Powered by vBulletin

17445km de Band! Carretera Austral, Paso Mayer, Chaltén, Calafate, TDP e Ushuaia

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 18 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 15/05/2016, 12:13
    GuilhermeAdolf
    1 Anexo(s)
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=528655&stc=1

    Olha aí o Unimog sobrevivente. Eram dois, o outro bateu o motor batendo num buraco do Rio..
  • 15/05/2016, 21:25
    sandro_ventania
    Guilherme, vocês estão fazendo estória!!!
    Por acaso, não passou pela cabeça de vocês de acamparem a beira do rio para já de manhã tentarem a travessia? Me pareceu um lugar muito agradavel e seguro para acampar!
  • 15/05/2016, 22:19
    Engels Kbça
    Citação:

    Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Guilherme, vocês estão fazendo estória!!!
    Por acaso, não passou pela cabeça de vocês de acamparem a beira do rio para já de manhã tentarem a travessia? Me pareceu um lugar muito agradavel e seguro para acampar!

    :pensativo: Não era uma boa idéia, lugar não é seguro para acampar, poderia chover a noite e inundar todo aquele leito de rio, além disso o frio é muito intenso, no segundo dia da travessia o termômetro do carro marcava -4,4°C, quando fui dá partida no carro, antes de amanhecer, mas seriamos obrigados a acampar, se não conseguissemos voltar.
  • 16/05/2016, 14:10
    valmirjunior
    Caramba Guilherme, eu estava até agora esperando exatamente esta travessia kkkk.
    Vou ter que esperar o próximo capítulo? :parede:
    Relata bem a travessia pois é este o caminho que quero fazer kkkk.
  • 16/05/2016, 15:46
    GuilhermeAdolf
    Citação:

    Postado originalmente por Engels Kbça Ver Post
    :pensativo: Não era uma boa idéia, lugar não é seguro para acampar, poderia chover a noite e inundar todo aquele leito de rio, além disso o frio é muito intenso, no segundo dia da travessia o termômetro do carro marcava -4,4°C, quando fui dá partida no carro, antes de amanhecer, mas seriamos obrigados a acampar, se não conseguissemos voltar.

    Exatamente o que o Engels disse.. era muito arriscado ficar ali!

    Abraços!
  • 16/05/2016, 23:32
    GuilhermeAdolf
    9 Anexo(s)
    O frio da noite foi de rasgar.. Acordamos cedo, 7h, para tomar o café às 7.30 e sair às 8:00.

    O café foi o mesmo da noite anterior. Arrumamos nossas coisas, descemos e ligamos os carros. Sempre aquela pequena dificuldade na partida.. mas na segunda já tava virando o motor. O termômetro da band marcava -4º.

    Anexo 528726

    Deixamos os carros esquentarem um pouco e saímos. Eu estava nervoso.. afinal, era algo arriscado o que estávamos fazendo..

    Seguimos novamente pra aduana chilena, saímos 8:00, com muita neblina e o carro muito gelado por dentro. Tinha até aquele cheiro do ar que sai do freezer kkkkk

    Seguimos pela ruta e vimos muitos lagos congelados. A vegetação bem branquinha. O frio tava doendo mesmo!

    Pouco mais de 40 min, chegamos novamente na aduana. Fomos recebidos pelo mesmo oficial, que mais uma vez, perguntou se era realmente nossa vontade atravessar.. Conversamos rapidamente, e em pouco tempo fomos liberados pra seguir.

    Combinamos entre nós que se não tivesse condição de atravessar, voltaríamos e íamos seguir pro Paso Roballos.

    Descemos e começamos a procurar o início daquela trilha que encontramos no dia anterior, porém demos algumas voltas e nosso GPS indicava um local alagado. Algo não estava certo! Tínhamos saído em um solo pedregoso ontem!

    Andamos, fomos e voltamos.. e não tinha jeito, o GPS indicava ali dentro do alagado. Pois bem, Engels ficou atrás caso eu atolasse e eu fui na frente. Andei um pouco dentro da água e encontrei as primeiras marcas de pneus que deixamos no dia anterior. Engels veio em seguida.

    Anexo 528727

    Vejam só: de um dia pro outro, com a subida e descida do nível dos rios, a disposição dos braços dos rios mudaram! Isso é algo para se ter atenção! Mostra o quanto o nível varia durante um dia inteiro!

    Vejam abaixo a localização do início da trilha:

    Anexo 528728

    Seguimos pela trilha que estava praticamente toda congelada da noite. Sem muita dificuldade, chegamos novamente no ponto do Rio Carrera.

    Anexo 528730

    Infelizmente e novamente, não era possível passar naquele ponto.. O rio continua muito forte.. Descemos margeando novamente o rio procurando um ponto de travessia. Encontramos um ponto bem largo, com pouca correnteza, que tinha boas chances de estar numa altura razoável. Porém era tão largo, que não conseguíamos ter muita ideia da profundidade da parte mais distante..

    Aquela era nossa única chance! Eram 10:30 e se não fizéssemos ali, teríamos que voltar a tempo de pegar a balsa das 15:00 na carretera austral... Ficamos em dúvidas, pensamos uns minutos.. E então Jean atacou de super-zequinha! Vestiu um macacão de neoprene que havia trazido, amarrou uma corda na cintura e atravessou o rio a pé, para vermos a profundidade.

    Lá foi ele naquela água que devia estar próximo de 5, 6 graus.. a água passou do meio da barriga! Era tudo ou nada!!

    Muitos podem pensar: mas água acima da barriga é 1 metro.. 1 metro não é tanto pra um jipe, uma caminhoneta alta.. concordo!

    Se na minha rua tiver 1 metro e 80 de água e eu precisar passar, eu passo! Se em uma trilha aqui próximo da cidade tiver um alagado de 1 metro e meio de água, eu passo! Sei que se der algum problema, eu estou perto de casa, alguém busca o jipe, eu guincho, empurro na mão, conserto-o!

    Agora se imaginem na nossa situação! Estávamos entre duas fronteiras, em um local totalmente isolado, sem qualquer tipo de auxílio disponível, sem chances de um resgate do carro, não dava pra simplesmente afundar a bandeirante na água! E as roupas? A comida? Pode parecer brincadeira.. mas era um ato arriscado.. tudo tinha que ser bem pensado.

    Atravessar um rio não é como passar numa poça d'água.. existe uma força deslocando seu veículo, atenção dobrada!

    Tínhamos que tomar uma decisão rápida, afinal de contas, Jean estava do outro lado todo molhado com um frio de 4º!

    Decidimos ir, arriscamos!

    Fui na frente por conta do snorkel. Nossa 'trilha imaginária' dentro do rio envolvia entrar a favor do rio para aproveitar um trecho mais raso e depois, com cuidado, fazer uma pequena curva até a outra margem. Isso pode ser constatado até no tracklog! Ficou perfeita a captação do sinal!

    Anexo 528731

    Entrei no rio, segunda reduzida, mãos suando e coração disparado, fui seguindo pela parte mais rasa, curvei e a band foi abaixando na água.. chegou na altura do capô.. parecia mais longe a outra borda quando estava dentro do rio. Dava pra ouvir a água ali passando ao redor do carro. Mais alguns segundos de tensão e ela começou a imbicar pra cima, saindo do rio.

    Alívio.. muito alívio. Parei do outro lado, vi que havia água dentro do carro, mas não muita. Agora faltava o Engels.

    Acho que foi tão angustiante passar como vê-lo. No caso dele a água subiu um pouco por cima do capô.. mas graças ao bom Deus, também chegou do nosso lado.

    Comemoramos o feito! Demos uma rápida verificada nos carros pra ver se não havia galhos agarrados ou algo danificado e então seguimos. Mais uma vez apenas com noção de direção, tínhamos que seguir próximo de Leste. Ainda faltavam mais 2,5km até o início do caminho que meu GPS sabia.

    Seguimos por mais uma dezena de braços de rios. Muitos galhos e troncos de árvores, pedras grandes, buracos..

    Anexo 528723

    Em um desses braços, acabei pegando um buraco grande e a band quase virou. Deu pra engolir seco hehehe

    Paso Rio Mayer - Guilherme Adolf S. S. Flegler | Facebook

    Andamos e começamos a encontrar os rastros do Unimog argentino. Fomos seguindo e ele nos levou justamente ao início do caminho fora do rio, justamente onde meu GPS indicava.

    Ali foram mais uns 6km dentro de uma floresta até encontrarmos a última cerca e a placa do regimento militar El Bello, responsável pelo patrulhamento e a aduana.

    Anexo 528724

    Paramos os carros, saímos e ali terminava o grande desafio.

    Vídeo de toda a travessia:

    2a tentativa de travessia do Paso Rio Mayer - Guilherme Adolf S. S. Flegler | Facebook

    Logo apareceram os policiais, porém, com roupas comuns, não estavam fardados.. acho que o movimento é tão ridículo ali, que nem se preocupam em estar de farda. Usavam calças adidas, moletons.. era engraçado kkk

    Ficaram meio desconfiados de como chegamos ali de carro. Conversamos e nos disseram que não conheciam relatos de carros que tenham atravessado por ali. E pra complicar, nos perguntaram por que demos baixa no dia 09 do chile e só chegamos no dia 11 ali. Dissemos que havíamos dormido na beira do rio.. esperando o dia amanhecer para tentar passar.. até o avistamento do Unimog foi confrontado. Nos perguntaram que horas nos tínhamos visto ele..

    Dúvidas sanadas, fomos fazer os trâmites. Cada carro separado. Achei estranho, fiquei até receoso de chamarem dois de cada vez. Porém nada demais, nenhum problema. Um dos guardas até ligou o celular e tocou música brasileira de 3 anos atrás, dizendo que era sucesso ali agora kkkk

    Guardamos as cintas, limpei os tapetes, dei uma ajeitada no carro. Tiramos a foto da vitória.

    Anexo 528722

    Ali então foi também o momento da despedida. Engels ia seguir rumo norte, pela ruta 40 para Bariloche. Nós íamos sentido sul, ruta 40 para El Chaltén.

    Havia mais 100km até chegarmos na ruta 40, porém era só rípio e a poeira levantada era insuportável. Então decidimos sair com um tempo depois do outro. Engels foi primeiro, fui depois de uns 5 min.

    Deixo aqui meu muito obrigado ao Engels, pelo companheirismo nesses dias juntos. Um grande amigo, sem tempo ruim e com muita disposição pra fazer as coisas.

    Então fomos, pegamos a estrada, rípio batido, sem carros e plana em sua maioria.

    Dirigia e via pelo retrovisor todas aquelas montanhas que nos guiaram, ficando para trás. Já tava batendo uma saudade ali da carretera.. lugar incrível.. sem palavras..

    Poucos km depois, o cenário já era outro. Deserto. Aquela imensidão de tons vermelhos, cinzas.. nenhum sinal de vida.

    Atravessamos uma grande planície em uma estrada de rípio bem batido, dava pra andar a 80km/h.

    Chegamos na ruta 40 às 15h. Ali ela é um tapete. Asfalto novo. A band nem acreditou eu acho hehe.

    Fomos seguindo e tomamos um desvio pela RP 25 até Gobernador Gregores. Esse trecho é todo asfalto e mesmo sendo mais longo, evitaria um trecho de rípio da ruta 40. Além disso, lá abasteceríamos, uma vez que em El Chaltén costuma faltar combustível.

    Paramos em um YPF, abastecemos 42,010 litros, 549,49 pesos, 13,08 pesos por litro e o odômetro marcava 11446,4km.

    Comemos um lanche e aproveitamos o wifi do posto pra comunicarmos com nossas casas.

    Seguimos viagem, ainda faltava um bom trecho até El Chaltén.. e sabíamos que um pedaço era rípio.

    Quando encontramos a ruta 40 de novo, pegamos cerca de 70km de rípio, que em um trecho era bom e outro ruim. Já estava de noite quando voltamos pro asfalto.

    Tomamos a entrada da ruta 23 que nos levaria até El Chaltén. Queria muito poder pegar essa estrada com sol, pois rende belas fotos com a cordilheira ao fundo.. mas.. não deu..

    Chegamos na cidade e procuramos um camping.. encontramos apenas um aberto naquela hora da noite, não era bom. Banheiros apertados, cozinha muito suja, área de camping com carros pequena.. mas era o que tinha.. foi barato pelo menos, 70 pesos. Coordenadas -49.325124, -72.890499

    Banho tomado, um miojo quente, barraca armada e sono! Dia exaustivo!

    Tracklog adicionado! De Villa O'Higgins até El Chaltén!
  • 17/05/2016, 08:14
    EduTrierweiler
    Puxa, uma grande aventura (e risco) essa travessia, acho que não teria coragem! hahaha

    Parabéns!!
  • 17/05/2016, 08:20
    Sean_Pablo
    Guilherme!

    Só para deixar minha contribuição ao tópico, DEMAIS!

    Valeu a pena arriscar, claro que sempre pensando em todas as possibilidades!

    muito bacana o vídeo e o companheirismo que vocês tiverem nesta etapa.

    Parabéns pela viagem e obrigado pelo relato!
  • 17/05/2016, 10:53
    jeisonk
    Ducaraleo :palmas::palmas:
  • 17/05/2016, 11:48
    Osmar Junior
    Muito bom !!!!
  • 17/05/2016, 14:38
    Newton Guerra
    Show de travessia, Guilherme e Engels. Pensa numa vontade de estar junto numa hora dessas....

    Citação:

    Postado originalmente por jeisonk Ver Post
    Ducaraleo :palmas::palmas:

    Ainda bem que você não resolveu fazer o mesmo, sozinho, uns anos atrás :mrgreen:. Ou tentou e não conseguiu? Aquela marquinha no teto...:pensativo:
  • 17/05/2016, 15:54
    valmirjunior
    Valeu Guilherme, após esse relato já tenho em vista que irei fazer a volta de 800km kkkkkk.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 18 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 23:35.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy