x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 26
  • #1

    Economia no turbo-diesel (Existe milagre?)




    Procurando na internet vi diversas formas que contribuem para o pouco consumo de combustivel,ou então,o consumo necessário para aquele veiculo... Achei curioso que todos os artigos que li,destacam o diesel como o combustivel mais rentavel em relação aos outros,show de bola!...

    Lá diz pra descer sempre engrenado na marcha correta,não 'atolar' o pé desnecessariamente,calcular as aceleradas de ultrapassabem,não oscilar muito as velocidades com retomadas brusca,voltar muito as marchas e etc,etc.

    Vejam só,sempre utilizo na cidade,a casquinha do acelerador,mantendo o giro dentre 10,13 abaixo da faixa verde do contagiro,a velocidade entre 20 e 40km/h,quando vejo que vai começar 'amarrar' a marcha antes do 15(inicio do verde no contagiro) eu já soco marcha e vou bem na casquinha,ela não chega a afogar,mas você vê que ela trabalha "mole","trepidando" e demora pra embalar na rua e avenida,mas quando embala vai só na velocidade constante,e na maioria das descida aqui da cidade eu jogo uma terceira e ela vai só no som da turbina,muito pouco se escuta o motor...e por falar em turbina,tive vendo,nisso tudo,no maximo deixo ela dar 0,4 de pressão...

    A vocês que utilizam direto MOTOR DIESEL o que faço é certo,ou o consumo tá na mesma é só ilusão?
    S-10 pitbull / ...loading...
    ex: F-1000 XLT,
    (2) Saveiro cross,Montana sport,S-10 rodeio,F-250 XL-L,F-1000 Super


  • #2
    Só pra exemplificar um dos textos lidos a respeito:

    "O consumo depende diretamente do tipo de condução realizada pelo motorista, onde a melhor maneira de dirigir, e a mais econômica, é sempre ver o tacômetro, e utilizar a faixa de torque do motor. Ex: Se a faixa de torque do motor é entre 2.000 e 3.000 RPM, essa é a faixa onde o motor tem mais força e onde o motor consome menos combustível. Fique de olho!"

    FONTE: Clube do Diesel
    S-10 pitbull / ...loading...
    ex: F-1000 XLT,
    (2) Saveiro cross,Montana sport,S-10 rodeio,F-250 XL-L,F-1000 Super


  • #3
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por opala66joao@hotmail.com Ver Post
    Só pra exemplificar um dos textos lidos a respeito:

    "O consumo depende diretamente do tipo de condução realizada pelo motorista, onde a melhor maneira de dirigir, e a mais econômica, é sempre ver o tacômetro, e utilizar a faixa de torque do motor. Ex: Se a faixa de torque do motor é entre 2.000 e 3.000 RPM, essa é a faixa onde o motor tem mais força e onde o motor consome menos combustível. Fique de olho!"

    FONTE: Clube do Diesel
    Cara, aqui na L, eu tento andar o maximo possivel perto de 2000 rpm andando na cidade, o consumo fica bom.

    Tem outra, eu tava fazendo uma experiencias, e vi que quando a alimentação da turbina é muito grande em baixa rotação, o carro fica muito bom de andar em baixa RPM, mas como a turbina começa a jogar quase a pressão maxima dela, precisa injetar mais combustivel pra manter tudo certin, ou seja, bebe pra purra, fora que de 5ª o carro mal passa de 2000 rpm, sério trava mesmo, o pé no fundo e não passa de 2000.

    Agora to tentando achar um ponto certo, onde a turbina entre em uma rpm mais alta, e que fique bom de andar, aqui eu vou tentar deixar o mais perto de 1500 rpm, pra deixar o carro na media de andar tanto em alta quanto em baixa...

    O MWM 229 é LSD não é?
    Por que voce não usa a rotação verde? que é de 1500 rpm? lá é onde o bixim tem mais força..

    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #4
    tem que trocar na faixa verede aproveitar a faixa de torque se trocar a marcha antes da faixa ao inves de economizar vai estar gastando mais...
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #5
    Usuário
    Entrada
    24/02/2007
    Local
    Araranguá/
    Idade
    35
    Posts
    535
    Agradecimentos: 0
    Tenho uma L200 Triton, 2009 Manual. Já tentei andar de todas maneiras e o consumo sempre se manteve na mesma. Essa semana viajei 1.200km com pé no fundo, pista dupla e uma média de 140km/h e ela fez incriveis (pelo menos para mim) 9.5km/l.

    abraçO

  • #6
    Usuário Avatar de fcampelog
    Entrada
    03/01/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    48
    Posts
    87
    Agradecimentos: 0

    Regulagem da pressao da turbina

    Depois de regular a pressao da turbina da minha L200 GLS 2007 (90.000Km) to fazendo pelo menos 600km com o tanque. Antes fazia 450-500.

