gALLera, boa noite.
Gostaria de compartilhar com vocês, amigos Ruraleiros, que já compartilham comigo o prazer de ser proprietário deste maravilhoso veículo que é a Rural, uma de minhas paixões de infância.
Há alguns meses eu tirei o tanque de combustível fora para verificar um possível problema na bóia de combustível que não estava marcando. Deu um put@ trampo, mas consegui tirar o tanque que, pelo jeito, há décadas não era retirado do lugar. Consegui recuperar a bóia, coloquei-a no lugar, coloquei o tanque no lugar, e só descobri que deveria ter colocado uma junta nova quando fui ao posto mandar encher o tanque e começou a vazar combustível pela junta da bóia, cujo acesso é impossível (por enquanto...hehehe...) sem que o tanque seja retirado. Fui protelando o problema, colocando apenas uma quantidade de combustível que eu sabia que não encheria o tanque, mas como tínhamos marcado para o Domingo (11/12) uma viagem à "Aparecida do Norte" para pagarmos uma promessa (com multa e juros de mora, pois já estava atrasada) eu resolvi sanar este problema antes da viagem. Fui na Paulista4x4, comprei uma bóia nova e uma junta nova também. Sábado (10/12) levantei 6hs e fui pra garagem. Às 8h30 o tanque já estava fora e eu estava tendo problemas com dois dos furos da bóia que não batiam com a furação do tanque. Parei o serviço e fui trabalhar (recentemente abri uma loja de colchões). Às 13hs voltei para almoçar e finalizar o trabalho, já que na loja eu consegui desbastar na furadeira os furos que estavam dando problema. Almocei (uma feijuca) e fui pra garagem. Coloquei a bóia no tanque, o tanque no lugar bem fixado, e às 15hs só faltava apertar a porca do tubo que vai rosqueada na conexão do pescador. Não dava aperto! Na terceira tentativa é que percebi que esta conexão estava quebrada. Bateu aquele gelo, e pensei: "Acabou-se a viagem de Rural..." Meu filhão Luis, de 10 anos, me ajudando disse: "Vamos sair e comprar outra peça...". Pensei:"Criança é fogo mesmo. Nem imagina a dificuldade que pode ser encontrar uma conexão desta, do tanque de uma velha Rural, às 15hs de um sábado..." Mas me rendi à sua ingenuidade, soltei esta conexão e fui à uma casa de ferragens usando aquela boa e velha tática de não dizer de onde é aquela peça... Disse ao balconista: "É uma conexão de cobre, igual às usadas em tubulação de gás de cozinha... vc tem?" Ele deu uma olhada no estoque e voltou com a resposta negativa. Mas me sugeriu ir à uma loja que vende peças para fogões e máquinas BRASTEMP. Segui à uma que fica na Av. Oratório, perto do Pq São Lucas, e já estava fechada. Lá lembrei que uns 200mts mais à frente um dono de depósito de gás de cozinha havia aberto há alguns meses uma lojinha na frente de seu depósito, oferecendo um diferencial em seu negócio, e revolucionando aquele ponto. Ele vende nesta lojinha TUDO o que se enquadra em acessórios de gás de cozinha, se é que pode se chamar assim. Encontrei uma peça que de um lado (lado tanque) tinha a rosca idêntica à conexão, e de outro um bico para se "plugar" uma mangueira de gás de cozinha com abraçadeira. Me deu um estalo, uma idéia, paguei R$2,00 sendo R$1,00 para a peça e R$1,00 para um par de abraçadeiras e fomos pra casa... Lá chegando, procurei nas minhas tranqueiras uma mangueira resistente que poderia ser conectada no bico da peça e, na outra ponta, na tubulação do combustível. Achei, rosqueei, conectei, parafusei, e feliz fiquei... hehehe...
O carro funcionou e nada vazou. Fui no posto, enchi o tanque, e tudo certo! Domingo acordamos cedo e atingimos nosso objetivo. Chegamos em Aparecida a tempo de assistir a missa das 10hs. Ao contrário do que eu imaginava, estava um formigueiro de gente e de ônibus de excursão e caminhões. Conversando com alguns caminhoneiros, que ficaram admirando a Vovó Mafalda, consegui uma vaga privilegiada ao lado dos brutos, com fácil acesso à basílica. Cumprimos nossa promessa e viemos embora. A viagem de ída e volta foi bastante tranquila. Paramos em Pinda para almoçar na casa de um parente, e às 17h50 estávamos chegando em casa...
Em resumo:
Dois tanques de álcool na Rural: R$171,00
Pedágios na Dutra:R$27,40
Sorvete gigante pro garoto:R$2,00
Viajar de Rural sendo observado e apreciado por ocupantes de veículos caríssimos na rodovia: NÃO TEM PREÇO!