x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 28

Hybrid View

  • #1
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Idade
    52
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    [Iniciante] Dúvidas




    Primeiramente, saudações a todos os amigos deste fórum.

    Pesquisando a respeito de ATV's pelo Google, cheguei até aqui, e fiquei impressionado com a quantidade de informações que vcs. disponibilizam a respeito do veículo.

    Gostaria, portanto, de tirar algumas dúvidas que ainda me restam.

    Surgiu a necessidade de adquirir um veículo leve para me deslocar de casa ao trabalho (algo em torno de 11 Km), e como nunca fui chegado a duas rodas, o quadriciclo me pareceu a melhor opção.

    Assim, fiquei interessado em adquirir um ATV modelo FourTrax 420 4X2 da Honda, devido ao preço e a facilidade de manutenção.

    A utilização do veículo seria preponderantemente no asfalto, desta forma surgem os questionamentos quanto a sua viabilidade:

    1. Qual o tipo de habilitação para conduzí-lo?
    2. Este veículo pode trafegar em vias públicas?
    3. Ele oferece segurança para ser utilizado no alfalto?
    4. Sofre muito desgaste com este tipo de utilização? e
    5. Qual a média de consumo neste tipo de utilização?

    Agradeço antecipadamente a ajuda de todos.

    Saudações.

  • #2
    como o fourtrax não tem renavam fica difícil emplacar, e ainda teria que acrescentar retrovisores, velocímetro e indicador do nível de combustível...

  • #3
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Idade
    52
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    como o fourtrax não tem renavam fica difícil emplacar, e ainda teria que acrescentar retrovisores, velocímetro e indicador do nível de combustível...
    E no caso, qual seria o modelo ideal para este tipo de uso?

  • #4
    velocímetro serve esses "ciclocomputadores"... retrovisor pode ser aqueles de bicicleta presos por abraçadeiras se não tiver no guidon o encaixe para modelos semelhantes aos usados em motos... marcador de combustível é um pouco mais complexo pq depende de um mecanismo interno que o tanque original não tem... mas se o quad tiver a torneira na saída do tanque, como numa moto dessas mais simples ou nos 1ºs fuscas e kombis, acredito que nem precise do marcador de combustível... mas para garantir eu usaria um sistema como o do trabant, com uma régua na tampa do tanque para conferir o nível de combustível antes de sair com o quad, ja que não dá para balançar ele como se faz com uma moto para testar se o tanque tem gasolina suficiente ouvindo o barulho que faz dentro do tanque... quanto ao renavam, recomendo que faça um protocolo no detran para submeter o quad à inspeção em órgão credenciado pelo inmetro para obtenção do laudo que indica a conformidade do quad com a legislação de tráfego em vigor, mesmo procedimento usado em veículos experimentais...
    4X4 Brasil

  • #5
    Até onde eu sei esses veiculos são proibidos sua utilização em via publica, mais terra, areia, piçarra, lama é com ele mesmo.
    abs

    Segue texto no site da Yamanha


    Prezado Consumidor,

    A YAMAHA MOTOR DO BRASIL LTDA. esclarece que os veículos quadriciclos ATVs foram concebidos, projetados e fabricados pela YAMAHA para uso exclusivamente fora-de-estrada (off-road), sendo proibido o seu tráfego em vias públicas.

    A finalidade de sua concepção não é para utilização em vias abertas à circulação (ruas, avenidas, estradas e logradouros públicos) para deslocamentos diários de trabalho ou lazer, e sim foi concebido para ser utilizado exclusivamente em áreas particulares, por esportistas ou trabalhadores rurais (dependendo do modelo do ATV).

    Estes produtos não podem ser registrados no RENAVAN por não ser permitido o seu tráfego em pistas públicas ou similares. Por não se tratarem de veículos comuns, os quadriciclos da YAMAHA não estão sujeitos às normas aplicáveis aos automóveis tais como equipamentos de segurança, registro e licenciamento.

    Os quadriciclos ATVs foram projetados e fabricados para uso na terra. Sua estrutura não é compatível com a utilização tradicional a que se destinam os automotores exigindo manejo e habilidade do piloto típicas para condução em terrenos acidentados, sendo que no caso de uso de um quadriciclo em qualquer outra situação diferente dessa há alto risco de acidente com lesão grave e morte para o condutor.