  • #7
    Usuário Avatar de vieira912
    Entrada
    13/06/2010
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    38
    Posts
    595
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por opala66joao@hotmail.com Ver Post
    Procurando na internet vi diversas formas que contribuem para o pouco consumo de combustivel,ou então,o consumo necessário para aquele veiculo... Achei curioso que todos os artigos que li,destacam o diesel como o combustivel mais rentavel em relação aos outros,show de bola!...

    Lá diz pra descer sempre engrenado na marcha correta,não 'atolar' o pé desnecessariamente,calcular as aceleradas de ultrapassabem,não oscilar muito as velocidades com retomadas brusca,voltar muito as marchas e etc,etc.

    Vejam só,sempre utilizo na cidade,a casquinha do acelerador,mantendo o giro dentre 10,13 abaixo da faixa verde do contagiro,a velocidade entre 20 e 40km/h,quando vejo que vai começar 'amarrar' a marcha antes do 15(inicio do verde no contagiro) eu já soco marcha e vou bem na casquinha,ela não chega a afogar,mas você vê que ela trabalha "mole","trepidando" e demora pra embalar na rua e avenida,mas quando embala vai só na velocidade constante,e na maioria das descida aqui da cidade eu jogo uma terceira e ela vai só no som da turbina,muito pouco se escuta o motor...e por falar em turbina,tive vendo,nisso tudo,no maximo deixo ela dar 0,4 de pressão...

    A vocês que utilizam direto MOTOR DIESEL o que faço é certo,ou o consumo tá na mesma é só ilusão?
    João a sua F-1000 é turbo original com LDA na bomba coletor e tudo mais???? pois a F-1000 do Velho lá em casa é MUUUUUITO economica faz de 10km/L carregada e 12 na estrada mais ela é original e a bomba reguladinha e sem intercooler. MWM 229-4T

    até mais.

  • #8
    A minha não é turbo original... Porem a bomba ja é rotativa e tem a LDA,a turbina é igual dos X-10... Ela é economica,quando a bomba tá reguladinha original e turbina até 1kg... Porem queria saber se a forma de andar melhor mais a economia...
    S-10 pitbull / ...loading...
    ex: F-1000 XLT,
    (2) Saveiro cross,Montana sport,S-10 rodeio,F-250 XL-L,F-1000 Super


  • #9
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    economia de combustível

    João, vai umas dicas, para economizar combustível:

    1. nunca deixe sem válvula termostática, porque em cada ciclo do motor sempre vai um pouquinho de combustível, ar e micro-poeira se misturar com o óleo, alterando a viscosidade e poluindo o mesmo. E onde entra a válvula? Simples, com ela o motor esquenta logo e sempre fica na temperatura certa, promovendo a evaporaćão de ALGUNS resíduos poluentes junto com óleo. Com a válvula, chega-se rapido à viscosidade correta de funcionamento, permitindo um funcionamento mais "macio", diminuindo o desgaste e fadiga dos materiais também.

    2. não descuide das trocas de óleo e filtro, pois muitos contaminantes "pesam" sobre as partes móveis, criando resistência, que se traduz em maior consumo. Óleo novo, além de contribuir com a durabilidade, ajuda na economia de combustível.

    3. preste atenćão à viscosidade correta do óleo, veja se dá para usar viscosidade mais baixa, dependendo da sua região;
    Só para dar um exemplo: certa vez comprei uma s10 2.5 de uma empresa de uma amigo. E ela estava fazendo 7-8km/l (cidade). Pois bem, ele tinha trocado o óleo + filtro a 1500km atrás e colocou um 20w50, pois o motor já estava muito rodado e segundo o trocador de óleo maluco, disseram para ele que em locais quentes deve-se usar óleo mais viscoso. Eu sabia que o correto era o 15w40, embora não soubesse que isto tinha relaćão com consumo naquela época; Passado uns 2-3 mil km eu resolvi trocar o óleo. Coloquei o TDX 15w40. Posso garantir que somente fazendo isto o consumo passou para 10-12km/l na cidade. Em regiões mais frias, pode usar algo com viscosidade 10w30 ou 15w30, que melhoraria mais o consumo.

    4. mantenha sempre o sistema de alimentaćão limpo, revisado e sem obstrućões. Troque antes do período indicado os filtros de combustível e ar. O filtro de ar sempre limpo (1x a cada 10-20 dias) além de filtrar melhor, diminuirá a resistência de passagem do ar, contribuindo para o consumo. Mantenha os pneus sempre calibrados corretamente e diminua o consumo de aparelhos elétricos dentro do carro (o alternador toma forća do motor para gerar energia)

    5. ande sempre na faixa de torque ideal do motor (LSD = 1600 - 2000rpm / HSD = 2000 - 2500RPM). Em motores diesel é prejudicial mantê-lo sempre próximo de 1000-1300 RPM. E lembre-se em diesel, rotaćão alta não significa mais gasto de combustível; o gasto é determinado pela bomba injetora, e vem controlado pelo acelerador, que aí sim será injetado o combustível.

    6. evite modelos famosos por serem beberrões: s10 gasolina; dodge ram; algumas f250; l200 hpe/sport/gl; evite andar com carro acima da especificaćão para a carga a ser transportada, tipo, se você só usa para se locomover na cidade e raramente transporta cargas, então use carro pequeno e deixe as picapes para quem precisa (em alguns casos, compensa pagar frete quando se precisar transportar peso).


    Mas, se o assunto é economia, vamos esquentar um pouco
    7. se não se preocupar com durabilidade do motor, e sempre andar em cidade (locais sem poeira) coloque um filtro de ar esportivo;
    8. coloque um óleo um pouco mais fino (menos viscoso) e de melhor qualidade
    9. mantenha o sistema de freio sempre revisado (pois pode sempre prender um pouquinho)
    10. coloque pneus rodoviários (sem gomos) e aumente um pouco a pressão dos pneus
    11. diminua as saídas de carro, utilize mais meios de tranporte alternativos (bicicleta, ônibus, metrô) para partes do seu trajeto. Use mais os servićos de entrega das empresas, mesmo que fique um pouco mais caro o produto que for comprar (abuse delas!).
    Estes dias atrás, estava com um amigo numa auto-pećas, com o carro dele que é pequeno. Ocorre que acabei comprando dois pneus de picape e teria que ir à minha casa, pegar meu carro, voltar na loja, pegar os pneus, ... Com certeza ia gastar combustível, porém em conversa com o vendedor, ele colocou de graća na rota da empresa a minha entrega. Demorou um dia a entrega, porém eu economizei a viagem.

    Agora, se queres economizar combustível mesmo!
    12. tire a turbina e coloque um escape de maior bitola (mais grosso)
    13. ande muito devagar, devagarinho, com os vidros fechados e sem ar-condicionado
    14. tire o filtro de ar (ande sem) - coloca só uma meia-calća na boca da admissão
    15. aumente muito a pressão dos pneus (cuidado com os buracos he he)
    16. coloque óleo muito fino no motor, tipo um 5w30.
    17. coloque uma válvula termostática mais quente (com abertura mais alta, tipo 100 graus célsius ou mais)
    18. coloque óleo mais fino (menos viscoso) nos diferenciais, algo como um SAE 50 ou SAE 60.
    19. tire coisas inúteis e pesadas do carro, tais como diferencial dianteiro (4x4), estepe, macaco, bancos traseiros e passageiro, vidros (coloque acrílico), coloque cardã de alumínio, tire a tampa da caćamba (coloca aquelas redes), tira o guincho, tire o compressor do a/c e todo os sistema de a/c (se você não o usa)...

    Por fim, se não quer gastar mesmo lá vai a última dica
    20. deixe o carro na garagem e na sombra para não evaporar o diesel e ande com outro meio de transporte ha ha

  • #10
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Excelente post, parabéns!
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #11
    Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Lagoa/RJ
    Posts
    793
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Excelente post, parabéns!
    Sobre usar especificações diferentes de óleo de motor e diferencial, tirar a turbina, colocar válvula termostática mais quente.... humm.. sei não...

  • #12
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Rogério Gama Ver Post
    Sobre usar especificações diferentes de óleo de motor e diferencial, tirar a turbina, colocar válvula termostática mais quente.... humm.. sei não...
    Do 1 ao 6, tem-se boas dicas.
    Daí em diante, acredito ter sido ironia de quem postou.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Motor AP2000 Diesel? isso existe?
      Por mnishio no fórum JPX
      Respostas: 60
      Última resposta: 05/06/2020, 10:26
    2. Respostas: 10
      Última resposta: 31/03/2016, 00:17
    3. Ranger Diesel 2006, existe algo contra ela?
      Por RicardoZ no fórum Ford
      Respostas: 21
      Última resposta: 10/08/2010, 11:30
    4. motor diesel Peugeot mod. RHZ, 2.0/108CV, 4CC, Turbo Diesel
      Por sanrica no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 8
      Última resposta: 04/01/2007, 13:45

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade