O primeiro grande problema da Automática: você não tem tração em marcha a ré...
O segundo grande problema da Automática: ela, às vezes, só engrena quando ela quer
Troquei pela manual da série 400 e sou feliz...antes eu pensava que era feliz, e não sabia
Estou pesquisando tópicos para tirar uma dúvida: pus a RLM na m/F75... comprei porcas novas porque os mecânicos rurais (da roça), metem talhadeiras... para pôr a nova porca com a trava e depois a "porca da roda livre" - que não é sextavada, é um anel com 2 parafusos pequenos. E aí vem a minha ignorância: onde é fixada porca da roda livre? Ela é rosqueada, e daí? Para que servem os 2 parafusos? Onde são aparafusados?
All.
Prefiro queixo duro que roda livre automática.
Temos RLA AVM, das antigas, aquelas em que o afastador dos roletes é de plástico branco, e das com espaçador em lata, na Rural do Meu pai e na F-75 que é do meu pai mas eu sempre usei.
Funcionam em ré sim, sempre funcionaram para frente......
..........mas passar por uma longa descida enlameada, lisa que nem quiabo, com o freio motor só nas rodas traseiras, com o veículo jogando a traseira de um lado para o outro, ficando em angulo de 90 graus com a estrada, quando se está ao lado de um "sumidouro", com um 30metros de profundidade....
Roda livre mecanica!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Caro colega eu usava essa roda livre automatica e passei raiva em trilhas em subida forte com valas quando vc esta devagar ela nao engata e perde a traçao,coloquei AVM manual, o que o Dalmo diz queixo duro,e roda presa trab direto com diferencial rodando,eu nao gosto pq fica desgastando peças sem nessecidade, mas tem a vantagem de traçao garantida, e barata.
Folgado, queixo duro é como o Denilsom falou, no lugar da roda livre vai uma tampa de ferro que trava o cubo de roda ao semi eixo. Mesmo que v/c desligue a alavanca da tração, as peças internas continuam sendo arrastadas, mas não quebra.
Na minha região o pessoal chama as F-75 queixo duro de"camionete enrrola camisa", porque em velocidades mais altas(uns 60Km/h!!) a direção ficava vibrando, acabando por fazer o carro todo vibrar, e o motorista ficava pulando por causa do banco de molas....e acabava com a camisa enrrolada nas costas.
Muito obrigado aos colegas.
Pois é, acho que jipe não pode ter nada de eletrônico ou automático. Tem que ser tudo mecânico mesmo. É bem mais confiável.
[]'s. Antonio.
Folgado, uma roda livre que deve ser muito boa é a recentemente lançada pela ensimec, onde a roda livre é conjugada com o cubo de roda. deve ser muito resistente. Quando comprei a minha F-75, ela veio com uma roda livre manual antiga(a enfer fabrica uma cópia dela), que engata/desengata dando uma volta inteira na borboleta. ela estava quebrada, troquei-a por uma moderna da Avm, de alumínio, achando que estava fazendo o melhor negócio do mundo. Na primeira travada que dei com a minha F e com o então récem instalado 4.9i, o corpo da roda livre despedaçou, e eu fiquei travado no buraco sem a tração dianteira funcionar.
Quando levei a roda livre até a loja pedindo que ela fosse trocada, não aceitaram a troca alegando que a camionete era adaptada...reformei a velha roda livre que veio junto com a camionete, e estou usando ela até hoje...
Tenho uma Rural 1974 com motor BF-161 (6cc willys) com roda livre manual da AVM. Quando faço trilhas, independente de ser trilha pesada, média ou apenas um passeio onde tenho que anda traçado (4x4 ligada), as AVM's esquentam bastante após passado alguns kilometros rodados. Notei também que existe um pequeno vazamento proveniente do botão que giro para engatar e desengatar os AVM's.
Acho que esquenta porque todo o conjunto esquenta ao se usar o freio. Sobre o vazamento, se o seu jeep tiver só esse tá bão demais. A minha tem cinco pontos de vazamento, um no motor, um no cambio, um na caixa de redução e um em cada diferencial.....