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  • #1
    Usuário Avatar de Mar Falado
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    Fechadura e Maçaneta da F-75 (B-A-BA)




    FECHADURA E MAÇANETA DA F-75

    MEU CASO: Original do veiculo: esta requerendo regulagens constantes, e são duas as opções:
    1º Se você regular para não dar “porrada” pra fechar a porta, a “mardita” fica batendo ao andar com a F.
    2º Se você regular para ela não ficar batendo ao andar..., pra fechar é “porrada” na certa, e que porrada.

    Solução 1:
    Trocar por peças novas iguais as originais, assim você não precisa adaptar nada, é chegar e montar. Mero engano, ainda sim fica uma porcaria,
    muitas das peças de hoje para as nossas Fs e Rurais são de péssima qualidade, material ruim, furações que não batem, mal acabadas etc, se não bastasse tudo isso, depois de instalado/adaptado tais peças “iguais as originais”, você, ainda sim vai ter que continuar com as regulagens constantes, ou
    seja, tive dor de cabeça e joguei dinheiro no ralo, porem tive o prazer de colocá-las em um paralelepípedo e marreta-las.


    Solução 2:
    Trocar por peças novas de outros veículos (adaptar)....Foi o que fiz.

    FECHADURA E BATENTE:
    Pesquisando aqui no fórum não tive dúvidas, comprei as fechaduras e batentes de brasilia.

    MAÇANETA:
    Escolhi a da C-10 pelos seguintes motivos:

    1º Aparência, essa maçaneta é muito parecida com a original.
    2º A alça da maçaneta (onde vc pega para puxar) é bem “alta” em relação a lata da porta, não havendo a necessidade de fazer o “cocho” na porta para caber os dedos;
    3º Na fechadura da brasilia existem dois acionamentos basicamente, um vc empurra para abrir (ato de abrir a porta), e outro vc abaixa um mecanismo que faz com que trave o sistema anterior (ato de trancar a porta com a chave). Com a maçaneta da C-10 não há necessidade de adaptar a trava que abaixa o mecanismo para trancar a porta, pois, ao virar a chave da maçaneta quem trava é a própria maçaneta, o botão da maçaneta fica duro não dando condições de acionar a abertura da porta.

    Portanto a maçaneta da C-10 pra mim é ideal, muito parecida com a original, fácil de achar no comercio, não custa tão caro, e requer menos adaptação na instalação e isso se resume em redução de custo com funileiro.

    SERVIÇO DE FUNILARIA:
    Procurei aproveitar furações de parafusos já existentes, cortar a lata o mínimo possível e também um cuidado especial na soldagem (acetileno/oxigênio) para não queimar muito a pintura já existente, afim de não precisar pintar a porta toda.



  • #2
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    Mar Falado,
    Matou a pau com essas indicações..
    Esse problema citado é uma mal das F...
    E com certeza muitos amigos tb estão com problemas com isso...
    Só falta umas fotos para mostrar melhor a adaptação..
    abs

  • #3
    Usuário Avatar de Mar Falado
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    Vamos ao que interessa;

    Foto 1: Batente
    Aproveitei dois furos indicados pelas setas; os outros dois vou injetar a rosca com a chamada "porca rebite", somente após trocar as borrachas das portas e feita a regulagem adequada.

    Foto 2: Local da Fechadura
    Antes de tudo, vc tem que desmontar o vidro e desloca-lo para o lado para facilitar o acesso;
    Aproveitei o furo indicado pela seta;
    Tem que abrir um pouco o furo retangular para caber a nova fechadura;

    Foto 3: Local da Maçaneta
    Cortei um pedaço de lata qualquer do tamanho do furo retangular original da porta;
    Após fazer as devidas marcações eu tampei o furo original; depois com uma serra copo fiz a furação para alojar a maçaneta;
    Fiz também o alojamento para o parafuso de fixação da maçaneta, que é inclinado e esta indicado pela seta; o circulo indica o furo para o parafuso de fixação;
    Utilize parafuso allen com cabeça cilíndrica, é mais fácil de manusear.

    Foto 4: Local de Fixação da Maçaneta indicado pela seta
    Como acima, utilize parafuso allen.

    Foto 5: Maçaneta Instalada
    Detalhes:
    Do lado do passageiro só tranca por dentro, através daquele pino que sobe e desce.
    A maçaneta interna bem como as conexões internas não tem segredo, da para aproveitar tudo;
    Vc terá que comprar também aquele pino que sobe e desce que citei acima, ele já vem com um pedaço de arame; existe dois modelos, um é colado e outro é rosquedo no arame, prefira o rosqueado;
    Compre também um pedaço de arame mais comprido, aquele que liga a maçaneta interna até a fechadura, esse arame pode ser da porta de qualquer carro, vc irá precisar para fazer uma emenda no original da F-75 que um ferro chato, porem ele é curto, pouca coisa +-100 a 150mm;
    Existe também umas pequenas travas plásticas para fixar esses arames que facilita e muito essa adaptação.

    Essas peças qualquer funileiro sabe onde encontrar.

    Logo postarei mais fotos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -batente.jpg   -fechadura.jpg   -macaneta1.jpg   -macaneta2.jpg   -macaneta3.jpg  

  • #4
    Usuário Avatar de Mar Falado
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    boas senhores,

    Agora preciso da ajuda de vocês.

    Estou com dificuldade para achar a guarnição da maçaneta da C-10. (borracha que vai entre a lata da porta e a maçaneta)

    Serve também da A-10, C-14, C-15, D-10 e Veraneio.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Mar Falado Ver Post
    boas senhores,

    Agora preciso da ajuda de vocês.

    Estou com dificuldade para achar a guarnição da maçaneta da C-10. (borracha que vai entre a lata da porta e a maçaneta)

    Serve também da A-10, C-14, C-15, D-10 e Veraneio.
    MAr falado, no outro post seu coloquei um aanuncio do ML pra vc dar uma olhada. Esa maçaneta da C10 tem ano?
    Estou correndo atras!


    Vc tem mais fotos da fechadura da brasilia? Pois vou deixar a maçaneta e trocar a fechadura pela da Brasilia. A maçaneta interna é que estou na dúvida se coloco de Brasilia também!

    Abraços!

    Carlos.

  • #6
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Citação Postado originalmente por Ruralnoceronte Ver Post
    MAr falado, no outro post seu coloquei um aanuncio do ML pra vc dar uma olhada. Esa maçaneta da C10 tem ano?
    Estou correndo atras!


    Vc tem mais fotos da fechadura da brasilia? Pois vou deixar a maçaneta e trocar a fechadura pela da Brasilia. A maçaneta interna é que estou na dúvida se coloco de Brasilia também!

    Abraços!

    Carlos.
    Esta maçaneta da Chevrolet. Brasil... acho que desde 1951. até o ano de 1984, são todas iguais.....
    Foram usadas por muito tempo em todas as viaturas chevrolet brasil.. 3.100. .. 6500..... C14.. c10, d10.......
    Comparadas com a maçaneta mercedes 1113. 1313, 1513....tem uma vantagem que ela é toda cromada...
    não sei se o mecanismo de tranca é semelhante à do mercedes. girando. ela fica dura, (o botão perde o efeito).
    o que acontece com a maçaneta mercedes...... (a vantagem da mercedes é que conforme a adaptação da fechadura é possivel usar a chave para trancar e destrancar....).
    O Mar falado, está à procura da guarnição desta maçaneta. que no mercado livre custa R$ 44,00....
    Esta guarnição tendo capricho consegue fazer com câmara de ar de bicicleta.........

    até mais.

    abçs
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #7
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    Antonio, Obrigado! Abração!

  • #8
    Usuário Avatar de Denilsom
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    Antonio existe a maçaneta de mercedes cromada a minha eu coloquei da uma aparençia melhor que a preta .
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc05241.jpg  
    4X4 Brasil
    Defender 110 96
    Rural 4x4 76 Maxion 2.5




  • #9
    Usuário Avatar de Mar Falado
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    Citação Postado originalmente por Ruralnoceronte Ver Post
    MAr falado, no outro post seu coloquei um aanuncio do ML pra vc dar uma olhada. Esa maçaneta da C10 tem ano?
    Estou correndo atras!


    Vc tem mais fotos da fechadura da brasilia? Pois vou deixar a maçaneta e trocar a fechadura pela da Brasilia. A maçaneta interna é que estou na dúvida se coloco de Brasilia também!

    Abraços!

    Carlos.

    fala Carlos,

    quanto a guarnição eu já resolvi, fiz com um pedaço de manta de borracha.

    a maçaneta ñ tem ano...qualquer uma de c-10 serve.

    ñ tenho fotos da fechadura da brasilia, quanto a maçaneta interna eu deixei a original mesmo.

  • #10
    Usuário Avatar de Mar Falado
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    25/04/2005
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    Citação Postado originalmente por Denilsom Ver Post
    Antonio existe a maçaneta de mercedes cromada a minha eu coloquei da uma aparençia melhor que a preta .
    boa noite Denilson,

    essa maçaneta tbm da certo e tem o mesmo funcionamento do da c-10, qdo vc trava é o botão da maçaneta q fica inoperante. show de bola.

  • #11
    Usuário Avatar de lucianobarbosa
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    Mar Falado muito bom seu material didatico vai ajudar
    muito abraçoss
    Citação Postado originalmente por Mar Falado Ver Post
    Vamos ao que interessa;

    Foto 1: Batente
    Aproveitei dois furos indicados pelas setas; os outros dois vou injetar a rosca com a chamada "porca rebite", somente após trocar as borrachas das portas e feita a regulagem adequada.

    Foto 2: Local da Fechadura
    Antes de tudo, vc tem que desmontar o vidro e desloca-lo para o lado para facilitar o acesso;
    Aproveitei o furo indicado pela seta;
    Tem que abrir um pouco o furo retangular para caber a nova fechadura;

    Foto 3: Local da Maçaneta
    Cortei um pedaço de lata qualquer do tamanho do furo retangular original da porta;
    Após fazer as devidas marcações eu tampei o furo original; depois com uma serra copo fiz a furação para alojar a maçaneta;
    Fiz também o alojamento para o parafuso de fixação da maçaneta, que é inclinado e esta indicado pela seta; o circulo indica o furo para o parafuso de fixação;
    Utilize parafuso allen com cabeça cilíndrica, é mais fácil de manusear.

    Foto 4: Local de Fixação da Maçaneta indicado pela seta
    Como acima, utilize parafuso allen.

    Foto 5: Maçaneta Instalada
    Detalhes:
    Do lado do passageiro só tranca por dentro, através daquele pino que sobe e desce.
    A maçaneta interna bem como as conexões internas não tem segredo, da para aproveitar tudo;
    Vc terá que comprar também aquele pino que sobe e desce que citei acima, ele já vem com um pedaço de arame; existe dois modelos, um é colado e outro é rosquedo no arame, prefira o rosqueado;
    Compre também um pedaço de arame mais comprido, aquele que liga a maçaneta interna até a fechadura, esse arame pode ser da porta de qualquer carro, vc irá precisar para fazer uma emenda no original da F-75 que um ferro chato, porem ele é curto, pouca coisa +-100 a 150mm;
    Existe também umas pequenas travas plásticas para fixar esses arames que facilita e muito essa adaptação.

    Essas peças qualquer funileiro sabe onde encontrar.

    Logo postarei mais fotos.
    F-75 4X4 1971 PROJETO INCRIVEL HULK !!!
    "Em toda dificuldade existe uma oportunidade"

  • #12
    Usuário Avatar de antonio umino
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    29/08/2009
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    Esta maçaneta externa da C 10..
    Tem uma desvantagem...
    Se vc vai colocar trava eletrica, e trancar com a chave, (girar).. a porta não vai abrir com o desligamento da trava.
    Vai ter que colocar a chave e girar.....
    Na maçaneta externa do 1113... vc consegue fazer, girar na chave e trancar, e caso coloque trava eletrica. é só acionar o controle, e chegar na porta e acionar o botão que abre a porta....
    em ambos os lados....
    Fiz assim, desmontei para pintar e vou montar com vidro e trava eletrica.

    abçs
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


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