    O uso desse veículo em vias pavimentadas ou vias públicas (pavimentadas ou não) oferece risco de colisão com outros veículos.
    Para a sua segurança, adote práticas seguras de pilotagem, observando todas as orientações e recomendações da YAMAHA contidas no Manual do Proprietário.
    YAMAHA MOTOR DO BRASIL LTDA.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    19/10/2008
    Local
    Niteroi/RJ
    Posts
    254
    Agradecimentos: 0
    respondendo suas perguntas:
    1 não é emplacado, e como carteira é para rodar em vias publicas.... não á nenhuma carteira necessaria

    2 não. não possui equipamentos obrigatorios como retrovisor, buzina e piscas, e alguns modelos (fourtrax por exemplo) tambem não possuem velocimetro.

    3 Sim. por experiencia propria. apesar de ser proibido rodar na rua, a policia aqui não apurrinha. eu uso o meu pra tudo, e lhe garanto que no inicio vc vai achar estranho rodar no asfalto com ele, mas dps que vc aprender a dirigir, vai fazer curvas brincando. quadris 4x4 integral como o fourtrax antigo(2007 pra traz) são piores para asfalto, com 4x4 integral tem que andar no sapatinho

    4 não. o desgaste maior vai ser pneu, e não há problema algum em colocar pneus de carro nele. fica até melhor com os pneus de carro no asfalto. o meu outlander 800 usa tais pneus

    5 depende muito do uso. dirigindo que nem um descaralhado, fiz 7km/l com meu outlander 800. dirigindo igual gente, deu 16km/l. no meu outlander 400, nunca dirigi que nem um descaralhado, nem nunca medi o consumo mas acho que gira pela casa de uns 16km/l E outra coisa, os quads são muito sensiveis a gasolina. uma vez enchi o tanque de podium no meu 800, e fez os 14km/lkm/l eu dirigindo que nem um louco dobro a autonomia




    e a yamaha não ajuda em nada colocando esse anuncio no site. QUADRICICLOS SÃO SIM CAPAZES DE RODAR NA RUA COM TOTAL SEGURANÇA, TANTO QUE NA EUROPA PODEM RODAR NA RUA E SAEM DE FABRICA JÁ COM O PISCA, RETROVISOR, BUZINA!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Idade
    52
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    velocímetro serve esses "ciclocomputadores"... retrovisor pode ser aqueles de bicicleta presos por abraçadeiras se não tiver no guidon o encaixe para modelos semelhantes aos usados em motos... marcador de combustível é um pouco mais complexo pq depende de um mecanismo interno que o tanque original não tem... mas se o quad tiver a torneira na saída do tanque, como numa moto dessas mais simples ou nos 1ºs fuscas e kombis, acredito que nem precise do marcador de combustível... mas para garantir eu usaria um sistema como o do trabant, com uma régua na tampa do tanque para conferir o nível de combustível antes de sair com o quad, ja que não dá para balançar ele como se faz com uma moto para testar se o tanque tem gasolina suficiente ouvindo o barulho que faz dentro do tanque... quanto ao renavam, recomendo que faça um protocolo no detran para submeter o quad à inspeção em órgão credenciado pelo inmetro para obtenção do laudo que indica a conformidade do quad com a legislação de tráfego em vigor, mesmo procedimento usado em veículos experimentais...

    Crippler, ví que vc. é de POA, e é justamente para aí que estarei precisando do veículo, pois me mudarei em fevereiro, e meu carro ficará no Rio.

    Mais precisamente para trafegar da Tristeza para o Centro. Este é um trajeto tranquilo para se fazer de quadriciclo?

  • #8
    Citação Postado originalmente por rcorreas Ver Post
    Mais precisamente para trafegar da Tristeza para o Centro. Este é um trajeto tranquilo para se fazer de quadriciclo?
    eu não sei qual a tua preocupação, se é com a criminalidade ou com o risco de acidentes, mas eu pegaria uma cg convertida para triciclo pq é mais em conta, tem mais espaço para uma eventual bagagem (ou o rancho) e ja sai documentada... quadriciclo tem o problema de chamar demais a atenção, mas eu acho pouco provável que tentem roubar justamente por ser algo que não se vê com tanta freqüência na rua... mas eu te garanto que é menos arriscado que ir de moto...
    []s resistentes à reforma ortográfica
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -honda-cg125-cargo-transformada-em-triciclo.jpg  
    4X4 Brasil

  • #9
    1. Qual o tipo de habilitação para conduzí-lo?
    tipo a3
    2. Este veículo pode trafegar em vias públicas?
    não, é um veículo para uso em areas não urbanas. há um projeto de lei no estado do maranhão para que se emplaque. ainda não aprovado pelo contran. ha um projeto tambem em tramite para o uso a cadeirantes
    3. Ele oferece segurança para ser utilizado no alfalto?
    não, pois a dirigibildade de um quad a mais de 30por hora é instavel, não possui equipamentos de segurança exigidos por lei como: setas e retrovisores
    4. Sofre muito desgaste com este tipo de utilização?
    sim, os pneus são desenvolvidos para terra e não para asfalto
    5. Qual a média de consumo neste tipo de utilização?
    um pouco maior que no campo

  • #10
    Citação Postado originalmente por quadris.com.br Ver Post
    3. Ele oferece segurança para ser utilizado no alfalto?
    não, pois a dirigibildade de um quad a mais de 30por hora é instavel, não possui equipamentos de segurança exigidos por lei como: setas e retrovisores
    4. Sofre muito desgaste com este tipo de utilização?
    sim, os pneus são desenvolvidos para terra e não para asfalto
    quanto à estabilidade, existem os modelos esportivos, mais aptos a altas velocidades... quanto aos pneus, creio que existam alternativas para usar no asfalto... só como exemplo: é comum usar pneus de atv em kei-trucks em zonas rurais dos estados unidos, canadá e japão... no brasil, pode ser usado o pneu do fiat uno, com medidas semelhantes aos da chana, cópia licenciada da suzuki every...

  • #11
    Usuário
    Entrada
    19/10/2008
    Local
    Niteroi/RJ
    Posts
    254
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por quadris.com.br Ver Post
    1. Qual o tipo de habilitação para conduzí-lo?
    tipo a3
    2. Este veículo pode trafegar em vias públicas?
    não, é um veículo para uso em areas não urbanas. há um projeto de lei no estado do maranhão para que se emplaque. ainda não aprovado pelo contran. ha um projeto tambem em tramite para o uso a cadeirantes
    3. Ele oferece segurança para ser utilizado no alfalto?
    não, pois a dirigibildade de um quad a mais de 30por hora é instavel, não possui equipamentos de segurança exigidos por lei como: setas e retrovisores
    4. Sofre muito desgaste com este tipo de utilização?
    sim, os pneus são desenvolvidos para terra e não para asfalto
    5. Qual a média de consumo neste tipo de utilização?
    um pouco maior que no campo


    Acho completamente errada essa ideia feita na cabeça das pessoas que quadri é instavel e altas velocidades. TUDO É APRENDER A DIRIGIR! Eu dirijo meu quadri (um outlander 800 preparado para rua e um 400 trilhero) com muita facilidade no asfalto. o com pneus de trilha faço curvas facilmente com a mesma velocidade que qualquer carro faz. com o 800, já com pneus de ruas, faço curvas até no drift e chega a velocidadde maxima de 125km/h sem sinal nenhum de instabilidade.Só de emoção TUDO É APRENDER A DIRIGIR!mostrei isso a um amigo meu. na mesma curva, a uma velocidade de 70 km/h, primeiro fiz perfeita, depois fiz levantando 1 roda, e depois levantando 2 rodas. tudo é questão de saber o que vc está fazendo. não é só tentar dirigir, não cunsiguir e falar que é instavel.... é aprender, descobrir onde está os limites e ai sim, julgar. como moto, existe jogo de peso, forma de virar o guidão, aceleração e frenagem em curvas, etc. se fosse julgar assim, moto seria a coisa mais perigosa do mundo, pois freiar fazendo curvas é suicidio...

    isso com utilitarios... com esportivos então....

  • #12
    Usuário
    Entrada
    01/10/2009
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Ainda não Comprei o meu quad , mas estou de olho no Fourtrax 420 da HONDA, porém, enquanto não tiver a certeza que posso emplacar não vou comprar. Mas já estou indo atrás dos meios legais....

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade