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  • #1
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    Gustavo, qual é o GPS que você está usando??
    Projeto Szk GV3! Pneus 245/70/17 MUD, Proteções RudeBoy! e para-choque de aço!

  • #2
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    Citação Postado originalmente por R0CT3Z Ver Post
    Gustavo, qual é o GPS que você está usando??
    Eu utilizei 3 equipamentos. Um Garmin NUVI que ficava fixo no carro, um APP no celular chamado "Here WeGo" que dá para utilizar offline e achei ele muuuuito bom, e também utilizei muito o Garmin Etrex 20x, que é um aparelho móvel, para você descarregar 'tracklogs', registro de percurso realizado por outras pessoas, principalmente em locais aonde não tem nos mapas tradicionais. Esse último é muito bom para fazer trilhas e trekkings.

    E é claro, ainda tenho um guia quatro rodas, edição de 2015 se não me engano. Pena que não encontro mais nas bancas para comprar . Alguém sabe aonde encontrar?

  • #3
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    Na sua viagem qual foi o custo total, só de despesas da viagem, combustível, comida, hospedagem etc... Você chegou a calcular?

  • #4
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    Citação Postado originalmente por RENATO CANASTRA Ver Post
    Na sua viagem qual foi o custo total, só de despesas da viagem, combustível, comida, hospedagem etc... Você chegou a calcular?
    Tenho sim Renato, planilhei tudo. Segue abaixo:

    -despesas.jpg

    É claro que tem um monte de coisa aí que poderia excluir da viagem. Comprei vinhos, alfajores, doce de leite, chocolate, etc... são coisas desnecessárias, mas fiquei lembrando da viagem por umas boas semanas em casa kkkkkk

    Combustível sem dúvidas é a maior despesa, e por lá é bem caro. Meu carro tem um rendimento médio de uns 8km/L aqui no Brasil, mas lá foi bem pior, por conta do vento e do combustível que é bem ruim (no caso do diesel). A média caiu para em torno de 7,2 km/L. Aonde tem vento cheguei a fazer na casa dos 5km/L.

    Como eu gosto de comer acho que gastei um pouco além da conta kkkkk... gosto demais de experimentar coisas por aí então foi difícil, mesmo levando muita coisa e cozinhando no caminho. Mas não dá para perder o cordeiro patagônico outras iguarias de lá, hambúrguer de cordeiro, cervejas artesanais, frutos do mar, etc. Aí é a gosto de cada um.

    A balsa é o que pagamos para atravessar o estreito de magalhães duas vezes e também a travessia do mar del plata, de Buenos Aires para Colonia del Sacramento, Uruguai. É muuuuito caro essa travessia e me arrependi de não ter feito reserva antecipada, pois seria bem mais barato, política semelhante à de compras de passagens aéreas. Eu poderia ter seguido por estrada, mas não tinha muito tempo para dar a volta, e a diferença seria uns 15% menos na despesa com combustível.

    Os passeios em geral são caros. O parque Tierra del Fuego, caminhada no glaciar perito moreno, trekking em Torres del Paine, Museus, enfim... faz parte.

    Hospedagem eu fiquei 33% das vezes em camping, queria ter ficado mais. Então gastei com hotéis e pousadas além da conta, poderia ter economizado uns 1.5k. Nem sempre a esposa estava tão afim de acampar.

    Todas as despesas são para duas pessoas, eu e minha esposa, durante 32 dias.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Gustavo Couto Ver Post
    Tenho sim Renato, planilhei tudo. Segue abaixo:

    -despesas.jpg

    É claro que tem um monte de coisa aí que poderia excluir da viagem. Comprei vinhos, alfajores, doce de leite, chocolate, etc... são coisas desnecessárias, mas fiquei lembrando da viagem por umas boas semanas em casa kkkkkk

    Combustível sem dúvidas é a maior despesa, e por lá é bem caro. Meu carro tem um rendimento médio de uns 8km/L aqui no Brasil, mas lá foi bem pior, por conta do vento e do combustível que é bem ruim (no caso do diesel). A média caiu para em torno de 7,2 km/L. Aonde tem vento cheguei a fazer na casa dos 5km/L.

    Como eu gosto de comer acho que gastei um pouco além da conta kkkkk... gosto demais de experimentar coisas por aí então foi difícil, mesmo levando muita coisa e cozinhando no caminho. Mas não dá para perder o cordeiro patagônico outras iguarias de lá, hambúrguer de cordeiro, cervejas artesanais, frutos do mar, etc. Aí é a gosto de cada um.

    A balsa é o que pagamos para atravessar o estreito de magalhães duas vezes e também a travessia do mar del plata, de Buenos Aires para Colonia del Sacramento, Uruguai. É muuuuito caro essa travessia e me arrependi de não ter feito reserva antecipada, pois seria bem mais barato, política semelhante à de compras de passagens aéreas. Eu poderia ter seguido por estrada, mas não tinha muito tempo para dar a volta, e a diferença seria uns 15% menos na despesa com combustível.

    Os passeios em geral são caros. O parque Tierra del Fuego, caminhada no glaciar perito moreno, trekking em Torres del Paine, Museus, enfim... faz parte.

    Hospedagem eu fiquei 33% das vezes em camping, queria ter ficado mais. Então gastei com hotéis e pousadas além da conta, poderia ter economizado uns 1.5k. Nem sempre a esposa estava tão afim de acampar.

    Todas as despesas são para duas pessoas, eu e minha esposa, durante 32 dias.
    Cara quanto a comida eu também sou muito suspeito para falar, mas acho super valido quem for experimentar as comidas típicas da região comprar algumas coisas para comer no caminho e até mesmo para trazer aos amigos.
    Os pedágios do Brasil deram quase o valor do Uruguai e Argentina juntos .
    E o combustível é complicado além de ser mais caro ainda consegue ser pior que o do Brasil? você teve algum problema?
    4X4 Brasil
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por R0CT3Z Ver Post
    ...
    Os pedágios do Brasil deram quase o valor do Uruguai e Argentina juntos .
    E o combustível é complicado além de ser mais caro ainda consegue ser pior que o do Brasil? você teve algum problema?
    Pois é, dura realidade a nossa. Na Argentina peguei pedágio praticamente somente na região de Buenos Aires. No Uruguai até tinha foram poucos também, inclusive eles aceitam pagamento em reais e a conversão é boa, a mesma da taxa de câmbio. Vale ressaltar que as estradas estão em excelente estado, na Argentina, Uruguai e Chile, até mesmo as de rípio, que possuem manutenção constante.

    Além dos pedágios eu não vi quase nenhuma fiscalização eletrônica fixa. Me lembro bem que quando atravessei a fronteira do Uruguai para o Brasil na volta, próximo a Chuí, no lado brasileiro eu passei por 4 radares em 20km de distância.

    Quanto ao combustível, sim, são muuuito piores. Não tive problema mecânico, mas era nitidamente perceptível a queda no desempenho do carro e obviamente o aumento no consumo, já que eu planilhei todos os abastecimentos. Olha o gráfico abaixo com as informações. Eu sempre pedia para encher o tanque até a boca, então pode ser que tenha um pouco de influência nos números, já que alguns frentistas não enchem totalmente e outros sim. Mas no geral a média é isso aí.

    -1.jpg-2.jpg

  • #7
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    Ah, outra coisa. Nesses valores aí estão embutidos o dinheiro que você perde no câmbio, seja comprando no Brasil, sacando no banco por lá, comprando de cambista ou em casas de câmbio por lá mesmo. Quanto melhor comprar mais econômico fica e certamente uns 10% a 15% dessa conta aí é câmbio. Não calculei separadamente, mas poderia ter feito isso.

  • #8
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    Dia 20) Los Antiguos/AR - Puerto Rio Tranquilo

    Nesse dia tínhamos que acordar cedo, pois eu li aqui no forum dizendo que a aduana de Chile Chico era a mais demorada de todas, tanto é que meu plano original era passar por lá no dia anterior, para evitar gastar tempo deste dia. Mas como falei, gostei tanto de Los Antiguos (e recomendo ficar lá) que acabei parando para dormir no camping que considero um dos melhores de todos durante minha viagem. Era tão bom que acordamos 8:20h pois a bateria do celular acabou kkkkkkkk... furando toda a disciplina que estávamos cumprindo até ali. Mas digo que foi um descanso que nos renovou para o restante da viagem, foi bom demais. Os banheiros são de água quente, limpos e organizados, tomei banho de manhã, pois sabe lá que o poderá encontrar no final do dia e ficar uma noite sem tomar banho não seria um grande problema, caso não fosse possível. O camping é administrado pela prefeitura e se não me engano pagamos em torno de 30 reais por pessoa.

    -1.jpg


    Então fizemos café, nos arrumamos e saímos tarde, bem mais do que estávamos acostumados. Eu estava um pouco chateado por isso, mas ao mesmo tempo fiquei aliviado pois tínhamos aquele dia ‘extra’ que pegamos em El Chaltén. Ainda havia a maldita aduana demorada em Chile Chico para atravessar e a ideia era dormir em Coyahique, como estava previsto no roteiro. Nos despedimos do pessoal do camping e seguimos em frente. Logo na avenida principal passamos por uma ‘vendinha’ pequena, em que tinha uma placa informando que vendia pão frito. Ficamos curiosos e passamos lá para conferir, para complementar o café da manhã e levar para lanche também. Compramos o estoque dela hahahaha e comemos bastante, era uma delícia, me lembrou a famosa cueca virada ou o grustoli, só que sem o açúcar refinado. Aproveitamos e levamos um pão caseiro também.

    Em seguida subimos a serra, ao lado da cidade, onde havia mirantes para curtir a paisagem da cidade com o lago e montanhas no fundo. Chegando no mirante tiramos algumas fotos e foi bem legal ver a perspectiva da cidade toda com as árvores amarelas, predominante.

    -dsc_3789.jpg

    Voltamos e pegamos a estrada para o Chile. Chegamos na aduana, a mais bem estruturada que vimos na viagem, recém construída. Preenchemos os papéis como solicitado e em seguida pediram para ver o porta malas. Naquele momento já apresentei o ovo caipira que compramos na Argentina, era nosso café da manhã e tínhamos consumido apenas umas 6 unidades. Imediatamente nos confiscaram os ovos e fiquei triste. Me perguntaram se havia mais alguma coisa e afirmei que não, daí pediram para retirar TODAS as malas e passar no raio x, igual a um aeroporto. Fizemos isso, colocamos no carrinho e eis a surpresa, havia dois tomates e uma cebola escondida em algum lugar. O rapaz as retirou e nos liberou para prosseguir. Nisso tudo aí gastamos uns 40 minutos, ou mais.

    -1.jpg


    Chateados com a perda dos ovos e do tempo já sabíamos naquele momento que não daria para chegar em Coyahique nesse dia, então decidimos desfrutar do trajeto com mais tranquilidade. Logo em seguida paramos em Chile Chico para comprar carne para o jantar do dia e achamos um supermercado. Ali mesmo já vimos vários vinhos com preços muito baratos comparado ao Brasil, algo entre 60% e 50% mais barato. Como essa era uma das nossas ideias, trazer vinhos do Chile, aproveitamos para comprar vários ali. Fui no açougue e pedi o famoso ‘lomo’, que para nós é filé mignon. Pedi e o açougueiro não conseguia encontrar a carne, quando um cliente, ao meu lado, mostrou a peça para ele e começou a me dar dicas de qual é a melhor carne para se comprar, disse que as mais escuras são as melhores, aquela que tem aparência de velha. Agradeci, comprei e seguimos em frente.

    Poucos quilômetros dirigindo, já em rípio, soube o porquê de tanta gente ter sugerido ir por Chile Chico. A paisagem era simplesmente espetacular, do lago Genenral Carrera (que é o mesmo lago Buenos Aires, mas você atravessa a divisa e muda de nome) com as cordilheiras no fundo. Já estávamos na Carretera Austral e isso me causava uma sensação de exclusividade, de privilégio. Ficamos animados. A cada pequena distância percorrida parava para fotos, curtimos bastante o trecho.

    -dsc_3809.jpg-dsc_3828.jpg-dsc_3851.jpg-dsc_3855.jpg-dsc_3859.jpg

    Mas na medida que chegávamos em Puerto Rio Tranquilo, afinal já tínhamos decidido dormir lá, o tempo fechava e chovia de vez em quando, chuva leve e fina, mas com a paisagem bem carregada de nuvens, o que me desestimulou um pouco, pois gosto muito de fotografia e tempo nublado atrapalha bastante. Bom, de qualquer forma eu não podia reclamar, afinal já foram ⅔ da viagem até agora foram em clima perfeito, sem qualquer situação para reclamar. Ter feito Torres del Paine como eu fiz, ficando 5 dias no trekking W e com tempo muito bonito, já era metade da viagem para mim. O que viesse era lucro.

    -1.jpg-dsc_3887.jpg-1.jpg


    Já que a ideia era dormir em Puerto Rio Tranquilo pensei em aproveitar para fazer o passeio das Capilas del Marmol, mas chegando na cidade o tempo continuava ruim e eu preferi abortar o passeio. Na verdade, esse era um dos passeios que eu não fazia muita questão, não me atraía muito. Procuramos o camping que eu tinha em lista, Camping Bella Vista, achamos, andei pelo local e gostei, pagamos 5 mil pesos chilenos por pessoa, em torno de 25 reais. Ficamos por lá mesmo, pois tinha uma área protegida do vento e frio, de madeira, com wi-fi e energia elétrica. Tinha também utensílios de cozinha e pia para cozinhar. Mesas grandes de madeira, confortável. O chuveiro é quente e os banheiros estavam limpos. Lá funciona um hostel, que sem dúvidas é uma boa escolha por ali também.

    -1.jpg


    Fizemos a janta, um bife de ‘lomo’ com arroz, feijão e tomate (que compramos no supermercado) acompanhado de vinho chileno. Oh beleza! Foi a melhor janta em dias! Aproveitei para carregar baterias, descarregar fotos e bater papo com a família e amigos no whatsapp. Aí era dormir porque no dia seguinte iríamos até Coyahique, ou seja, aquele dia ‘extra’ que tínhamos foi queimado hoje. Agora é seguir o roteiro novamente.

    Neste dia não abastecemos, então o resumo será no dia seguinte.
    Segue abaixo o time lapse do dia.




  • #9
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    Citação Postado originalmente por Gustavo Couto Ver Post
    Dia 20) Los Antiguos/AR - Puerto Rio Tranquilo

    Nesse dia tínhamos que acordar cedo, pois eu li aqui no forum dizendo que a aduana de Chile Chico era a mais demorada de todas, tanto é que meu plano original era passar por lá no dia anterior, para evitar gastar tempo deste dia. Mas como falei, gostei tanto de Los Antiguos (e recomendo ficar lá) que acabei parando para dormir no camping que considero um dos melhores de todos durante minha viagem. Era tão bom que acordamos 8:20h pois a bateria do celular acabou kkkkkkkk... furando toda a disciplina que estávamos cumprindo até ali. Mas digo que foi um descanso que nos renovou para o restante da viagem, foi bom demais. Os banheiros são de água quente, limpos e organizados, tomei banho de manhã, pois sabe lá que o poderá encontrar no final do dia e ficar uma noite sem tomar banho não seria um grande problema, caso não fosse possível. O camping é administrado pela prefeitura e se não me engano pagamos em torno de 30 reais por pessoa.

    Então fizemos café, nos arrumamos e saímos tarde, bem mais do que estávamos acostumados. Eu estava um pouco chateado por isso, mas ao mesmo tempo fiquei aliviado pois tínhamos aquele dia ‘extra’ que pegamos em El Chaltén. Ainda havia a maldita aduana demorada em Chile Chico para atravessar e a ideia era dormir em Coyahique, como estava previsto no roteiro. Nos despedimos do pessoal do camping e seguimos em frente. Logo na avenida principal passamos por uma ‘vendinha’ pequena, em que tinha uma placa informando que vendia pão frito. Ficamos curiosos e passamos lá para conferir, para complementar o café da manhã e levar para lanche também. Compramos o estoque dela hahahaha e comemos bastante, era uma delícia, me lembrou a famosa cueca virada ou o grustoli, só que sem o açúcar refinado. Aproveitamos e levamos um pão caseiro também.

    Em seguida subimos a serra, ao lado da cidade, onde havia mirantes para curtir a paisagem da cidade com o lago e montanhas no fundo. Chegando no mirante tiramos algumas fotos e foi bem legal ver a perspectiva da cidade toda com as árvores amarelas, predominante.

    Voltamos e pegamos a estrada para o Chile. Chegamos na aduana, a mais bem estruturada que vimos na viagem, recém construída. Preenchemos os papéis como solicitado e em seguida pediram para ver o porta malas. Naquele momento já apresentei o ovo caipira que compramos na Argentina, era nosso café da manhã e tínhamos consumido apenas umas 6 unidades. Imediatamente nos confiscaram os ovos e fiquei triste. Me perguntaram se havia mais alguma coisa e afirmei que não, daí pediram para retirar TODAS as malas e passar no raio x, igual a um aeroporto. Fizemos isso, colocamos no carrinho e eis a surpresa, havia dois tomates e uma cebola escondida em algum lugar. O rapaz as retirou e nos liberou para prosseguir. Nisso tudo aí gastamos uns 40 minutos, ou mais.

    Chateados com a perda dos ovos e do tempo já sabíamos naquele momento que não daria para chegar em Coyahique nesse dia, então decidimos desfrutar do trajeto com mais tranquilidade. Logo em seguida paramos em Chile Chico para comprar carne para o jantar do dia e achamos um supermercado. Ali mesmo já vimos vários vinhos com preços muito baratos comparado ao Brasil, algo entre 60% e 50% mais barato. Como essa era uma das nossas ideias, trazer vinhos do Chile, aproveitamos para comprar vários ali. Fui no açougue e pedi o famoso ‘lomo’, que para nós é filé mignon. Pedi e o açougueiro não conseguia encontrar a carne, quando um cliente, ao meu lado, mostrou a peça para ele e começou a me dar dicas de qual é a melhor carne para se comprar, disse que as mais escuras são as melhores, aquela que tem aparência de velha. Agradeci, comprei e seguimos em frente.

    Poucos quilômetros dirigindo, já em rípio, soube o porquê de tanta gente ter sugerido ir por Chile Chico. A paisagem era simplesmente espetacular, do lago Genenral Carrera (que é o mesmo lago Buenos Aires, mas você atravessa a divisa e muda de nome) com as cordilheiras no fundo. Já estávamos na Carretera Austral e isso me causava uma sensação de exclusividade, de privilégio. Ficamos animados. A cada pequena distância percorrida parava para fotos, curtimos bastante o trecho.


    Mas na medida que chegávamos em Puerto Rio Tranquilo, afinal já tínhamos decidido dormir lá, o tempo fechava e chovia de vez em quando, chuva leve e fina, mas com a paisagem bem carregada de nuvens, o que me desestimulou um pouco, pois gosto muito de fotografia e tempo nublado atrapalha bastante. Bom, de qualquer forma eu não podia reclamar, afinal já foram ⅔ da viagem até agora foram em clima perfeito, sem qualquer situação para reclamar. Ter feito Torres del Paine como eu fiz, ficando 5 dias no trekking W e com tempo muito bonito, já era metade da viagem para mim. O que viesse era lucro.

    Já que a ideia era dormir em Puerto Rio Tranquilo pensei em aproveitar para fazer o passeio das Capilas del Marmol, mas chegando na cidade o tempo continuava ruim e eu preferi abortar o passeio. Na verdade, esse era um dos passeios que eu não fazia muita questão, não me atraía muito. Procuramos o camping que eu tinha em lista, Camping Bella Vista, achamos, andei pelo local e gostei, pagamos 5 mil pesos chilenos por pessoa, em torno de 25 reais. Ficamos por lá mesmo, pois tinha uma área protegida do vento e frio, de madeira, com wi-fi e energia elétrica. Tinha também utensílios de cozinha e pia para cozinhar. Mesas grandes de madeira, confortável. O chuveiro é quente e os banheiros estavam limpos. Lá funciona um hostel, que sem dúvidas é uma boa escolha por ali também.

    Fizemos a janta, um bife de ‘lomo’ com arroz, feijão e tomate (que compramos no supermercado) acompanhado de vinho chileno. Oh beleza! Foi a melhor janta em dias! Aproveitei para carregar baterias, descarregar fotos e bater papo com a família e amigos no whatsapp. Aí era dormir porque no dia seguinte iríamos até Coyahique, ou seja, aquele dia ‘extra’ que tínhamos foi queimado hoje. Agora é seguir o roteiro novamente.

    Neste dia não abastecemos, então o resumo será no dia seguinte.
    Segue abaixo o time lapse do dia.
    Acompanhando sua viagem colega. E relembrando a minha que fiz em 2012/13 (Ushuaia-TDP-Perito Moreno) e 13/14 (Carretera).

    Eu levei sorte e tive um dia lindo no trecho de Cochrane a Chile Chico quando fiz a Carretera. Fiz fotos excelentes.

    Um abç.
    Marcelo J. Manente

  • #10
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    Citação Postado originalmente por xexelo Ver Post
    Acompanhando sua viagem colega. E relembrando a minha que fiz em 2012/13 (Ushuaia-TDP-Perito Moreno) e 13/14 (Carretera).

    Eu levei sorte e tive um dia lindo no trecho de Cochrane a Chile Chico quando fiz a Carretera. Fiz fotos excelentes.

    Um abç.

    Tem relatos das duas viagens Marcelo??

  • #11

  • #12
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    São dois excelentes relatos. Me ajudou bastante no planejamento da minha expedição.

    Abraços Marcelo.

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