x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 41

Tópico: Punas Argentinas

  • #1
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6

    Thumbs up Punas Argentinas




    Caros,

    segue um brevíssimo relato da recente nossa viagem.

    Esta viagem foi uma verdadeira aventura!

    FOTOS: Punas andinas 2014 ? um álbum no Flickr




    A viagem em sí começa em Salta de onde fomos para Cafayate via Cachi. Chachi é é uma linda vila incrustada num vale. De lá cruzando todas as "quebradas", inclusive a famosa "Quebrada delas Flechas", chegamos via terra em Cafayate.


    De Cafayate subimos para Antofagasta de la Sierra (na Argentina), povoado de 200 habitantes me lembrou San Pedro de Atacama em nos anos 90, antes da invasão dos turistas, vans e enormes grupos de carros.

    De Antofagasta de la Sierra, pegamos inúmeras picadas para apreciar as paisagens das Punas argentinas até finalmente chegarmos ao sul do salar de Antofala, pegando a pior estrada da minha vida, de Quinoas até o povoado de Antofala, que terminou por quebrar um dos tubos do suporte de estepe do Defender fabricado pela Antoalde. As costelas de vaca eram violentas e por conta do risco de cortes e rasgos, estava com bastante pressão nos pneus traseiros 52psi.


    O 110 foi um guerreiro. Por horas a fio enxergávamos dois painéis tamanha a violência da vibração das trilhas.


    De Antofala fomos margeando o salar até chegar no passo Socompa, sem antes atravessar uma cadeia de montanhas que exigiu ao máximo dos carros, obrigando o Land Rover manobrar em cada uma das curvas de tão estreitas que eram as curvas.

    Finalmente em tolar Tolar Grande, um vilarejo bem desenvolvido onde soldei o suporte e conseguimos abastecer; isso depois de ± 700km de deserto e estradas de terra sem qualquer alma viva ou combustível. Detalhe, o combustível foi comprado diretamente da prefeitura, com direito a um recibo oficial. Ainda bem que o Defender ainda é um jurássico e simplório 300tdi, pois o Diesel tinha uma cara horrível, e era bombeado de maneira arcaica de tanque improvisados.


    De Tolar Grande fomos até Salar de los Pocitos e de lá pegamos uma péssima estrada abandonada, sem caminho demarcado pelo deserto, até o passo Jama. Então chegamos a "São Paulo de Atacama" rsrsr para descansar. A cidade foi tomada pelo turismo de massa, perdeu totalmente o charme aventureiro que outrora conferia sua glória. Ainda assim, existe muito o que fazer fora dela.


    Curtimos o que tinha para ser curtido em SPA, assim como as cidades abandonadas próximas à Panamericana, demos um pulo na Bolívia para ver as lagunas e então começamos a volta ao Brasil passando por Purmamarca também tomada por toneladas de carros do Brasil.


    A grande estrela no entanto foi o Tracker 2007 (Suzuki Grand Vitara).


    Acompanhou o Defender 100% dos caminhos, sem qualquer detalhe, apenas um pouco de entrada de poeira, questão que resolvi no Defender depois de muita silicone e sicaflex. No Tracker apenas o peito de aço da RC (acessório) soltou após a quebra do seus suportes dianteiros. Ou seja, em ambos os carros os únicos defeitos foram os acessórios de má qualidade, ainda que ambos os casos sejam os melhoras marcas que o dinheiro pode pagar. Muito chão para alcançarmos a qualidade dos produtos importados.


    Não fosse a moderada autonomia (± 600km), a limitada capacidade de carga e relativa força na altitude, o Tracker seria minha primeira opção.


    O tanque extra e a grande capacidade de carga além dos banquinhos no porta-malas, fazem do Defender 110 um grande parceiro de viagens. Nada melhor que contar com 120L de Diesel a um consumo médio de 10,5km/l independente da qualidade da estrada.


    Numa brincadeira, resolvi avançar sobre o caminho de areia ultra fofa no Vale da Morte em São Pedro. Com os pneus devidamente murchos, 18psi, bloqueado, pedal no fundo e muita adrenalina, o 110 venceu os 1000m de areião na subida em altitude, carregando ainda 8 pessoas. Incrível!


    Não sei se um motor 2.0 aspirado conseguiria o mesmo. Passado o areião, foi reinflar os pneus e continuar.


    Antofagasta de la Sierra será o novo Atacama, podem escrever! Mas mesmo em dois carros, por momentos ficamos bastante apreensivos quanto a eventuais quebras. As estradas para alguns pontos de grande interesse praticamente não existem e o clima é hostil a vida.

    Por termos levado a primeira chuva de 2013 para Antofagasta de la Sierra e Tolar Grande, isso mesmo, de 2013, dia 25 e 26 de Dezembro; as estradas estavam cortadas pela água, obrigando-nos a improvisar desvios e atravessar lamaçais de média profundidade sem sequer ter como alcançar a outra extremidade à pé para verificar sua profundidade.

    Mas o resultado é este, conhecemos os mais belos lugares das Punas e agora não vemos a hora de voltar para passar 30 dias entre Cachi e Antofagasta de la Sierra!


    Itens que ajudaram muito a viagem:

    Geladeira ARB 37, fantástica!! Não tenho duas baterias e mesmo ligada não chegou a comprometer a carga da bateria (100A). A qualquer momento tínhamos água e outras bebidas e comidas a 0˚C.

    GPS Garmin Montana 650 com suporte cabeado! Uma revolução, 100% touch, ultra rápido sem a chatice dos botões e interface 60 ou 62 ou do lendário e lerdo 276.

    Mapas para GPS, o dos Viajeros 4x4 e Projeto Mapear, e inúmeros waypoints feitos em casa via Google Earth.

    Compressor ARB modelo grande embutido. Total segurança para reinflar os pneus.

    Tanque auxiliar Antoalde de 40L, levando de 80 para 120L de combustível e a autonomia para seguros 1100km.


    Abraços

    Clemente
    4X4 Brasil
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #2
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Idade
    38
    Posts
    2,789
    Agradecimentos: 13
    Belo relato e vaigem Clemente..

    Um dia ainda saio por essas bandas !

    Sobre o carro.. é nisso que insisto.. comprar uma 110 pra mim e deixar a Tracker com a esposa.. mas ela nao deixa..rs. Hoje uso a tracker para viagens, sempre acampando.. fiz alguns up's nela, e realmente é um otimo carro.. principalmente em relação ao custo de aquisição de uma.

    Tem um tópico da Tracker.. o link da assinatura.


    Grande Abraço

  • #3
    Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,753
    Agradecimentos: 19
    Clemente, fiz praticamente o mesmo roteiro que você em 2008. Me apaixonei por Antofagasta de la Sierra, há coisas para conhecer na região suficientes para muitas viagens de 30 dias. Não faço questão nenhuma de voltar ao Atacama, mas a Antofagasta ainda volto se Deus quiser.

    Fui de Grand Vitara, que já tinha 100.000 km quando saí de Sampa. Sempre falo para todos que os Suzukis são carros muito valentes e confiáveis. Se o tamanho não for problema, são uns guerreiros. Em 2007 já tinha ido com o mesmo GV a Ushuaia. Nenhum problema nas duas viagens.
    Quem foi de Tracker, o seu pai? Preciso marcar um encontro com ele, há anos que conversamos e não nos conhecemos ainda.

    Cara, as fotos estão maravilhosas! Parabéns e obrigado por compartilhar com a gente.

    Abraços
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

  • #4
    Usuário Avatar de roberto.cardoso@ig.com.br
    Entrada
    08/10/2009
    Local
    São Paulo / Monte Verde, MG/SP
    Idade
    42
    Posts
    490
    Agradecimentos: 2
    Galera... vou pro Atacama no dia 01/03/2014.... na volta pretendo cruzar os andes pelo Paso de Pircas Negras e conhecer a Laguna Brava e os parques Talampaya e Ischigualasto!

    Alguém do fórum conhece a região?

    Abraços,
    Roberto Cardoso
    Defender 110 TDI / Atego 1725 4X4 Integral (com bloqueio até de pensamento)
    http://www.permitidoviajar.com.br viaje junto com a gente!

  • #5
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    Newton,

    o Tracker é do Sergio, amigo meu.

    Sim, precisamos marcar um bate papo da turma!

    Forte abraço

    Clemente

    Citação Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    Clemente, fiz praticamente o mesmo roteiro que você em 2008. Me apaixonei por Antofagasta de la Sierra, há coisas para conhecer na região suficientes para muitas viagens de 30 dias. Não faço questão nenhuma de voltar ao Atacama, mas a Antofagasta ainda volto se Deus quiser.

    Fui de Grand Vitara, que já tinha 100.000 km quando saí de Sampa. Sempre falo para todos que os Suzukis são carros muito valentes e confiáveis. Se o tamanho não for problema, são uns guerreiros. Em 2007 já tinha ido com o mesmo GV a Ushuaia. Nenhum problema nas duas viagens.
    Quem foi de Tracker, o seu pai? Preciso marcar um encontro com ele, há anos que conversamos e não nos conhecemos ainda.

    Cara, as fotos estão maravilhosas! Parabéns e obrigado por compartilhar com a gente.

    Abraços
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #6
    Usuário Avatar de henrique wamser
    Entrada
    30/08/2005
    Local
    CURITIBA/
    Idade
    66
    Posts
    1,006
    Agradecimento: 1
    Chegamos domingo
    Roteiro:Ctba - posadas-salta- purmamarca-São Pedro do A-(vários passeios no entorno)-iquique-antofagasta-copiado-Santiago-mendoza-Córdoba-rivera(uru)-vacaria-ctba
    PY5 IQ
    SW4 AT 11 + Freelander 2 hse prata

  • #7
    Usuário Avatar de henrique wamser
    Entrada
    30/08/2005
    Local
    CURITIBA/
    Idade
    66
    Posts
    1,006
    Agradecimento: 1
    Dos 60.000 da sw4, 31.000 rasgando Argentina Chile e Uruguai
    PY5 IQ
    SW4 AT 11 + Freelander 2 hse prata

  • #8
    Usuário Avatar de henrique wamser
    Entrada
    30/08/2005
    Local
    CURITIBA/
    Idade
    66
    Posts
    1,006
    Agradecimento: 1
    Não ia mais voltar mas parece que vou ter de conhecer antofagasta de la serra
    PY5 IQ
    SW4 AT 11 + Freelander 2 hse prata

  • #9
    Usuário
    Entrada
    23/02/2012
    Local
    sao paulo/SP
    Posts
    1,800
    Agradecimentos: 9
    Boa Gauer, beleza de viagem!!! fotos arrasadoras!!! ...e nunca vi tantas nuvens brancas de chuva no ceu dessas paragens!!! lindo mesmo!!!

    Diga-me, não ocorreu subir a San Pedro pelo Sico? e os pneus com 52 não seria demais num chão sem pedras grandes?
    carajo! os pneus com 52 de pressão parecem feitos de madeira e derrubam até as obturações de tanto que vibra eheh!

    Em junho pretendo fazer esse trecho vindo lá do norte da Bolívia pela´´nova´´RN40 , numa viagem de dois meses meio sem destino. o que me preocupa é fazer esse trecho sozinho. talvez espere alguem pra seguirmos juntos a partir de Tolar Grande. vc acha realmente necessário? vamos trocar umas mágicas?

    Abração pela bela viagem realizada e seu compartilhamento!
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,753
    Agradecimentos: 19
    Não canso de ver suas fotos.

    Parece que você encontrou algumas borboletas no Pampa .
    No primeiro posto que parei ganhei do frentista uma varinha de bambu para limpar o radiador. Pior que eu estavam uns motoqueiros, acho que devem ter jogado a roupa fora depois desse trecho. Minha caixa da Thule tem manchas dos bichos até hoje.
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

  • #11
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    Meccano,

    sim, pensei em fazer o Sico sim, mas já havia passado duas vezes por ele, uma em 99 e outra em 2006. Resolvemos chegar em São Pedro e aproveitar o fim de tarde, aí o Jama é o cara.

    Legal mesmo seria fazer o Socompa, mas TODOS os locais me desaconselharam, por estar em péssimo estado e custar muito tempo o o risco de ter de voltar por conta de interrupções por conta das chuvas, que aconteceram justamente naqueles dois dias. Terminamos por pegar uma trecho dele e só.

    Mas eu ainda vou fazer inteiro!

    Pressão dos pneus:

    Na realidade, coloquei 45psi em SP por conta do peso e para garantir uma melhor economia de combustível. Quando chegamos na altitude, os 45psi viraram 52psi..

    No cascalho os locais profissionais das punas se dividem em relação a pressão; quem depende do carro para transporte próprio usa pressão alta para poupar os pneus do desgaste do cascalho. Quem faz roteiros com turistas usa 25psi e arca com a eventuais furos e dilaceração da banda. Os últimos costumam carregar dois estepes e mais um ou dois pneus sobressalentes.

    Unânime entre todos, além da Hilux eletrônica, é o uso de monitores de pressão por rádio. Substitui-se o bico por um com emissor de pressão e um painel lcd no interior do carro que recebe o sinal.

    Em resumo, resolvi ser ultra conservador e mantive os 52psi, mas acredito que foi este o motivo que culminou com a fadiga do suporte do estepe da Antoalde, tido como o melhor deles.

    Na Bolívia fui com 38psi e o carro parecia um tapete voador.

    Conhecendo agora a região e as bases de contato, até faria tudo sozinho, mas carregaria comigo um telefone Irídium ou equivalente sistema de envio de mensagem como EPIRB, PLB ou ELT.

    Em cada um dos vilarejos existem pessoas que guiam turistas e podem socorrer você de uma enrascada.

    Importante mesmo é ter um grande suprimento de água, comida, agasalho, protetor solar e óculos de sol estilo soldador. O planejamento deve ser feito considerando a necessidade de ter que dormir uns 3 dias até alguém passar por lá.

    Se você estiver em um caminho não oficial, numa das centenas de picadas como fizemos, é importante ter em mente que socorro só via satélite ou caminhando. Uma bike preparada com alforges e câmaras de reserva é uma boa ferramenta de resgate.

    Mas sim, para curtir as Punas é importante ir só, com tempo e poder dormir onde quiser. A beleza da paisagem é tamanha, que dá vontade de passar uma semana ali apreciando a beleza e o silêncio.

    Sim, entre Tolar Grande e o vilarejo de Antofala existe trânsito quase diário. Se der para pegar uma carona, definitivamente é recomendado.

    Por outro lado, como era dia 25, cruzamos numa das picadas uma Hilux com duas freiras dirigindo-se na direção de um vilarejo de pastores... Foi o único carro que cruzamos em 2-3 dias zanzando pela região.

    Sim, bora marcar um bate papo.

    Segue para quem interessar o tracklog da viagem (GPX de 17MB zipado) para usar no Basecamp ou Mapsource.

    TrackAndes ClementeGauer.GPX.zip

    Recomendo como mapas de fundo, seta ordem:

    ViajerosMapas - Instalación y Actualizaciones

    e

    Inicio | Proyecto Mapear

    É isso ai!

    Abraços

    Clemente


    [QUOTE=Meccano;2068120]
    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Caros,

    Boa Gauer, beleza de viagem!!! fotos arrasadoras!!! ...e nunca vi tantas nuvens brancas de chuva no ceu dessas paragens!!! lindo mesmo!!!

    Diga-me, não ocorreu subir a San Pedro pelo Sico? e os pneus com 52 não seria demais num chão sem pedras grandes?
    carajo! os pneus com 52 de pressão parecem feitos de madeira e derrubam até as obturações de tanto que vibra eheh!

    Em junho pretendo fazer esse trecho vindo lá do norte da Bolívia pela´´nova´´RN40 , numa viagem de dois meses meio sem destino. o que me preocupa é fazer esse trecho sozinho. talvez espere alguem pra seguirmos juntos a partir de Tolar Grande. vc acha realmente necessário? vamos trocar umas mágicas?

    Abração pela bela viagem realizada e seu compartilhamento!
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #12
    Usuário Avatar de Zani
    Entrada
    04/10/2010
    Local
    SP/SP
    Idade
    47
    Posts
    439
    Agradecimentos: 0
    Excelente relato Clemente e fotos maravilhosas. Muito inspirador.
    Abraço.
    Zani
    Hilux CD SRV 2008 AT
    Ex Hilux 2002 CD 3.0 ; Ex SW4 1994

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade