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  • #1
    Usuário Avatar de paulorl
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    07/08/2012
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    Que bacana seu relato! Quando puder mande fotos também!

  • #2
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    Paulo, vou postar as fotos no final, minha esposa é quem está tirando a maioria.
    Quando retornar de viagem vou postar, pode deixar.

    Citação Postado originalmente por paulorl Ver Post
    Que bacana seu relato! Quando puder mande fotos também!
    Fabrício C. Matias
    Jeep Renegade Trailhawk 2019
    Piracicaba - SP

  • #3
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    18/12/2018
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    Hoje(12/09) foi dia de deixar Ushuaia para trás e levar boas lembranças.
    Pegamos a estrada cedo, a ideia na viagem é sempre viajar durante o dia. A viagem não é longa, mas temos pela frente duas imigrações(Argentina e Chile) e uma balsa.
    Hoje a estrada que ontem tinha neve e gelo estava seca, apenas com neve nos acostamentos.
    Fizemos as imigrações nas duas aduanas, saída da Argentina e entrada no Chile. Os 4 passos.
    A cerca de 10 km percorridos no Chile, uma caminhonete cruza no sentido inverso e atinge o parabrisa da Renegade com uma pedra(segunda da viagem), pedra que marcou o vidro. Passado alguns minutos ouço um estalo no vidro e lá está, a trinca. Trinca que veio me perseguindo toda a viagem e aumentando.
    Chegamos em Bahía Azul e a balsa estava encostando, aguardamos uns 5 minutos e entramos. A balsa estava o mesmo valor 16500 pesos chilenos. A valor em outras moedas varia conforme cotação, hoje eram 15000 pesos ou 24 dólares. Uns 40 minutos a estávamos do outro lado.
    Chegamos em Punta Arenas e aparentemente a trinca parou de aumentar, deve estar com uns 20 cm e bem na parte superior do motorista. Amanhã cedo veremos se realmente parou, não quero atrapalhar a viagem, estou com hotéis reservados até Bariloche, dia 17 a 20/09 e não quero atrapalhar a viagem.
    Fabrício C. Matias
    Jeep Renegade Trailhawk 2019
    Piracicaba - SP

  • #4
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    Bom dia ... Maravilhoso relato, com uma maravilhosa redação ... Parabéns, meu caro Fabrício, pela bela viagem, e pela riqueza de detalhes com que conta a sua invejável saga ... Sua forma de contar é bastante estimulante a quem nunca visitou a região (meu caso) ... Vai nos mantendo informados ... Forte abraço e boa sorte ...

    E.T.:

    Uma das coisas que me chamou-me a atenção foi o relato do policial parando a viatura para inspeções ... Já que você é detalhista, então, depois, conta aqui para nós como foram seus preparativos para essa viagem ... viatura, vestuário dos viajantes, hospedagem e alimentação, etc. ...
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #5
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    Enasor,
    Das coisas que fiz para preparar para viagem, comecei vendo sobre seguros. Meu seguro anterior era Allianz, eu precisava de um seguro com cobertura do Mercosul e Chile, a Allianz não tinha essa cobertura, nem com Endosso. Então cancelei o seguro e fiz pela Tokio Marine, também alterei as coberturas para guincho ilimitado e vidros VIP com Logomarga, esse ultimo é muito importante, pois o parabrisa a Renegade é estilizado e tem um jeep desenhado na lateral. E que terei que trocar no retorno da viagem.
    O seguro carta verde pesquisei vários e contratei com meu corretor pela Porto Seguro, a Tokio Marine não fornece.
    Seguro viagem para mim é importante, contratei também.
    O SOAPEX contratei pela internet.
    Os hotéis, havia reservado quando sai os hotéis em Criciúma, Gramado e Punta del Este. Quando cheguei em Criciúma reservei o em Buenos Aires e Bahía Blanca.
    Não reservo todos para que caso seja necessário possa alterar o roteiro.
    O que ja fiz, o inicial para o atual ja realizei algumas alterações. Tirei El Chatén por causa do tempo, aumentei Bariloche, diminui Mendoza e aumentei Foz do Iguaçu.
    Os itens necessários, o Edu aqui do fórum me empresou os triângulos, colete reflexivo e cambão. O extintor peguei emprestado com colega. O kit de primeiro socorros montei por conta. O carro é novo, sai de Piracicaba com 7.500km, a única coisa que fiz foi alinhar e balancear.
    As roupas de inverno fui na Decathlon para comprar e acabei comprando mais doque precisava e para um frio mais intenso, mas isso ficou como experiencia.
    Os valores para hotéis e alimentação estipulei um valor, calculei R$ 250,00/dia de hotel e R$ 200,00/dia alimentação, isso para 2 pessoas. Esses valores sempre coloco um pouco acima, de todas as reservas que fiz, os hotéis estão na média de R$ 200,00/dia e alimentação R$ 100,00. Nos dias que viajamos procuramos comer durante a viagem e jantamos no local.

    Qualquer dúvida é só pergunta.
    Tenho uma planilha bem organizada, no final da viagem se quiser posso compartilhar.

    Abraços

    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Bom dia ... Maravilhoso relato, com uma maravilhosa redação ... Parabéns, meu caro Fabrício, pela bela viagem, e pela riqueza de detalhes com que conta a sua invejável saga ... Sua forma de contar é bastante estimulante a quem nunca visitou a região (meu caso) ... Vai nos mantendo informados ... Forte abraço e boa sorte ...

    E.T.:

    Uma das coisas que me chamou-me a atenção foi o relato do policial parando a viatura para inspeções ... Já que você é detalhista, então, depois, conta aqui para nós como foram seus preparativos para essa viagem ... viatura, vestuário dos viajantes, hospedagem e alimentação, etc. ...
    Fabrício C. Matias
    Jeep Renegade Trailhawk 2019
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  • #6
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    Dia 14/09, após 14 dias viajando estamos chegando a metade da viagem.
    Acordamos cedo, o objetivo era passar em Torres del Paine, mas a previsão não estava animadora, 1 grau com chuva com gelo. Desistimos e vamos direto para El Calafate. No Chile o diesel é bem mais barato que a gasolina. Em Punta Arenas enquanto a gasolina mais barata custa 818 pesos, o diesel custa 625 pesos. Na conversão de hoje seria R$ 4,74 da gasolina e R$ 3,63 do diesel.
    Por essa experiencia de 1 dia, percebi que o Chile é bem mais caro que Brasil e Argentina, quando for para Púcon, e depois Santiago poderei confirmar.
    Abastecemos o carro para seguir viagem.
    Uns 100 km antes fui parado em um posto policial, solicitou documentos e o seguro SOAPEX. Tudo certo e desejou boa viagem, não falou nada do parabrisa trincado.
    Como não iriamos para Torres del Paine pegamos a primeira saída para Argentina a uns 15km antes de Puerto Natales no Paso Fronterizo Casas Viejas, fizemos a saída do Chile e seguimos por uns 4km de ripio até o Paso Fronterizo Laurita na Argentina, mesmo processo e mais 10 km em ripio até a Ruta 40.
    Depois de passar por esses 14 km em ripio a trinca do parabrisa aumentou, no caminho encontramos uma La Anonima na beira da Ruta, quem não conhece, o La Anonima é um rede de supermercado da Argentina. Paramos para comprar algumas coisas e também um fita para colocar sobre a trinca afim de pará-la ou evitar que ela avance, pois sabemos que teríamos bastante rípio pela frente.
    Depois de 100 km em asfalto pela ruta 40, pegamos o primeiro trecho em ripio na Ruta 40, aproximadamente 70 km, em alguns trechos o ripio está muito bom, da pra trafegar a 100 km/h, mas em alguns as pedras estão soltas e temos que trafegar devagar. Fiz o trecho sem ativar o 4x4, a Renegade é tração dianteira, algumas vezes o carro escorregou, tirei o pé do acelerador e esperei o carro corrigir, tomei alguns sustos. Depois de sair do ripio, verifiquei no GPS que poderia seguir pela Ruta 7 e retornar pela Ruta 5, assim não pegaria o ripio, mas a volta seria de 150 km, ou seja, 80 km a mais, porém deve ser avaliado a segurança no fim das contas levaria o mesmo tempo. Descobri que o mesmo ocorrerá quanto estiver indo de El Calafate para Perito Moreno, depois que passar por lá dou mais detalhes.
    Depois que passamos o ripio, verifiquei o parabrisa e a trinca aumentou menos, sinal que a fita ajudou.
    Seguimos se mais problemas e chegamos a El Calafate. A cidade é bem diferente das outras que passei pela Argentina, tem bastante árvores, a mais bonita até agora.
    Fabrício C. Matias
    Jeep Renegade Trailhawk 2019
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  • #7
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    Hoje 15/09 foi dia de conhecer o parque Nacional de Los Glaciares, o parque fica a cerca de 70 km de El Calafate, caminho todo asfaltado, é só seguir pela Ruta 11 acompanhando o Lago Argentino.
    Após uns 40 km é a entrada do parque, na entrada fomos recebidos por um funcionário do parque, ele cobra a taxa de entrada e entrega os tickets e uns folhetos do parque.
    Os próximos 30 km são em um trecho sinuoso que vai contornando uma montanha. Conforme vai se aproximando é possível ver a geleira Perito Moreno. Existem 2 mirantes para tirar fotos no caminho.
    No final da Ruta chega-se a complexo. Lá existe um restaurante e cafeteria e também uma loja de lembrança.
    Para avistar a geleira existem uma série de passarelas como diferentes níveis de dificuldades.
    A Central leva 1h com dificuldade Baixa. A Inferior 1:15h com dificuldade Alta. A Acessível com 30 minutos dificuldade Muito Baixa. A Do Bosque com 45 minutos e dificuldade Média e por fim A Da Costa com 1:30h e dificuldade Média.
    Fizemos a Central e a Inferior.
    Todas possuem pontos de parada com bancos para descansar. Na Central pode se ver o gelo partindo e caindo do lago.
    Conseguir pegar e filma a hora que uma parte grande da geleira se partiu.
    Existem outros passeios com o mini trekking e passeio de barco, mas não fizemos nenhum.
    O mini trekking não havia disponibilidade, mas avista da passarela ja valeu a pena, fica-se muito próximo a geleira.
    Depois do parque voltamos para o hotel para descansar um pouco para depois irmos para o central comprar alfajores e jantar.
    Fabrício C. Matias
    Jeep Renegade Trailhawk 2019
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  • #8
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    E nossa viagem chegou ao décimo sexto dia, hoje dia 16/09, partimos cedo de El Calafate ruma a Bariloche, vamos dormir em Perito Moreno, a 800 km de Bariloche.
    No trajeto de hoje enfrentamos 72km de ripio logo após Três Lagos que segue até a Ruta Provincial 29, ao chega na RP29 existem duas opções, seguir por mais 66km em ripio na RN40, ou pegar a RP29 até Gobernador Gregores e retornar pela RP25, nessa volta se anda 120km, ou seja, 54km a mais, porém no asfalto.
    Eu escolhi a segunda opção, também aproveitei para abastecer em Gobernador Gregores, nesse trecho da RN40, existem 2 estações de serviços de postos bandeira branca, 1 em Tres Lagos e outra e Bajos Caracoles, nenhum dos dois vende diesel S-10, por isso abasteci em Gobernador.
    Ao retornar a RN40, o trecho começa a ter vários "baches", ou buracos. Os buracos não são aquelas panelas que tem no Brasil, onde ser vc cair amaça a roda, são deformações na pista.
    Na madrugada ventou muito forte em El Calafate, vento o qual me acompanhou durante toda a viagem e continua ainda nesse momento que estou postando daqui de Perito Moreno, esse vento tem afetado na autonomia da Renegade, desde o inicio da viagem é quando o vento está mais forte.
    A cidade de Perito Moreno não tem muita coisa, é uma cidade dormitório, tem uma avenida principal e é cheia de semáforos, muito estranho para uma cidade com cerca de 5.000 habitantes.
    Amanhã continuamos a viagem rumo a Bariloche.
    Fabrício C. Matias
    Jeep Renegade Trailhawk 2019
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  • #9
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    14/01/2014
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    Boa tarde. Fiz roteiro parecido em Janeiro, mas no sentido inverso e com longos trechos na Carretera Austral, totalizando 13.100 km saindo de Curitiba. Pena você não poder ter ido a Torres del Paine. Você vai ter que voltar lá. Não vi nada a respeito de El Chaltén, tampouco. Vai merecer outra viagem, certamente.
    Sobre a trinca: em uma ocasião tive este problema. Em uma loja de vidros automotivos um técnico fez um pequeno furo na extremidade da trinca, e ela parou de aumentar. Não sei se funciona em todos os casos (talvez termine de acabar com seu parabrisas), mas veja se consegue uma opinião na próxima grande cidade por onde passar.
    Boa viagem.



    Citação Postado originalmente por fcmatias Ver Post
    E nossa viagem chegou ao décimo sexto dia, hoje dia 16/09, partimos cedo de El Calafate ruma a Bariloche, vamos dormir em Perito Moreno, a 800 km de Bariloche.
    No trajeto de hoje enfrentamos 72km de ripio logo após Três Lagos que segue até a Ruta Provincial 29, ao chega na RP29 existem duas opções, seguir por mais 66km em ripio na RN40, ou pegar a RP29 até Gobernador Gregores e retornar pela RP25, nessa volta se anda 120km, ou seja, 54km a mais, porém no asfalto.
    Eu escolhi a segunda opção, também aproveitei para abastecer em Gobernador Gregores, nesse trecho da RN40, existem 2 estações de serviços de postos bandeira branca, 1 em Tres Lagos e outra e Bajos Caracoles, nenhum dos dois vende diesel S-10, por isso abasteci em Gobernador.
    Ao retornar a RN40, o trecho começa a ter vários "baches", ou buracos. Os buracos não são aquelas panelas que tem no Brasil, onde ser vc cair amaça a roda, são deformações na pista.
    Na madrugada ventou muito forte em El Calafate, vento o qual me acompanhou durante toda a viagem e continua ainda nesse momento que estou postando daqui de Perito Moreno, esse vento tem afetado na autonomia da Renegade, desde o inicio da viagem é quando o vento está mais forte.
    A cidade de Perito Moreno não tem muita coisa, é uma cidade dormitório, tem uma avenida principal e é cheia de semáforos, muito estranho para uma cidade com cerca de 5.000 habitantes.
    Amanhã continuamos a viagem rumo a Bariloche.
    LR Defender 110 2004

  • #10
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    16/09/2019
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    Show de bola! Tua narrativa está muito legal, Fabrício, aguardo ansiosamente pelo roteiro.

    Parabéns pela aventura!

  • #11
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    18/12/2018
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    Dia 17/09, foi dia de acordar cedo, tomar café e seguir viagem. Pegamos a estrada com o vento forte que vem nos acompanhando, vendo que sopra em direção leste.
    São quase 800km entre Perito Moreno e Bariloche, a RN40 no estado de está ruim, de todos os kms rodados pela Argentina, esse trecho foi o de piores condições, após passar a cidade de Gobernador Costa tem alguns placas "ATENCION. CALZADA MUY DETERIORADA", e realmente está, muitos buracos, a Renegade como os pneus tem perfil alto não teve problemas, mas um veículo com perfil baixo pode amaçar a roda, também tem alguns trechos que nem mais asfalto tem, ja está até no ripio.
    Gobernador Costa fica a cerca de 350km, é a primeira cidade ao longo da RN40 com posto de combustível, a partir daí começa a ficar mais povoada a região.
    Conforme vamos avançando para o Norte as temperaturas vão aumentando, na estrada fez 18 graus, temperatura que não víamos o início da viagem.
    A chegarmos em Esquel começamos a ver as Cordilheiras dos Andres e a paisagem começa a mudar, temos mais árvores montanhas cobertas de neve.
    Em Esquel fomos parados no posto policial, pede documentos, conferente e manda seguir.
    Já chegando em Bariloche, fomos parados em outro posto policial, dessa vez o policial parou por que queria ver a Renegade, falou que tinha uma e nunca tinha visto igual a nossa, queria saber as diferença e ficou perguntando sobre o carro, ofereci os documentos e ele falou que estava tudo certo e nem precisava ver.
    Chegamos em Bariloche, fizemos checkin no hotel e fomos explorar a cidade. A cidade está cheia de turistas essa época, o transito muito carregado, tentamos várias vezes parar no centro da cidade, sem sucesso.
    Voltamos próximo das 21h e conseguimos um vaga, ja que está próximo das lojas fecharem.
    Fabrício C. Matias
    Jeep Renegade Trailhawk 2019
    Piracicaba - SP

  • #12
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    18/12/2018
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    No dia 18/09, foi nosso primeiro dia para sairmos para explorar Bariloche, era para irmos ver o Cerro Otto, bem era, tomamos café e o tempo mudou, por volta das 9h começou a chover, uma chuva fina e gelada.
    Mudamos os planos, fomos na fábrica da Havana e depois para o centro, lotado como sempre, achamos um estacionamento pago e paramos. Demos uma volta para comprar chocolates, mas as chuva não da trégua e fica difícil andar na rua com ela. Então voltamos para o hotel.
    Eram 13h e a chuva não parava, então fomos no Shopping Patagônia, é pequeno, apenas comemos um lanche. Depois disso fomos na placa de Bariloche tirar umas fotos, mesmo com chuva. Saímos de lá e fomos na fábrica de chocolates da Frantom que fica bem na frente.
    Por volta das 17h começou a nevar, as 20h fomos jantar em um restaurante que encontrei no TripAdvisior, chama Alto El Fuego, muito bom. Essa hora a acidade ja estava coberta de neve. Voltamos para o hotel e no dia seguinte iremos tentar Cerro Otto novamente.
    Fabrício C. Matias
    Jeep Renegade Trailhawk 2019
    Piracicaba - SP

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