Prezados colegas, resolvi criar um tópico novo a respeito da Amarok, pois o outro já está muito fora do que se destina este fórum, na minha opinião.

Fiz a primeira viagem com a Amarok, saindo de Dois Vizinhos-Pr até Porto Alegre e retornando. Numa avaliação geral, é um veículo de passeio muito confortável, acredito que bem mais do que muitos carros pequenos que temos.

Suspensão: Sua suspensão é dianteira é surpreendente, muito macia e responde bem a qualquer oscilação no pavimento. A suspensão trazeira, talvez seja como a ranger (a última camioneta que tive). Como ela se destina a uma capacidade de carga acima de 1000kg e utiliza feixe de molas, obviamente será uma cabrita em alguns momentos.

Ruído: Na cidade, em baixa velocidade, principalmente até a 3a marcha, o motor grila muito, e se os vidros estiverem abaixados, se percebe ainda mais. Isso se deve a alta taxa de compressão e pelo motor, apesar de ser injeção direta, ainda utiliza pré-câmara o que ocasiona isso. Na estrada, numa velocidade entre 70 a 150km praticamente se escuta somente o ruído do vento, sobretudo em 6a marcha.

Câmbio: as marchas da Amarok seguiu o sistema antigo e tradicional da VW. Engates são precisos, porém barulhentos. Apesar disso, dificilmente se erra alguma marcha. Leva-se um tempo para quebrar o estereótipo da sequência 1 a 5a. Porém, esta 6a marcha que ela oferece, é uma loucura, pois além de proporcionar uma boa retomada a partir dos 80km/h, ela se comporta como uma drive, pois não interefere nas descidas e o veículo corre solto.

Consumo: o computador de bordo é muito preciso. sou daqueles chatos que completa o tanque até a boca. Desta forma, fiz a primeira média numa viagem rodando em velocidade cruzeiro (110 a 120km/h sem esforço). A média de ida foi de 13,07km/l (758,5km com 58l exatos. O computador de bordo apontava 13km/l . Na volta, como tem uma boa serra (lajeado-rs) e também porquê resolvi pisar um pouco mais (já que era a noite sem radar (110 a 140km/h)) a média caiu para 12km/l indicados pelo computador (ainda não completei o tanque para se certificar). Achei muito econômica em relação a ranger que tinha (3.o 4x4 XLS), que fazia nesta viagem 11,5 km/l.

Num outro momento, postarei mais comentários a respeito.

Saudações a todos