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  • #13
    Usuário Avatar de Trotta.79
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    Acho que se tirasse a turbina da minha viatura ela não ia andar nada e o consumo iria dobrar!!!

  • #14
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
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    Putz, economia é uma coisa, MAS A PORRA DA ECONOMIA DO COMBUSTIVEL NÃO É PRA FAZER O CARA PENSAR EM SÓ DEIXAR O CARRO ECONOMICO E DEIXAR O MOTOR TRABALHAR QUASE FUDENDO NÉ... putz, dicas boas de 1 a 6, o resto...
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #15
    Usuário Avatar de PauloLimited
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    Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    Putz, economia é uma coisa, MAS A PORRA DA ECONOMIA DO COMBUSTIVEL NÃO É PRA FAZER O CARA PENSAR EM SÓ DEIXAR O CARRO ECONOMICO E DEIXAR O MOTOR TRABALHAR QUASE FUDENDO NÉ... putz, dicas boas de 1 a 6, o resto...
    o resto é so piada msm.
    Ranger Limited 2.8
    Ranger Limited 3.2
    Sportage

  • #16
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
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    Só pra não deixar passar no meio da brincadeira, quanto maior o índice, menor a viscosidade do óleo não? É ao contrário do que foi anotado...
    De resto não tem milagre não. Velocidades constantes sempre que possível, evitar freiar ou retardar ao máximo a frenagem para evitar ter que recuperar a energia cinética depois, evitar acelerações bruscas, evitar carregar peso desnecessário, vidros fechados e ventilador sempre que possível, motor bem regulado com todos os fluídos conforme especificado originalmente. Preferência em trajetos nos quais o motor trabalhe em sua faixa de temperatura normal, e sempre na rotação certa (nem muito alta, nem muito baixa).
    Sds.

  • #17
    Bom,agradeço a todos que postaram e ainda vão postar... vi que tem umas brincadeiras pro meio,é legal,diverte o tópico... mas o foco principal ainda é ECONOMIA NO TURBO-DIESEL. Claro que todos aqui presente tem dinheiro pra tocar a sua pickup e a rodagem no dia-a-dia,mas as vezes cansa de abusos de aceleração e resolve partir para algo mais economico,evitando não só o desperdicio mas evitando quebra e fadiga das peças,então é um tópico bom pra quem quer andar no limite da maquina... Mesmo por que já vi na estrada,ford mais nova e silverado andando bem abaixo do que o motor topa andar... creio que deve ser uma enocomia por parte daquele condutor...
    S-10 pitbull / ...loading...
    ex: F-1000 XLT,
    (2) Saveiro cross,Montana sport,S-10 rodeio,F-250 XL-L,F-1000 Super


  • #18
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    Cara, uma das vantagens de se turbinar um motor diesel frente a um de ciclo otto (gasolina, alcool) é justamente baixar o consumo. um motor diesel funciona com queima estratificada, ou seja, o combustivel é injetado sem ter uma relação direta com a quantidade de ar que entra no motor. essa fração comb./ar varia de acordo com a pisada e tem uma liberdade maior no motor diesel porque o ar é pressurizado antes do combustivel entrar na camara, diferente do motor de ciclo otto onde ja entra tudo pre-misturado. como vai mais ar pra dentro da camara eu aumento a vazao volumetrica e por consequencia da eficiencia do motor diesel. lembrar que aumento da eficiencia significa melhoria do consumo. o motorzao vai beber mais nao devido à entrada da turbina, mas porque vc vai exigir mais torque mesmo... os motores de hoje procuram disponibilizar o torque dentro dessa faixa de 2000 a 3000 mesmo, pq é onde os usuarios costumam andar a maior parte do tempo, entao se vc mantiver essa pisada, dando ate pra esticar ate uns 3000 vc vai ter uma otima relacao de desempenho/consumo...da uma olhada no manual pra confirmar esse torque maximo ai...a minha tr4, por exemplo tem torque maximo a 4500 rpm...mais ou menos, enquanto a Peugeout 3008, com motor avançadissimo de injecao direta, tem todo o torque disponivel a 1800... ve aonde ta o teu torque maximo... espero ter ajudado...valeu
    Danilo Azevedo - Pajero TR4 2005 Aut
    Eng. Mecanico

  • #19
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    BRAVOECONOVEMBER, sobre a viscosidade, veja o que diz a literatura:
    "A viscosidade é a propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade em que o fluido se movimenta."
    "Viscosidade é a propriedade associada a resistência que o fluido oferece a deformação por cisalhamento. De outra maneira pode-se dizer que a viscosidade corresponde ao atrito interno nos fluidos devido basicamente a interações intermoleculares, sendo em geral função da temperatura. É comumente percebida como a "grossura", ou resistência ao despejamento. Viscosidade descreve a resistência interna para fluir de um fluido e deve ser pensada como a medida do atrito do fluido. Assim, a água é "fina", tendo uma baixa viscosidade, enquanto óleo vegetal é "grosso", tendo uma alta viscosidade."
    Viscosidade

    Segundo texto acima, quanto mais viscoso, mais grosso, como eu postei anteriormente.

    Carlos A. C. Azevedo, sobre f***** o motor, realmente as outras dicas podem causar efeitos colaterais indesejados. As dicas até 11 também podem ser observadas, porém não devem ser adotadas sem atenćão. As dicas de 12 em diante, só com acompanhamento "médico" ha ha...
    As duas mais perigosas são a relativa a andar sem filtro de ar (diminui a vida útil das camisas do motor dependendo da poeira dos trajetos) e adotar óleo mais fino no diferencial e motor; alguns diferenciais nescessitam de óleos EP e alguns outros com mudanća de atrito (para bloqueios).
    Como o próprio manual da ford indica o óleo 90 ou 85w140 para o diferencial da Ranger chega-se a conclusão que o mundo não vai acabar adotando outra viscosidade.
    Sobre o óleo do motor, veja o que diz o manual da Cummins / Dodge (o normal é o 15w40, mas o 10w30 pode ser usado em climas frios):
    "Q: Which oil should I use?
    For most conditions use a high quality 15W-40 oil with a dual rating of CF4/SH (or better)
    For continuous operation below 10 degrees F, use 10W-30 CF4/SG (or better)"
    Oil Change FAQ



    DaniloAz e Trotta.79, separando as seguintes frases de vcs:
    "uma das vantagens de se turbinar [...] é justamente baixar o consumo"
    "aumento a vazao volumetrica e por consequencia da eficiencia do motor diesel"
    "lembrar que aumento da eficiencia significa melhoria do consumo"
    "Acho que se tirasse a turbina da minha viatura ela não ia andar nada e o consumo iria dobrar!!!"

    Conclui-se pelo que vcs escreveram que a turbina é algo que baixa o consumo e aumenta a potência. Ressalto que isto é um dos Santos Graal da engenharia, como ter potência sem gastar combustível.
    A realidade é que as turbinas aumentam a potência e a eficiência, mas pioram o consumo de combustível. O consumo de combustível dos motores a diesel de hoje estão no mesmo patamar de 20 anos atrás, comparando motores com torque semelhantes.
    A turbina causa uma obstrućão no escape, só por aí conclui-se que aumenta o consumo. Permite aumento de potência por ter mais ar na câmara de combustão, só que é impossível ter mais potência sem mais combustível. Mas o pior da turbina, além do seu prećo, é o fato dela causar redućão da vida útil das partes móveis da máquina (bielas, pistões, válvulas).

    Acredite amigos, a única coisa boa da turbina é o aumento de potência, tirando é claro aquele assoviu (chuuuuuu) de alguns veículos ha ha.
    Quem já dirigiu um Maxion 2.5 aspirado e uma Ranger (turbo + intercooler) com o mesmo motor entende do assunto.

    Sobre este assunto das turbinas pećo ajuda dos especialistas aqui do forum para esplicar detalhadamente o processo. Cadê o Walter, o Edim??

    T+
    Daniel

  • #20
    Usuário Avatar de Trotta.79
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    Não sou um especialista, mas sobre as turbinas, tenho a dizer que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

    Possuo um Xterra com motor MWM sprint 2.8, esse motor foi projetado para trabalhar com turbina e se a turbina for retirada o consumo vai aumentar, sim! Além do consumo, o desempenho vai cair drasticamente.

