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KIT DE SUSPENSÃO TOYOTA PARA F-75

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  • 19/01/2006, 22:38
    rafaelsouza
    Salve Brother Serelepe :concordo:
    tava me sentindo orfão de pai e mãe desde a ultima mensagem pra vc não consegui logar noforum mais
    mas agora tá blz :D
    amanhã eu te passo o tamanho do danado do jumelo
    [],s
  • 24/01/2006, 09:20
    rafaelsouza
    Promessa é dívida !! ta ai a medida dos jumelos da berijela ( que nunca me deram problemas )
    Dianteira 11 cm
    Traseira 13cm
    estas medidas são de centro de furo a centro de furo
    Falou :concordo:
  • 25/01/2006, 11:29
    Serelepe
    rafaelsouza,
    Grande Rafael, obrigado!
    Esta semana ainda eu pego os feixes.
    MolasFF o melhor orçamento, e ainda contando com as ótimas indicações dos amigos.
    Abraço,
  • 25/01/2006, 11:31
    Serelepe
    rafaelsouza,
    Grande Rafael, obrigado!
    Esta semana ainda eu pego os feixes.
    MolasFF o melhor orçamento, e ainda contando com as ótimas indicações dos amigos.
    Abraço,
  • 25/01/2006, 17:29
    rafaelsouza
    precisou, estamos as ordens :concordo:
  • 27/01/2006, 09:00
    Arnaldo Tomazetti
    Se vc for trocar os jumelos por outros maiores, tem que fazer a correção do ângulo de caster (que deve ser de 3°, conforme especificação) senão dá shimmy, uma cunha (conforme já foi dito acima) no ângulo certo, resolve isso, e procure (ou mande fazer) jumelos tipo "H" pra não tirar a rigidêz lateral da suspensão.
    Eu não trocaria as molas originais pela da Toyota, considero as originais muito boas.
    O chassi não pode ficar muito afastado dos eixos, caso contrário os cardãs vão ficar muito inclinados e vão trabalhar "forçados" provocando quebra de cruzeta quando vc estiver numa trilha pesada.
    Calços de carroceria ficam mais adequados do que levantar a suspensão.
    abs
  • 27/01/2006, 10:44
    rafaelsouza
    Bem Lembrado, Arnaldo, essas cunhas vendem na FF também e é baratinho e se não colocar da shimmy mesmo!
  • 27/01/2006, 12:12
    Elmer_Jeep
    Citação:

    Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    Se vc for trocar os jumelos por outros maiores, tem que fazer a correção do ângulo de caster (que deve ser de 3°, conforme especificação) senão dá shimmy, uma cunha (conforme já foi dito acima) no ângulo certo

    Ou se quiser fazer um serviço decente manda girar as bolotas do munhão, levantando o pião e acertando o angulo de caster sem essa gambi de cunhas.

    Citação:

    Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    resolve isso, e procure (ou mande fazer) jumelos tipo "H" pra não tirar a rigidêz lateral da suspensão.

    Cuidado que jumelos muito altos dão o mesmo efeito de molas arqueadas, logo logo esticam as molas fazendo com que percam a ação. Já usei jumelo alto no meu Jeep, não vou negar, mas foi por menos de um ano e coloquei os de tamanho original, meus feixes(toyota/fabrini) já tem 5 anos/110mil km rodados e estão perfeitos.
    Meu pai insiste em usar jumelo alto, ele tem uma F75 com feixes band e já está no segundo jogo de feixes dianteiro em 2 anos/50mil rodados :parede:

    Citação:

    Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    Eu não trocaria as molas originais pela da Toyota, considero as originais muito boas.

    Vale a pena trocar, eu uso e recomendo, os feixes são mais longos e flexíveis, as buchas duram muito mais tempo e se vc posicionar os jumelos pra trabalharem próximos de 45° vai ganhar um pouco mais de conforto. :wink:
    E não precisa alongar o chassi :!:

    Citação:

    Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    O chassi não pode ficar muito afastado dos eixos, caso contrário os cardãs vão ficar muito inclinados e vão trabalhar "forçados" provocando quebra de cruzeta quando vc estiver numa trilha pesada.

    Não vejo problema nenhum nisso, ainda mais na F75 que tem uma boa distancia entreeixos, é só corrigir o alinhamento do pião dos diferenciais, em especial o dianteiro.
    Meu Jeep é Spoa, cardâ trazeiro extremamente curto, trabalha muito inclinado, a suspensão tá articulando pra caramba e não tive problemas com estrangulamento de cruzetas...

    Citação:

    Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    Calços de carroceria ficam mais adequados do que levantar a suspensão.
    abs

    Só o fato de usar feixes band mesmo spUa vai deixar a suspensão mais alta que a original, discordo do que o Fornecedor disse ao Serelepe sobre o feixe band ficar mais baixo que os feixes F75. :discordo:

    A F75 do meu pai tem pneus 900x16 com feixes band e a porcaria daqueles jumelos altos... :putz: E a carroceria apesar de não ser original está fixada ao chassi sem nada de calços pra levantar. :concordo:

    []'s
  • 27/01/2006, 14:01
    Loras
    HUm.... realmente não existe almoço de graça!!!! :mrgreen:

    Todas as alternativas, para se fazer bem feito, exige $$$$. Umas mais, outras menos, mas eu aconselho não economizar nesta hora, para não ter problemas depois... :concordo:

    Estude todas as alternativas, e depois faça a que mais se encaixa em sua necessidade: :arrow:

    1-) Calços: dependendo do material ganha-se um pouco de conforto; altura excessiva pode ser prejudicial e desalinhar a lataria, causando trincas; será necessário esticar respiros, tubulação dos freios, cabos, mangueira de combustível, alavanca do câmbio, etc... (dependendo da altura levantada).

    Acredito que dentre as opções deve ser a mais barata...

    2-) Feixes de Toyota: é necessário trocar os suportes nos chassis, talvez nos eixos, exige solda e mão de obra competente.

    3-) SPOA: sem dúvida a mais complexa de todas. É necessário saber muito bem o que se faz, para não estragar. Terá de alterar cardãs, sistema de direção, tubulação dos freios, etc... Entre as 3 deve ser a de maior custo, mas sem dúvida nenhuma o resultado é 100% (desde que bem feito!!!)

    4-) Jumelos maiores: altera toda a geometria da suspensão, incluindo aí o famoso Shimmy e perda de conforto... além disso, como a suspensão trabalhará mais "dura" pode comprometer o chassis no longo prazo...

    Uso molas de Toyota com jumelos originais (na dianteira) e recomendo!!!! :D

    Abraço,

    =Loras=
  • 27/01/2006, 14:53
    Arnaldo Tomazetti
    "Ou se quiser fazer um serviço decente manda girar as bolotas do munhão, levantando o pião"

    Nas F-75 que conheço, na dianteira o jumelo está na parte da frente do feixe de mola, ao trocar o jumelo original por outro mais alto, estaremos "diminuindo" o ângulo de caster, se levantar o pião estaremos "diminuindo" o ângulo de caster ainda mais, sendo que precisamos exatamente do contrário, ou seja, "aumentar" o ângulo de caster e pra isso o pião vai abaixar.

    "acertando o angulo de caster sem essa gambi de cunhas".

    Na carcaça do diferencial tem uma sapata de apoio dos feixes "soldada" e se está soldada é porque é fixa, pra mexer alí teríamos que cortá-la e soldá-la em nova posição, pra isso teríamos que drenar o óleo e desmontar tudo antes de soldar, pelo menos é isso que a técnica manda sem "gambis". Cunha não é gambiarra, é um recurso plenamente aceito no meio mecânico, é uma peça largamente usada e tem pra vender até em concessionária, a não ser que o senhor possa enumerar os problemas que seu uso acarreta.

    "Cuidado que jumelos muito altos"

    Não falei nada de jumelo "muito alto" apenas mais alto, e claro, dentro dos limites do bom senso, e falei também em formato "H"

    "Não vejo problema nenhum nisso, ainda mais na F75 que tem uma boa distancia entreeixos"

    O cardã dianteiro do Jeep ou da F-75 são praticamente do mesmo tamanho, e o problema da quebra de cruzeta é uma fato, não um chute.

    "é só corrigir o alinhamento do pião dos diferenciais, em especial o dianteiro".

    Isso não é possível, pelos mesmos motivos que já citei acima (do caster) e também porque tanto a saída da cx de transferência como o pinhão tem que seguir alinhamentos paralelos para evitar contra-golpe de cardã, qualquer bom mecânico sabe disso, ou deveria saber...

    Quanto à troca dos feixes "originais" por outros "não originais" no meu carro eu não trocaria, porque tem que mexer nos oito suportes, tirando a originalidade do veículo, e continuo achando os originais muitos bons

    abs
  • 27/01/2006, 16:10
    Elmer_Jeep
    Arnaldo Tomazetti, por favor não me leve a mal com o seguinte comentário, mas...
    ... agora que vi sua idade percebi que vc é parecido com meu pai, ele tem 55 anos, é mecânico, tem oficina e ainda assim põe dificuldade em tudo quando se fala de adaptação :parede:

    Não vou discutir com vc, vou respeitar sua réplica porque assim como o meu velho vc deve ter suas razões particulares pra pensar e expor sua opinião. :concordo:
    Também não retiro uma palavra em relação às informações e afirmações que postei no comentário anterior, garanto que tudo isso é possível pois já fiz modificações desse nível em vários veículos da linha Jeep, incluindo o meu que se o sr tiver um tempinho pra conferir é só clicar na minha assinatura que abre a página com fotos e comentários. :mrgreen:

    Peço desculpas mais uma vez e lamento te informar a realidade mas esse lance de "manter originalidade" é impossível e até um caminho inverso quando se busca melhorias no desempenho das nossas viaturas.

    1 abraço e até a próxima :wink:
  • 27/01/2006, 17:09
    Giovani
    Citação:

    Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    Isso não é possível, pelos mesmos motivos que já citei acima (do caster) e também porque tanto a saída da cx de transferência como o pinhão tem que seguir alinhamentos paralelos para evitar contra-golpe de cardã, qualquer bom mecânico sabe disso, ou deveria saber...

    Olá Arnaldo!!!

    SPOA é a melhor alternativa para levantar a suspensão com feixes de mola. Jumelão, arqueamento, calço de carroceria, etc... É pura gambi!

    A solução de correção do cáster, cortando a solda do munhão já era batida em 2003!!!
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...php?t=393#2223

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...2827370f35.jpg

    Fazendo isso, não é preciso nem mexer no cardã original. :concordo:

    []'s

    PS: Elmer, peguei a foto emprestada... :mrgreen:
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