns estralos (trec trec), proporcionalmente ao giro do motor, quanto mais rápido, mais alto e acelerado é o barulho... Se piso na embreagem o barulho para... Seria folga nas cruzetas ou pode ser algo mais serio na caixa?
Abraços!
Ps. Perdoem-me se o tópico é repetido mas não encontrei nada parecido aqui no fórum...