    É inegável os benefícios das turbinas nos motores diesel, não apenas no aumento da potência mas, principalmente, na redução do tamanho e peso dos motores. O consumo não tem reduzido nos últimos anos por uma simples questão de mercado. Todas montadoras se veem quase que na obrigação de, cada ano, apresentarem motores cada vez mais potentes para enfrentar a concorrência. Dai a não redução do consumo.

    Imagina minha Xterra, que chega a fazer 12,5km/l na estrada, com motor turbo diesel 1.8 de 96cv? Faria perto dos 18km/l. A Toyota Bandeirante tinha 90cv a vinte anos atrás e não chegava nem perto de fazer 18km/l. Portanto, há tecnologia para se fazer os veículos mais econômicos, não o foco.

    Valeu

  • #21
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    Motor turboalimentado é mais eficiente, logo é mais econômico. Do contrário bastaria apenas aumentar a cilindrada de um aspirado para aumentar a potência.

    "(...)
    laboratórios de pesquisa da Honeywell Turbo Technologies, que compararam dois motores a gasolina: um 1,6 litro aspirado e um 1,2 litro turboalimentado. Embora menor (em 0,4 l ou 400 cm3 de cilindrada), o motor 1,2 turbo manteve praticamente o mesmo nível de potência (100 cv contra 110 cv), mas reduziu o consumo de combustível em 12% (de 14,9 km/l para 16,9 km/l) e de emissões de CO2 em 12,5% (de 160 g/km para 140 g/km).

    Um motor 1,5 l, a diesel, utilizado no teste comparativo, apresentou o mesmo nível de potência, mas ganhou 59% em torque (de 151 Nm para 240 Nm), reduziu o consumo em 31% (de 14,9 km/l para 21,7 km/l) e a emissão de CO2 em 23% (de 160 g/km para 123 g/km)."

  • #22
    Acredito também que o consumo depende do pé do motorista, mas em alguns motores a diesel depende também da bomba injetora estar afinada!

  • #23
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    bandeirante x xterra

    "Imagina minha Xterra, que chega a fazer 12,5km/l na estrada, com motor turbo diesel 1.8 de 96cv? Faria perto dos 18km/l. A Toyota Bandeirante tinha 90cv a vinte anos atrás e não chegava nem perto de fazer 18km/l. Portanto, há tecnologia para se fazer os veículos mais econômicos, não o foco."

    O consumo da Band é semelhante ao da Xterrra realmente, embora o motor da Xterra é mais potente e com maior torque; porém é injusto comparar um projeto da década de 40 com o projeto da XTerra, sessenta anos mais novo.

    Por favor, vamos encontrar modelos equivalentes.
    AInda não pesquisei, mas vamos procurar? O que acha da parati e do gol, que sairam com modelos 1.0 turbinado e não turbinado?
    Acho que temos também o Audi a3 e o passat em situaćões iguais...

    T+
    Daniel


    Citação Postado originalmente por Trotta.79 Ver Post
    Não sou um especialista, mas sobre as turbinas, tenho a dizer que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

    Possuo um Xterra com motor MWM sprint 2.8, esse motor foi projetado para trabalhar com turbina e se a turbina for retirada o consumo vai aumentar, sim! Além do consumo, o desempenho vai cair drasticamente.

    É inegável os benefícios das turbinas nos motores diesel, não apenas no aumento da potência mas, principalmente, na redução do tamanho e peso dos motores. O consumo não tem reduzido nos últimos anos por uma simples questão de mercado. Todas montadoras se veem quase que na obrigação de, cada ano, apresentarem motores cada vez mais potentes para enfrentar a concorrência. Dai a não redução do consumo.

    Imagina minha Xterra, que chega a fazer 12,5km/l na estrada, com motor turbo diesel 1.8 de 96cv? Faria perto dos 18km/l. A Toyota Bandeirante tinha 90cv a vinte anos atrás e não chegava nem perto de fazer 18km/l. Portanto, há tecnologia para se fazer os veículos mais econômicos, não o foco.

    Valeu

  • #24
    Banido
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    04/04/2011
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    Em algum lugar.../
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    Com certeza, do 1 ao 6, é válido. Mas o restante, é pura zoação.











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