jointman, o pessoal já respondeu: junho/julho é complicado por conta do inverno, em alguns lugares que passei na estrada há indicação explicita de uso obrigatório de correntes nos pneus por conta da neve/gelo. Eu também pretendo fugir da Copa, mas talvez vá para o NOA + atacama, é um pouco mais tranquilo no inverno que mais para o sul (embora eu tive que abortar uma viagem para lá no ano passado pois nevou tanto em Junho/Julho que os Pasos na Cordilheira ficaram dias e dias fechados). Pode ir de 4x2 sem problema algum, eu fiz a trilha em Ushuaia mas foi porque procurei por isso, não precisa disso para chegar até lá. E eu estava com guincho e se visse que a situação ficasse muito complicada, dava meia-volta e voltava, que aliás de certa forma fiz, abortei e não fiz a trilha toda. Agora só discordo sobre a Carretera estar em bom estado, realmente em alguns (pouquissimos) trechos está um tapete, deu para colocar 90/100 Km/h com facilidade, mas a grande maioria dos trechos estão com buracos e "costelas", o carro parece que vai desmontar de tanto que bate, não conseguia fazer média maior que 50 Km/h. E depois de La Junta estão fazendo obras, daí piorou tudo, um ripio grande e solto, muitas paradas na estrada e caminhões de serviço trafegando por todo o lado, enfim, eu achei bem ruim mesmo.