Estou planejando fazer uma Expedição para conhecer o Parque Nacional da Serra da Canastra em Julho deste ano. Pretendo permanecer 10 dias na região, a fim de conhecer as 4 Portarias do Parque e suas principais Atrações Naturais. Planejo conhecer a região há anos e após alguns meses de planejamento, finalmente partirei para lá no intuito de realmente conhecer o lugar sem pressa.

Minha intenção na abertura deste Tópico aqui no Fórum 4x4 Brasil, é divulgar meus planos no caso de alguém com idéia similar a minha, de também se aventurar pela Canastra na mesma época, com ou sem conhecimento da região, possamos talvez nos juntar e participar conjuntamente na mesma aventura em meio a este tão comentado paraíso natural.

Dia 09/07 (terça-feira) será Feriado Estadual em SP, onde terei 4 dias para preparar e revisar a viatura, além de preparar bagagens, provisões, material fotográfico e outros equipamentos básicos necessários para uma pequena expedição.

Dia 12/07 (sexta-feira) pela manhã pretendo sair de São Paulo - SP em direção a São Roque de Minas - MG, se hospedando por lá e começando a desbravar pela Portaria 1 já no dia seguinte, 13/07 (sábado). Permanência estimada: 3 dias.

Dia 15/07 (segunda-feira) pela manhã pretendo sair de São Roque de Minas em direção a São João Batista do Glória, atravessando o Parque até o distrito de São João da Canastra, Portaria 2, se hospedando em São João Batista do Gloria. Permanência estimada: 2 dias.

Dia 17/07 (quarta-feira) pela manhã pretendo sair de São João Batista do Glória em direção a São José do Barreiro, se hospedando por lá e começando a desbravar pela Portaria 4 já no mesmo dia. Permanência estimada: 3 dias.

Dia 19/07 (sexta-feira) pela manhã pretendo sair de São José do Barreiro em direção a Delfinópolis, se hospedando por lá para conhecer a região. Permanência estimada: 2 dias.

Dia 21/07 (domingo) a tarde pretendo sair de Delfinópolis em direção a Sacramento, saindo pela Portaria 4 pelo interior do Parque, em direção a São Paulo - SP, retornando para o ponto de partida desta pequena Expedição.

Este é o roteiro planejado, não necessariamente será seguido desta maneira. A permanência nos locais de hospedagem dependerá das atrações existentes, avaliando assim se valerá a pena ou não permanecer 3 dias ou 2 em um mesmo local.

Como não conheço o Parque Nacional da Serra da Canastra e os locais que citei em meu roteiro, caso os colegas aqui do Fórum 4x4 Brasil com conhecimento e experiências anteriores na região tenham dicas ou referências para compartilhar, as mesmas serão bem-vindas e de grande proveito para alguém como eu, que desconhece a região, mas que irá para lá com vontade de conhecer e posteriormente relatar com detalhes os locais e aventuras que vivenciou pelo caminho.

Seguindo a idéia do Título deste Post inicial do Tópico, caso alguém esteja com a mesma intenção e disponibilidade de ir para lá em julho, podemos combinar e possivelmente adequar o cronograma e o roteiro que detalhei resumidamente aqui.