Jeb, você escolheu entrar pelo caminho mais longo que é a Portaria 3 (Sacramento). Sai por ali apenas para conhecer este itinerário, mas não aconselho ninguém, como também não mais entrarei ou sairei por ali, justamente pelo mesmo motivo que você expôs, a falta de paisagens agradáveis, apenas imensas plantações agrícolas, cortadas por um longo estradão de terra que no mapa aparece como um BR (Rodovia Federal). Nada de especial em Sacramento.
Numa próxima aventura pela região, recomendo a você entrar por Delfinópolis, onde as paisagens são muito mais bonitas e agradáveis, embora seja a Área Não Regularizada, ainda assim é o melhor da Canastra. Com a Toyota RAV4 vocês conseguem chegar sem problemas até a "Casa da Vanda". Dali em diante somente em 4x4 reduzido para encarar a subida da "Serra Branca" e descida do "Morro do Rolador" para se chegar em São José do Barreiro, Portaria 2, Casaca D'Anta Parte Baixa.
No Post #6 inserido neste Tópico pelo colega Tatulama, tem um link para um vídeo da EPTV, filiada da Rede Globo que fizeram alguns vídeos na Canastra para o programa Caminhos da Roça. Fiquei hospedado na Pousada Babilônia que aparece no vídeo: Caminhos da Roça » Blog Archive » Encantos da Canastra: sabores e aromas da culinária e também conheci o Ateliê da mulher que faz os Artesanatos no vídeo: Caminhos da Roça » Blog Archive » Encantos da Canastra: fé e arte no artesanato da Serra
São Roque de Minas, São José do Barreiro, Vargem Bonita e Sacramento não são tão encantadores como a região de Delfinópolis. Ainda assim, diria que toda a região da Serra da Canastra tem seus encantos, mas a de Delfinópolis ainda é a preferida dos que buscam o verdadeiro contato com o estilo de vida verdadeiramente rural.